domingo, 7 de outubro de 2012

Vamos começar com um TETO: Por uma sociedade justa e sem pobreza





Publicado em 25/07/2012 por 
Colaborando, seu nome será gravado em um prego que vai erguer uma casa emergencial no lugar de um barraco. Uma forma de você estar na casa e na vida de uma família.
Doe: www.teto.org.br/pregos



http://www.teto.org.br/brasil/







O QUE É TETO

TETO é uma or­ga­ni­zação pre­sente na Amé­rica La­tina e Ca­ribe, que busca su­perar a si­tu­ação de po­breza em que vivem mi­lhões de pes­soas nas co­mu­ni­dades pre­cá­rias, através da ação con­junta de seus mo­ra­dores e jo­vens vo­lun­tá­rios.
TETO tem a con­vicção de que a po­breza pode ser su­pe­rada de­fi­ni­ti­va­mente se a so­ci­e­dade em con­junto re­co­nhecer que este é um pro­blema pri­o­ri­tário e tra­ba­lhar ati­va­mente para re­solvê-lo.
Por isso, TETO possui três ob­je­tivos es­tra­té­gicos:
(1) O fo­mento ao de­sen­vol­vi­mento co­mu­ni­tário em co­mu­ni­dades pre­cá­rias, através de um pro­cesso de for­ta­le­ci­mento da co­mu­ni­dade, que de­sen­volva li­de­ranças va­li­dadas e re­pre­sen­ta­tivas, e que es­ti­mule a or­ga­ni­zação e par­ti­ci­pação de mi­lhares de mo­ra­dores de co­mu­ni­dades para a ge­ração de so­lu­ções para os seus pro­blemas. O de­sen­vol­vi­mento co­mu­ni­tário é con­si­de­rado o eixo trans­versal da in­ter­venção do TETO.
(2) A pro­moção da cons­ci­ência e ação so­cial, com ên­fase es­pe­cial na for­mação mas­siva do vo­lun­ta­riado crí­tico e pro­po­si­tivo, tra­ba­lhando em campo com os mo­ra­dores das co­mu­ni­dades e en­vol­vendo di­fe­rentes atores da so­ci­e­dade no de­sen­vol­vi­mento de so­lu­ções con­cretas para er­ra­dicar a po­breza.
(3) In­ci­dência em po­lí­tica, que pro­mova as mu­danças es­tru­tu­rais ne­ces­sá­rias para que a po­breza não con­tinue avan­çando e di­minua ra­pi­da­mente.
TETO em nú­meros – Amé­rica La­tina
85.000 fa­mí­lias de co­mu­ni­dades pre­cá­rias tra­ba­lharam em con­junto com os vo­lun­tá­rios na cons­trução de casas de emer­gência.
500.000 vo­lun­tá­rios mo­bi­li­zados na Amé­rica La­tina para acabar com a po­breza e a ex­clusão.
452 postos de tra­balho im­ple­men­tados em co­mu­ni­dades pre­cá­rias.
8.600 mo­ra­dores ca­pa­ci­tados em ofí­cios.
344 sedes co­mu­ni­tá­rias cons­truídas em co­mu­ni­dades pre­cá­rias.
15.000 cri­anças que vivem em co­mu­ni­dades pre­cá­rias par­ti­ci­param de pro­gramas edu­ca­ci­o­nais.
3.310 mo­ra­dias de­fi­ni­tivas  mo­ra­dias de­fi­ni­tivas en­tre­gues.



