sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Solar Decathlon Europe 2012 na Espanha

19/Setembro/2012

Começa o Solar Decathlon Europe 2012 na Espanha



http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/comeca-o-solar-decathlon-europe-2012-na-espanha-269474-1.asp

Protótipos de 19 equipes para casas sustentáveis participarão da competição até 30 de setembro. Conheça as propostas


Aline Rocha

O concurso internacional entre universidades Solar Decathlon Europe 2012, que promove o desenvolvimento de casas autossuficientes, foi iniciado na última sexta-feira (14) em Madri, na Espanha. Um espaço de 38,3 mil m² vai receber projetos de 19 equipes de universidades de todo o mundo até o dia 30 de setembro.
As casas desenvolvidas ficam expostas na Villa Solar e ao final do evento, uma comissão de jurados vai decidir o projeto vencedor do concurso. O Brasil está representado pelo projeto daEkó House, desenvolvido pelos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo.
No site do Solar Decathlon, está disponível um ranking com as melhores pontuações até o momento. A China está em primeiro lugar, seguida pelos projetos da Itália e Espanha. Já o Brasil está em 8ª lugar.
Confira os projetos participantes:

Brasil - Ekó House

Divulgação

O projeto brasileiro consiste em uma casa de 50 m² com cozinha, banheiro, espaço para refeições, sala de estar, dormitório e área de serviço externa. A residência também possui geração de energia e descarte de resíduos, além de varanda dimensionada para controlar trocas de calor e separação de águas para serem tratadas e reutilizadas posteriormente.
Espanha - (e)co

Divulgação

Idealizada por estudantes da Escola Tècnica Superior d'Arquitectura del Vallès, da Barcelona Tech (UPC), a casa térrea de 150 m² possui três blocos internos como ambientes, sendo divididos entre dois quartos e uma cozinha.
Espanha - Patio 2.12

Divulgação

A equipe é formada por alunos das Universidades de Seville, Granada, Málaga e Jaén. A casa é um protótipo autossustentável formado pela junção de quatro módulos pré-fabricados que abrigam diversas funções e permitem a formação de um pátio no centro da estrutura.
Portugal - cem' casas em movimento

Divulgação

Os alunos da Universidade do Porto criaram uma casa sustentável que aproveita as fontes de luz e calor para produzir energia. Os espaços da residência também se adaptam aos habitantes com ambientes modulares que podem ser adicionados ou retirados da estrutura.
Japão - The Omotenashi House

Divulgação

Projetada por estudantes da Chiba University, a casa Omotenashi - que significa hospitalidade - se baseia em três conceitos: saúde e sustentabilidade; vida com as plantas; e conexão com o exterior.
Espanha - Pi

Divulgação

Os estudantes de arquitetura da Universidade de Zaragoza idealizaram a casa Pi, dividida em dois andares - o primeiro possui 70 m² e o segundo, 50 m². O protótipo, que não produz resíduos, é capaz de gerar toda a energia que consome.
Romênia - PRISPA

Divulgação

O projeto foi idealizado por estudantes da "Ion Mincu" University of Architecture and Urbanism, University Politehnica of Bucharest e Technical University Of Civil Engineering of Bucharest. Entre as soluções sustentáveis, está a configuração das janelas de modo que há o equilíbrio entre a luz incidente e o calor que reflete de dentro para fora.
Alemanha - Counter Entropy House

Divulgação

A equipe da RWTH Aachen University projetou uma casa de 50 m² dividida em quatro "blocos funcionais". O teto da casa ainda promove a integração entre energia fotovoltaica e térmica.
Dinamarca - Fold

Divulgação

Os estudantes da Universidade Técnica da Dinamarca projetaram uma casa que possui a forma de um papel retangular dobrado. A residência permite que seus moradores controlem o clima dos ambientes e diversas outras funções.
França e Itália - Astonyshine

Divulgação

O projeto foi idealizado por quatro universidades: France_Ecole des Ponts ParisTech, ENSA Paris-Malaquais, Italy Polytechnic of Bari e University of Ferrara. A casa possui uma planta quadrada, internamente dividida em dois retângulos, com um deles aberto para a área externa.
Egito - Arkan

Divulgação

A casa Arab, projeto da The American University in Cairo, tem entre seus principais elementos a madeira e o vidro. O teto ainda possui captação de energia solar e é inclinado para aumentar sua eficiência.
França - Sumbiosi

Divulgação

A Sumbiosi foi projetada pelos estudantes da Universidade de Aquitaine, no Campus Bordeaux. O protótipo funciona exclusivamente com energia solar.
Espanha - SML system

Divulgação

Projetada pelos estudantes da Universidad CEU Cardenal Herrera, do campus de Valencia, a casa SML é formada por blocos modulares, que podem ser adicionados de acordo com a necessidade da família.
Espanha - Ekihouse

Divulgação

A Ekihouse foi projetada pela Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea e possui grandes janelas para maior incidência do sol, além de um teto solar.
Itália - Med in Italy

Divulgação

A casa foi projetada por uma equipe composta por diversas universidades da Itália, baseada em cinco conceitos considerados essenciais pelo grupo: passivo, ativo, rapidez, consciência ecológica e densidade.
Hungria - Odoo

Divulgação

A Budapest University of Technology and Economics apresentou o projeto de uma casa pequena que prioriza espaços externos, o que também permite a economia de energia.
França - Canopea

Divulgação

O protótipo da equipe de Rhône Alpes possui dois andares, sendo que o segundo oferece um espaço para relaxar, com ventilação natural. A casa também produz sua própria energia.
China - Para Ecohuse

Divulgação

Os alunos da Tongji University combinaram sistemas de energia passivos e ativos para criar uma casa autossustentável, além de fornecer bastante ventilação e uma varanda.
Alemanha - Ecolar

Divulgação

A equipe da HTWG Konstanz - University of Applied Sciences na Alemanha apresentou uma casa modular que tem como principal fonte de energia o sol, com painéis de captação solar instalados no teto.

