terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ciclofaixa agora vai ligar centro à zona norte


Segundo o prefeito Gilberto Kassab, ideia é que novo trecho passe pelos principais pontos turísticos da cidade
Prefeitura inaugurou ontem trecho de 500 m que interliga ciclovia da Braz Leme à ciclofaixa de lazer da região


DO “AGORA”

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), anunciou ontem que a ciclofaixa de lazer da zona norte, que tem 8,5 km de extensão, vai ser ligada ao centro da cidade a partir do próximo mês, passando pelos principais pontos turísticos da capital.
Kassab falou sobre a ampliação ontem, durante a inauguração de um trecho de 500 metros que interliga a ciclovia da avenida Braz Leme, em Santana (zona norte), à ciclofaixa de lazer da região.
"Conversei com o pessoal da CET [Companhia de Engenharia de Tráfego], da SPTuris e da subprefeitura e definimos que vamos ampliar a ciclofaixa mais uma vez."
A interligação vai começar a funcionar no dia 4 de novembro. O trajeto dela já foi planejado pela prefeitura.
"A ideia é interligar essa ciclofaixa pela avenida Tiradentes, integrando o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca e a Sala São Paulo nesse trajeto", explica o diretor de planejamento da CET, Irineu Gnecco Filho.
Para chegar à avenida Tiradentes, a ciclofaixa de lazer da zona norte vai passar pela avenida Santos Dumont e pela praça Campo de Bagatelle. O percurso terminará no parque da Luz.
O trânsito intenso na rotatória da praça Campo de Bagatelle, que poderia ser afetado pela ciclofaixa ou trazer riscos para os ciclistas, não será um problema, segundo o diretor da SPTuris (empresa municipal de promoção do turismo), Arley Ayres.
"A ciclofaixa vai passar pela praça, mas isso será feito com planejamento e não teremos problemas. Já fizemos projetos em regiões mais difíceis", afirmou o diretor.
Ayres justifica a escolha do trecho que será usado: "A avenida Tiradentes é o melhor caminho para fazer essa ligação, porque o trajeto será feito em uma reta".
Amanhã, será inaugurada a expansão da ciclofaixa centro-Paulista, que vai receber um novo trecho de 300 m até a praça Dom José Gaspar.

Psiu: Vizinho pode tornar a vida um inferno, diz alvo de reclamação

São Paulo, sábado, 13 de outubro de 2012Cotidiano

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/71777-vizinho-pode-tornar-a-vida-um-inferno-diz-alvo-de-reclamacao.shtml



Notificação do condomínio por excesso de barulho foi dada quando família de engenheiro estava viajando

Em outro caso, uma moradora reclamou do ruído da TV, mas empresário não tem o aparelho em casa
DE SÃO PAULO


fonte: folha de s. Paulo c4 COTIDIANO 13/10/2012
"Eu me impressionei com o poder que um vizinho tem para tornar a vida da gente um inferno", diz o engenheiro Luiz Souza, 27, morador de um prédio na Barra Funda.
Ele recebeu uma notificação listando cinco datas em que supostamente incomodou o vizinho. "Em uma delas, não tinha ninguém em casa, estávamos viajando."
No caso do empresário Víktor Waewell, 27, a vizinha chegou a chamar a polícia e fez 20 reclamações em seis meses, por causa da "televisão alta demais". Ele teve que explicar aos policiais que nem tinha televisão em casa.
Outro que chamou a polícia foi um morador da Granja Julieta (zona sul), que já havia até brigado com o vizinho no elevador, segundo o síndico do prédio, Aldo Busuletti. "Quando a polícia chegou ao apartamento, viu que todos estavam dormindo."
"Diante da prova, mesmo vendo que estão erradas, é muito difícil as pessoas pedirem desculpas", diz Busuletti.
Enquanto isso, ambos vivem no incômodo: um, sofrendo com o barulho que "ouve"; o outro, sofrendo com a reclamação e "pisando em ovos" em casa.
Foi o que aconteceu com a pesquisadora econômica Aline Braga, 25, moradora do Morumbi. "Estava um baita silêncio aqui. Eram 21h e eu estava apenas organizando a casa, quando a vizinha interfonou reclamando."
Ela agora só anda em casa de chinelos.


