segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ambientes mais naturais e treinamentos deixam bichos menos estressados


18/08/2012-00h01

http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1139050-ambientes-mais-naturais-e-treinamentos-deixam-bichos-menos-estressados.shtml

DE SÃO PAULO





Entre os animais que foram tratados pela veterinária Cristiane PIzzutto estão o gorila Virgulino, que viveu até 2005 no Zoológico de São Paulo e os cavalos-marinhos e os morcegos do aquário da cidade.
As mudanças nos ambientes e alguns treinamentos deixaram os bichos menos estressados e até mais animadinhos! No caso dos morcegos, resultou até em namoro. Acompanhe essas histórias abaixo.
Pablo Mayer

VIRGULINO, O GORILA
O gorila Virgulino, do zoo de São Paulo, arrancava os próprios pelos, vivia parado, dava as costas ao público e atirava fezes nos visitantes.

*
Pablo Mayer
O cativeiro ganhou arbustos, pedras e plataforma para deixar o gorila mais alto do que o público. A comida passou a ser escondida.
*
Pablo Mayer
Na busca por alimento, Virgulino ficou mais ativo. Seguro na plataforma, aparecia mais e não jogava cocô. Deixou de arrancar os pelos.
*
Pablo Mayer
Cavalo Marinho; ilustração

CAVALOS-MARINHOS COLORIDOS
Os cavalos-marinhos costumam nadar e se enroscar em algas e pedras, mas os do Aquário de São Paulo ficavam muito tempo parados no fundo do tanque.

*
Pablo Mayer
Cavalo marinho; ilustração
Correntes de miçangas coloridas foram fixadas no aquário para imitar as algas. A comida passou a ser colocada dentro de bolas com furo.
*
Pablo Mayer
Cavalo marinho; ilustração
Hoje os bichos estão mais agitados. Ocupam o tempo tentando fazer a refeição sair da bola e, além disso, interagem com as miçangas. Perto delas, chegam a mudar de cor, o que mostra que eles gostam da "brincadeira".
*
Pablo Mayer
arte Pablo Mayer

MORCEGOS NAMORADORES
Os morcegos do Aquário de São Paulo voavam pouco, e machos e fêmeas não se misturavam. Corriam o risco de ficar obesos e de prejudicar as asas.

*
Pablo Mayer
arte Pablo Mayer
Funcionários passaram a treiná-los para abrir as asas. O tratador dizia a palavra 'asa', e, se o morcego movimentasse as asas, recebia comida como recompensa.
*
Pablo Mayer
arte Pablo Mayer
A cada treino, os bichos conseguiam abrir mais as asas. Hoje, elas já ficam totalmente esticadas e têm quase dois metros de comprimento! Os morcegos começaram a voar mais. Foi assim que Vladi encontrou Clarinha e Carequinha conheceu Flor. De lá para cá, já fizeram cinco filhotes.