HISTÓRIA

Em 1997 um grupo de jo­vens co­meçou a tra­ba­lhar pelo sonho de su­perar a si­tu­ação de po­breza em que vi­viam mi­lhões de pes­soas. O sen­tido de ur­gência nas co­mu­ni­dades pre­cá­rias os mo­bi­lizou mas­si­va­mente a cons­truir mo­ra­dias de emer­gência em con­junto com as fa­mí­lias que vi­viam em con­di­ções ina­cei­tá­veis e a focar sua energia em busca de so­lu­ções con­cretas para os pro­blemas que as co­mu­ni­dades en­fren­tavam a cada dia.
Esta ini­ci­a­tiva se con­verteu em um de­safio ins­ti­tu­ci­onal que hoje é com­par­ti­lhado em todo o con­ti­nente. Desde o início no Chile, se­guido por El Sal­vador e Peru, TETO em­pre­endeu uma ex­pansão e após 15 anos mantém ope­ração em 19 países da Amé­rica La­tina: Ar­gen­tina, Bo­lívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Gua­te­mala, Haiti, Hon­duras, Mé­xico, Ni­ca­rágua, Pa­namá, Pa­ra­guai, Re­pú­blica Do­mi­ni­cana, Uru­guai e Ve­ne­zuela.




MODELO DE INTERVENÇÃO

in­ter­venção co­mu­ni­tária do TETO é fo­cada nas co­mu­ni­dades pre­cá­rias mais ex­cluídas, sendo seu prin­cipal motor a ação con­junta de seus mo­ra­dores e jo­vens vo­lun­tá­rios, os quais tra­ba­lham para gerar so­lu­ções con­cretas para o pro­blema da po­breza. TETO es­ti­mula um pro­cesso con­tínuo de for­ta­le­ci­mento da co­mu­ni­dade, con­si­de­rando o de­sen­vol­vi­mento co­mu­ni­tário como eixo trans­versal da in­ter­venção.
A fase ini­cial desse pro­cesso con­siste na en­trada nas co­mu­ni­dades pre­cá­rias e no de­sen­vol­vi­mento de um di­ag­nós­tico, no qual são iden­ti­fi­cadas e ca­rac­te­ri­zadas as con­di­ções de vul­ne­ra­bi­li­dade dos mesmos. Os jo­vens vo­lun­tá­rios têm um pri­meiro con­tato com a re­a­li­dade que se vive nas co­mu­ni­dades, tra­ba­lhando em campo para o de­sen­vol­vi­mento do di­ag­nós­tico e para in­cen­tivar a li­de­rança de mo­ra­dores, que pro­movam a or­ga­ni­zação, par­ti­ci­pação e cor­res­pon­sa­bi­li­dade da co­mu­ni­dade em todo o pro­cesso.
Em uma se­gunda fase, como res­posta às ne­ces­si­dades iden­ti­fi­cadas na co­mu­ni­dade, são im­ple­men­tadas so­lu­ções nas áreas de mo­radia (ha­bi­ta­bi­li­dade), edu­cação, tra­balho e ou­tras que re­solvam os pro­blemas exis­tentes. Estas so­lu­ções são de­sen­vol­vidas através de um tra­balho con­junto entre vo­lun­tá­rios e mo­ra­dores, po­ten­ci­a­lizam ca­pa­ci­dades in­di­vi­duais e co­le­tivas de au­to­gestão na co­mu­ni­dade, e en­volvem os jo­vens vo­lun­tá­rios em um pro­cesso de sen­si­bi­li­zação e cons­ci­en­ti­zação em torno da po­breza e suas causas, que os levem a atuar e se mo­bi­lizar para gerar mu­danças reais.
