quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Em lista de animais mais ameaçados de extinção, cinco são brasileiros


11/09/2012 - 19h23

Em lista de animais mais ameaçados de extinção, cinco são brasileiros

DE SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1151937-em-lista-de-animais-mais-ameacados-de-extincao-cinco-sao-brasileiros.shtml


Atualizado às 20h42.
Pela primeira vez, uma rede de 8000 pesquisadores ligados à União Internacional de Conservação da Natureza, compilou uma lista das 100 espécies de animais, plantas e fungos mais ameaçados de extinção no mundo.
Nesta lista constam cinco espécies de animais brasileiros:
O soldadinho-do-Araripe, ave cuja população é estimada em 779 espécimes. É encontrado apenas numa área de 28 km2, na Chapada do Araripe, no Ceará.
A Preá "Cavia intermedia", considerada a espécie de mamífero mais rara do mundo, com uma população de cerca de 60 espécimes. Só existe nas Ilhas Moleques do Sul, arquipélago próximo a Florianópolis, em Santa Catarina.
O Muriqui-do-Norte, o maior primata das Américas, só existe na Mata Atlântica. Estima-se que existem menos de 1000 deles.
A borboleta "Actinote zikani", espécie que habita áreas próximas à serra do mar, na Mata Atlântica.
A borboleta "Parides burchellanus", espécie encontrada no Cerrado. População estimada de menos de 100.
Ciro Albano/France Presse
Soldadinho-do-Araripe, espécie de ave ameaçada de extinção, só encontrada no Ceará
Soldadinho-do-Araripe, espécie de ave ameaçada de extinção, só encontrada no Ceará
Luciano Candisani
O muriqui-do-norte, o maior primata das Américas, que vive na copa das altas árvores da mata atlântica.
O muriqui-do-norte, o maior primata das Américas, que vive na copa das altas árvores da mata atlântica.

"água negra"


11/09/2012 - 19h40

Graça Foster nega despejo de resíduos tóxicos no Rio pela Petrobras


GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

A presidente da Petrobras, Graça Foster, negou nesta terça-feira (11) que a empresa tenha despejado resíduos tóxicos da extração de petróleo de plataformas marítimas no Rio de Janeiro.
Foster disse que a estatal atende a "todas as resoluções" do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), com regras rígidas de preservação ambiental. "Estamos dentro das regras, não reconhecemos essa informação de que a Petrobras esteja infringindo as orientações do Conama e outras mais."
A presidente disse que a empresa tem normas "tão exigentes como as regras para tratamento de água nos Estados Unidos e Europa". "Desconhecemos que estejamos infringindo, não concordamos com essa informação."
Reportagem da revista Época mostrou que a PF (Polícia Federal), por meio de inquérito da Divisão de Crimes Ambientais no Rio de Janeiro, vê indícios de que a empresa não respeita a legislação sobre o tratamento e o descarte da água tóxica --chamada de "água de produção" ou "água negra"--, que se mistura ao óleo prospectado nas unidades marítimas de produção.
As investigações teriam começado há dez meses, para apurar a suspeita de descarte de poluentes da Reduc (Refinaria de Duque de Caxias), a quarta maior da Petrobras.

COMBUSTÍVEIS
Foster não descartou o reajuste de combustíveis, mas reiterou que a empresa trabalha pela "convergência de preços". "Não há data, dia e hora para aumento de combustível. Mas trabalhamos pela convergência. Não posso afirmar nem que sim, nem que não".
A presidente da Petrobras participou hoje de audiência nas comissões de assuntos econômicos e infraestrutura do Senado.