13/10/2012-04h00

30% das queixas de barulho não existem, dizem síndicos


DE SÃO PAULO

"Escuta! Escuta! Está ouvindo?", insistia a moradora de um condomínio de Moema, zona sul paulistana. Mas só havia o silêncio absoluto.
Das 2h às 4h da madrugada, o síndico profissional Aldo Busuletti, 49, se viu sentado no sofá do apartamento da moradora, à espera dos barulhos que o vizinho de cima sempre provocava, segundo ela. Não ouviu nada.
Vizinho pode tornar a vida um inferno, diz alvo de reclamação
Análise: Quem tem menos prazer e lazer quer mais é destruir o prazer do outro
Antes disso, Aldo já havia advertido e multado o morador de cima (R$ 380), atendendo às reclamações incessantes da vizinha. Como não funcionou, decidiu testemunhar os ruídos e se deslocou de Santana, a 14 km de distância, até aquele sofá.
Karime Xavier/Folhapress
O síndico profissional Aldo Busuletti, que lida com reclamações sobre barulhos
O síndico profissional Aldo Busuletti, que lida com reclamações sobre barulhos
"Tive que pedir desculpas ao morador de cima, retirar sua multa e converter em advertência para a moradora que sempre reclamava."
Assim como ele, outros síndicos e administradoras responsáveis por 1.500 dos cerca de 20 mil condomínios na capital paulista ouvidos pela Folha estimam que até um terço das reclamações de barulho --as campeãs em todos os condomínios-- sejam fruto da imaginação.
"Acho que a pessoa trabalha o dia inteiro na rua, ouve tanta buzina e agito, que à noite sonha com barulho", analisa Aldo, que gerencia 37 condomínios da cidade e atua como síndico profissional há 20 anos. "É estresse."
O psiquiatra Elko Perissinotti, do Hospital das Clínicas da USP, atribui os "ruídos fantasmagóricos" ao "estresse, angústia, depressão e frustrações" das pessoas.

HIDROMASSAGEM
Os barulhos "imaginários" mais comumente ouvidos são o arrastar de móveis ou saltos de sapato batendo no chão, madrugada adentro.
Mas a reportagem ouviu casos que vão de banheira de hidromassagem à TV em volume muito alto.
Há vizinhos que chegam a chamar a polícia ou até brigam fisicamente.
Para tentar contornar o problema, os síndicos apelam para várias táticas. Alguns chegam a inspecionar os apartamentos, em busca da fonte dos barulhos.
Segundo Márcia Romão, gerente de relacionamento da Lello Condomínios, não é incomum que o "reclamão" acabe, ele próprio, multado por perturbação do sossego.
José Roberto Iampolsky,
diretor-geral da Paris Condomínios, diz que, quando o síndico não sabe como resolver o impasse, ele pode convocar uma assembleia extraordinária para que os condôminos julguem, após ouvir os envolvidos.
"No fim, até os dois vizinhos podem ser multados", explica.




13/10/2012-04h00

Análise: Quem tem menos prazer e lazer quer mais é destruir o prazer do outro


ELKO PERISSINOTTI é psicanalista, psiquiatra e vice-diretor do Hospital-Dia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Viver em condomínios não difere em nada da vida em família, no trabalho, no lazer.
Os desentendimentos dizem respeito ao campo da cultura, da civilização, da história do homem e de seu tempo.
30% das queixas de barulho não existem, dizem síndico
Vizinho pode tornar a vida um inferno, diz alvo de reclamação
Barulhos de quaisquer espécies, intensos ou pequenos ruídos, verdadeiros ou imaginários, ativam nossos focos de ira e intolerância; podemos dizer, egocentrismo e autoritarismo, ou ainda, narcisismo narcotizado com autoamputação existencial e inveja.
Pouco importa se a festa do vizinho é escandalosa ou bem comportada, se é antes ou depois das 22h, o fato é que quanto menos prazer e lazer temos na vida, mais temos que destruir o do outro.
Pior ainda, se forem jovens e mulheres bonitas festejando, pois aí nos vem a imagem da maconha e do bacanal que nunca tivemos; "toda uma vida que poderia ter sido e que não foi" (Manuel Bandeira).
Nem sei se deveríamos falar das grandes importunações, uma vez que a falta de limites e respeito é tão óbvia que tangencia o comportamento psicopático perverso.
Mas o que dizer das queixas do barulho do salto alto da moça do andar superior que está chegando de uma festa, ou mesmo indo para o trabalho? Quantos segundos dura esse ruído (invejado) entre o quarto e a porta de saída?
Os maus-tratos da solidão e do inexorável sofrimento humano nos deixam enlouquecidos e quem paga a conta de nossas contradições é sempre o vizinho.
Qualidade de vida sem pequenos ruídos (mesmo os das profundezas do inconsciente) não existe.