Dentro desta fase, des­taca-se a cons­trução de casas de emer­gência, que res­ponde a uma ne­ces­si­dade que é pri­o­ri­tária e ur­gente na mai­oria dos co­mu­ni­dades pre­cá­rias e que gera vín­culos de con­fi­ança entre os vo­lun­tá­rios e a co­mu­ni­dade, por ser uma so­lução con­creta, tan­gível e re­a­li­zável em curto prazo. A casa de emer­gência do TETO é um mó­dulo pré-fa­bri­cado de 18 me­tros qua­drados, que se cons­trói em dois dias, com a par­ti­ci­pação mas­siva de jo­vens vo­lun­tá­rios e fa­mí­lias da co­mu­ni­dade. O pro­cesso de cons­trução gera um en­contro entre estas duas re­a­li­dades, pro­mo­vendo uma re­flexão crí­tica e pro­po­si­tiva frente a po­breza. Este pro­cesso se re­a­liza com um en­foque co­mu­ni­tário, que pro­move a or­ga­ni­zação e par­ti­ci­pação da co­mu­ni­dade.
Apro­fun­dando este pro­cesso de for­ta­le­ci­mento da co­mu­ni­dade, im­ple­mentam-se as cha­madas Mesas de Tra­balho, uma ins­tância de reu­nião, diá­logo e dis­cussão entre lí­deres co­mu­ni­tá­rios e jo­vens vo­lun­tá­rios, na qual se iden­ti­ficam pos­sí­veis so­lu­ções para as ne­ces­si­dades pri­o­ri­tá­rias. O TETO se con­centra na im­ple­men­tação de planos de edu­cação; planos re­la­ci­o­nados ao tra­balho e ao fo­mento pro­du­tivo, tais como ca­pa­ci­tação em ofí­cios bá­sicos e for­ne­ci­mento de mi­cro­cré­ditos para o de­sen­vol­vi­mento de em­pre­en­di­mentos; e busca a vin­cu­lação a redes para poder de­sen­volver ou­tros pro­gramas que res­pondam aos ob­je­tivos das co­mu­ni­dades e con­tri­buam para a ge­ração de so­lu­ções in­te­grais.
Como ter­ceira fase da in­ter­venção, pro­move-se a im­ple­men­tação de so­lu­ções de­fi­ni­tivas nas co­mu­ni­dades pre­cá­rias, como a re­gu­la­ri­zação da pro­pri­e­dade, a ins­ta­lação (ou re­gu­la­ri­zação) ser­viços bá­sicos, mo­radia de­fi­ni­tiva, in­fra­es­tru­tura co­mu­ni­tária e de­sen­vol­vi­mento local. O TETO ar­ti­cula e vin­cula mo­ra­dores de co­mu­ni­dades or­ga­ni­zadas a ins­ti­tui­ções do go­verno para exigir seus di­reitos.















