domingo, 14 de outubro de 2012

Planejamento para os próximos 50 anos: Projeto Brasília 2060 com bairros-parque

4/Outubro/2012

Governo do Distrito Federal contrata empresa de Cingapura para fazer planejamento de Brasília



Projeto Brasília 2060 prevê a criação de bairros-parque com áreas para trabalho, moradia, lazer e estudo



Aline Rocha



gary yim/shutterstock
Na última quarta-feira (3), o Governo do Distrito Federal (GDF) assinou contrato com a Jurong Consultants, empresa de Cingapura, para que seja feito o planejamento estratégico da cidade de Brasília para os próximos 50 anos. O investimento para o projeto Brasília 2060 é de 4,25 milhões de dólares. 

A empresa começará a pesquisa já na próxima semana, em visita oficial à capital brasiliense. Nos próximos 24 meses, a equipe vai levantar características topográficas, sociais e econômicas de todo o Distrito Federal.
Após a produção de relatórios e estudos, o planejamento estratégico detalhado será entregue ao governo. A expectativa é de que o material fique pronto em abril de 2014.
O levantamento vai criar uma espinha dorsal para integrar quatro eixos: a cidade-aeroportuária, programada para ser instalada próximo de Planaltina; o polo logístico entre Samambaia e Recanto das Emas; o centro financeiro internacional, em São Sebastião; e a ampliação do Polo JK, em Santa Maria.
A ideia é planejar, em cada um desses locais, um bairro-parque, no qual as pessoas poderão morar, trabalhar, estudar e se divertir. Os empreendimentos serão semelhantes ao complexo One North Park, em Cingapura, um conjunto de quatro grandes bairros também planejados pela Jurong.
O GDF também assinou uma parceria com o Governo de Cingapura para um treinamento gratuito de gestores públicos do Distrito Federal. O projeto prevê, inicialmente, que uma equipe de 20 servidores sejam enviados para a Ásia para cursos de gestão e planejamento.