Construção sustentável:Estrutura de steel frame



Passo a Passo: Estrutura de steel frame



Alinhamento e prumo exigem atenção redobrada para evitar problemas estruturais e de alinhamento dos fechamentos. Veja como subir estrutura de casas em steel frame

http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/52/estrutura-de-steel-frame-alinhamento-e-prumo-exigem-atencao-267880-1.asp

Reportagem: Gisele Cichinelli


Estruturas em steel frame são compostas por perfis leves de aço galvanizados conformados a frio. Como os perfis chegam prontos ao canteiro, não há desperdício de materiais. Além disso, a execução dessas estruturas é seca e rápida.



Por conta dessas características, lembra o engenheiro Alexandre Mariutti, diretor da Construtora Sequência, especializada nesse tipo de construção, o sistema é indicado, sobretudo, "para projetos com muita repetição de elementos, como no caso de conjuntos habitacionais, ou que contam com muitas divisões internas, como hospitais, alojamentos e escritórios", observa.
A etapa de montagem dos frames (estrutura) exige muita atenção. Isso porque o alinhamento e o prumo da estrutura devem ser perfeitos, o que exige capacitação técnica do instalador. "Erros nessa etapa afetarão o revestimento, pois placas também chegam à obra nas medidas corretas", explica o engenheiro, lembrando ainda que o correto alinhamento da estrutura para os andares superiores também deve ser observado. De acordo com ele, o steel frame não aceita desvios maiores do que 0,5 cm, sob risco de haver falhas estruturais.
Para que a montagem seja rápida e eficiente os instaladores precisam ter em mãos todas as medidas para posicionamento dos painéis, evitando paradas e erros. Em geral, o tipo de fundação adotado para essas obras é o radier. "É mais leve, mais rápido de ser executado e com menos consumo de concreto. Também já incorpora o contrapiso", lembra Mariutti.
Confira nas próximas páginas como levantar estruturas de casas de steel frame.

MATERIAIS E EPIs
Capacete, protetor auricular, luvas, óculos, furadeira, brocas, parafusos, lixadeira, esquadro, linha de giz, marcadores, nível bolha, chave catraca, trena, martelo, estilete e chumbadores.

1. No dia anterior à chegada dos painéis na obra, transfira o desenho da posição dos frames para o radier.

2. Faça a marcação do local onde serão posicionados e fixados os painéis com a linha de giz.

3. Cheque o esquadro, garantindo que os ângulos tenham 90 graus.

DICA
Essa etapa é muito importante, pois o esquadro do radier nem sempre é preciso, já que a fôrma pode se deslocar em alguns milímetros durante a concretagem. Mesmo que esse desvio não prejudique o desempenho da fundação, lembre-se que o steel frame não tolera desvios maiores do que 0,5 cm. Logo, não é recomendável tomar o radier como base para o posicionamento da estrutura.Reportagem: Gisele Cichinelli


4. Com o projeto em mãos, transfira a numeração de cada painel para a posição correta onde serão montados.

ATENÇÃO!
A numeração pode ser conferida na face interna do painel metálico.

Fotos: Marcelo Scandaroli
5. Inicie a aplicação da manta acústica rente à marcação previamente executada. Esse material evita o contato direto do aço com a laje, permitindo que os painéis se acomodem melhor à estrutura e reduzindo a transmissão de ruídos.

Fotos: Marcelo Scandaroli
6. Com o auxílio da furadeira, faça os furos no painel e no concreto.

Fotos: Marcelo Scandaroli
7. Para fixar os perfis ao radier utilize uma chave catraca e parafusos com rosca soberba, que dispensam o uso de bucha.

Fotos: Marcelo Scandaroli
8. Utilize a chave catraca para fixar os chumbadores ao radier. Os chumbadores, cuja quantidade varia de acordo com o tamanho do painel e o projeto estrutural, são geralmente fixados à distância de 40 cm a 1,20 m entre eles.

Fotos: Marcelo Scandaroli
9. Conforme as bandas de impermeabilização forem sendo distribuídas, faça os recortes necessários nos pontos por onde passarão as tubulações que ficarão embutidas no painel.

Reportagem: Gisele Cichinelli


Fotos: Marcelo Scandaroli
10. É preciso cortar os perfis para que as tubulações possam passar através deles. Para tanto, meça e transfira a medida da tubulação para o painel. Em seguida, execute o corte com o auxílio de uma lixadeira com disco de corte.

Fotos: Marcelo Scandaroli
11. Com a parafusadeira, fixe um painel ao outro, utilizando parafusos a cada 50 cm. Fique sempre atento, no entanto, à definição de projeto sobre a quantidade de parafusos necessários para fixação dos frames.

Fotos: Marcelo Scandaroli
12. Ao finalizar os cantos, confira, com um esquadro metálico, se os painéis formam ângulos de 90 graus entre si.

Fotos: Marcelo Scandaroli
13. Os painéis devem ser fixados continuamente, um ao lado do outro, conforme determina o projeto.

Fotos: Marcelo Scandaroli
14. O procedimento é o mesmo ao longo de toda a estrutura, inclusive nos andares superiores.

Apoio técnico: Everaldo Barbosa e Walter Cleiton, montadores, e Roberto Pereira da Costa, encarregado de obra da Construtora Sequência.