O que é o TETO?
TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, através da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários.Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, TETO busca, através da execução de diferentes planos, construir uma sociedade justa e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.
Qual é o principal objetivo do TETO?
O principal objetivo do TETO é superar a pobreza e, como dito em sua visão, ter uma sociedade justa e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham oportunidades para desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.
“TETO” é o mesmo que “Um Teto para meu País”?
Sim. Somos a mesma instituição que passou por uma série de mudanças internas, desde uma etapa de fundação a uma etapa de consolidação, graças à reconfiguração da identidade e da cultura organizacional, que se buscou representar por uma mudança de imagem.
Que definição utilizam para comunidades precárias?
O TETO define comunidade precária como um grupo de 8 ou mais famílias que vivem em um terreno que possui uma situação irregular em termos legais e que carece de pelo menos um serviço básico, como eletricidade, água e esgoto.
Estão vinculados ou são parte da igreja católica?
O TETO nasceu como uma iniciativa de jovens voluntários apoiada de perto pela Companhia de Jesus, e mesmo que dentro da organização exista a figura do Capelão, cargo ocupado por Cristián del Campo SJ, a Igreja Católica não possui nenhuma influência no trabalho que o TETO realiza nas comunidades. No TETO, todas as pessoas que tenham diferentes crenças, culturas e orientação sexual podem participar sem serem discriminadas.
Estão vinculados a algum partido político?
Não. O TETO é uma organização apartidária, mas que através de todo o trabalho dos moradores e voluntários busca fazer política e gerar incidência, com o objetivo de mudar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas no continente.
Em que países estão presentes?
O TETO está presente em 19 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
2. MODELO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIO
Qual é o enfoque do modelo de intervenção do TETO?
A intervenção comunitária do TETO tem como foco as comunidades precárias mais excluídas, sendo seu motor essencial a ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários, que trabalham para gerar soluções concretas à problemática da pobreza. TETO impulsiona o processo contínuo de fortalecimento da comunidade, considerando o desenvolvimento comunitário como o eixo transversal da intervenção.
Quem pode ter acesso aos planos e programas do TETO?
Todas as famílias que vivem em comunidades que queiram trabalhar com o TETO podem ter acesso, propor e participar dos programas do modelo de intervenção que a organização oferece.
Como é a participação real das famílias em toda a implementação de seu modelo?
As famílias das comunidades participam desde o primeiro momento de nossa intervenção, já que são elas mesmas que se organizam para que o TETO comece a intervenção junto a elas.
3. VOLUNTARIADO
Quem são os voluntários do TETO?
Um voluntário do TETO é aquele que se compromete com a realidade de seu país e tem a convicção de que superar a pobreza é possível.
Ser voluntário do TETO é trabalhar nas comunidades precárias, lado a lado com as pessoas que vivem em condições inaceitáveis, é se sensibilizar com a realidade do outro, é tomar consciência sobre as causas estruturais que produzem a pobreza e as atitudes que contribuem para mantê-la, é atuar e se mobilizar para gerar soluções e mudanças reais.O voluntariado é um mecanismo de participação cidadã, que busca a mobilização e o envolvimento de jovens e de todos os atores da sociedade.
O que os caracteriza?
Os voluntários do TETO se caracterizam por serem jovens que possuem uma grande convicção de que se pode gerar uma mudança em seus países e superar a pobreza no continente. Estão comprometidos com as famílias das comunidades com as quais trabalham.
O que o TETO pede a seus voluntários?
O TETO espera que os voluntários estejam comprometidos com o trabalho que vão realizar nas comunidades e que este seja contínuo, isto é, se assumirem um compromisso, que ele seja tomado com profissionalismo, cumprindo com tudo o que ele implica.
Quem pode ser voluntário?
Mesmo que todas as pessoas que desejam possam ser voluntárias do TETO, nosso foco está nos jovens de até 30 anos. Todas as nossas campanhas de captação de voluntários se realizam em faculdades/universidades.
O que buscam com seus voluntários?
No TETO se trabalha com três eixos na Formação do voluntariado, que têm a ver com:
o   Pessoal: entendimento da pobreza, suas causas e consequências, compromisso com esta realidade, coerência nas ações dos voluntários.
o   Técnica: conhecimento do modelo de intervenção e de suas ferramentas, atitude de denúncia, investigação e conhecimento do sistema político e social do país.
o   Cidadania: fortalecimento da democracia, participação cidadã focada nos direitos humanos.
Em quais datas têm atividades?
As distintas atividades que se realizam nas comunidades correspondem aos planejamentos próprios dos países, portanto, para saber as atividades do país em que reside, entre em contato com o escritório local.
Como posso participar?
Inscrevendo-se no site de seu país e preenchendo o formulário disponibilizado. Se você não tem tempo, mas quer de toda maneira colaborar com o trabalho do TETO, pode tornar-se sócio na seção “Faça sua doação” e contribuir mensalmente com uma quantia em dinheiro.
4. FINANCIAMENTO
Como se financiam?
Através de diferentes alianças com empresas, cooperação internacional, indivíduos que contribuem doando ao plano de sócios e com a realização de diferentes campanhas e eventos de arrecadação.
Quais são seus principais parceiros?
Os principais parceiros do TETO são o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através do Fundo Multilateral de Investimentos, a agência Burson&Marsteller, o BCG, a auditoria Deloitte e a agência Young & Rubicam.
Como posso contribuir?
Você pode contribuir através da seção “Faça sua doação” no site do TETO. Se quiser entrar em contato conosco, pode enviar um e-mail para recursos.brasil@teto.org.br.

info.brasil@teto.org.br
(11) 2366-5053/3675-3287
rua Artur Riedel,99 - São Paulo