sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Desafios da Construção dia 21/08/2012 em São Paulo

Energia vantajosa e limpa

http://www.dw.de/dw/article/0,,16156703,00.html#

  • Energia vantajosa e limpa

    O avanço da energia eólica

    Energia vantajosa e limpa

    Em terra, o vento é muitas vezes a fonte de energia mais lucrativa, sendo o custo de um kilowatt/hora de 5 a 9 centavos de euro. A produção de energia pela queima de carvão tem o mesmo preço, mas ela acaba custando 14 centavos de euro por causa das graves consequências da fuligem sobre a saúde.

    Veja mais em:
  • Alemanha aposta na energia eólica

    O avanço da energia eólica

    Alemanha aposta na energia eólica


    Quase 10% da energia na Alemanha é proveniente da força do vento. No ano 2020, este porcentual deverá ser de 20% a 25%.
  • Desafio logístico: parques eólicos no mar

    O avanço da energia eólica

    Desafio logístico: parques eólicos no mar

    A necessidade de guindastes especiais e o clima agreste: os custos para a instalação, logística, manutenção e transporte de energia são mais caros nas instalações marítimas. A energia eólica de parques construídos no mar custa o dobro da obtida em parques terrestres.
  • Um investimento para 1.900 famílias

    O avanço da energia eólica

    Um investimento para 1.900 famílias

    Este parque eólico produz 3,4 megawatts e fornece quase 7 milhões de kilowatts-hora por ano, cobrindo assim a demanda de energia de 1.900 residências. Este tipo de parque custa aproximadamente 3,4 milhões de euros.
  • Lucrativo mesmo com pouco vento

    O avanço da energia eólica

    Lucrativo mesmo com pouco vento

    Antigamente, parques eólicos só compensavam se construídos em locais com muito vento, como na costa. Agora, na Alemanha, a instalação de aerogeradores é crescente até no interior, onde a geração de energia pode ser também rentável com aerogeradores mais altos e hélices maiores.
  • Energia na floresta

    O avanço da energia eólica

    Energia na floresta

    Muitas regiões querem construir aerogeradores também em florestas. Principalmente no sul da Alemanha pode-se produzir mais energia com rotores bem acima da copa das árvores.
  • Modelo valioso

    O avanço da energia eólica

    Modelo valioso

    Parques eólicos mudam a paisagem e algumas pessoas desaprovam esta ideia. Porém, parques comunitários são bem aceitos, como no município alemão de Morbach.
  • Energia do vento produz gás

    O avanço da energia eólica

    Energia do vento produz gás

    Com a ajuda da eletrólise, a energia eólica produz hidrogênio, que pode ser guardado e utilizado mais tarde. Na Alemanha, já existe um projeto piloto.
  • Cresce a procura por pequenos aerogeradores

    O avanço da energia eólica

    Cresce a procura por pequenos aerogeradores

    Pequenos aerogeradores servem para casas e para regiões isoladas da rede de energia elétrica e podem ser rentáveis. Existem mais de 600 mil aerogeradores deste tipo ao redor do mundo, que são fabricadas e montadas sobretudo na China e nos EUA.
  • Novas oportunidades

    O avanço da energia eólica

    Novas oportunidades

    Cerca de 100 mil pessoas trabalham na indústria eólica na Alemanha. O setor cresceu muito nos últimos 15 anos. Dois terços da produção são exportados.
  •  Eficiente e barata

    O avanço da energia eólica

    Eficiente e barata

    Novas fábricas são construídas ao redor do mundo e a pressão sobre os custos e a concorrência é grande. Com uma crescente produção em série, os aerogeradores ficam cada vez mais eficientes e baratos.
  • Boom global

    O avanço da energia eólica

    Boom global

    Em todo o mundo, a potência dos aerogeradores atinge mais de 250 gigawatts (GW), o que corresponde à capacidade de 300 usinas nucleares. Para o ano de 2020, a previsão é que a potência chegue a 1.000 GW.

    Autor: Gero Rueter (gmf) | Edição: Roselaine Wandscheer

Sul da Europa sofre com onda de calor extremo


http://www.dw.de/dw/article/0,,16156703,00.html

GMF/afp/dpa
Revisão: Francis França


Falta de chuva e temperaturas em torno de 40ºC causam incêndios devastadores na Grécia e Bulgária. Bósnia e Sérvia sofrem com a escassez de água potável. Espanha teme onda de calor prevista para esta semana.
Em meio à temporada de férias de verão, uma onda de calor extremos atinge o sul da Europa, provocando incêndios florestais, que já feriram sete pessoas na Península do Peloponeso. No sul da Bulgária, mais de 400 bombeiros, guardas florestais e voluntários tentam combater as chamas que tomam as florestas.
Segundo o canal de televisão estatal NET, bombeiros e voluntários controlaram parte dos incêndios que começaram quarta-feira (08/08) na Grécia. Porém, o perigo de incêndios florestais continua alto, advertiu o serviço meteorológico. Em muitas partes do país, as temperaturas estão em torno de 42°C.
Nesta quinta-feira, autoridades ordenaram a evacuação de famílias com crianças e idosos da cidade grega Ouranoupolis. Segundo os bombeiros, o incêndio começou perto da cidade monástica de Monte Atos, mas ventos fortes de 39 a 49 km/h espalharam as chamas em direção à cidade vizinha.
A região em torno da cidade de Megalópolis sofreu com o mais perigoso incêndio florestal da temporada que, assim como o de Monte Atos, tomou grandes dimensões devido aos ventos fortes.


Ventos fortes fazem fogo se alastrar

Impacto no turismo
Na ilha de Kós, turistas tiveram de desocupar temporariamente um hotel perto da aldeia de Kardamena, e na cidade portuária de Corinto também irrompeu outro pequeno incêndio.
Em 2007, incêndios florestais semelhantes aos deste ano mataram cerca de 90 pessoas na Península do Peloponeso. Até agora, a estimativa das autoridades é de 2.700 hectares de floresta e terras agrícolas destruídas.
Na Bulgária, as chamas alastraram-se por uma floresta com mais de 120 hectares de pinheiros em Belize. Queimadas são comuns durante os meses de verão. Desde o começo do ano, já foram registrados um total de 397 incêndios florestais, segundo o Ministério da Agricultura.

Falta de água
Na Sérvia, principalmente na região ao redor da cidade de Gornji Milanovac, cerca de 300.000 pessoas sofrem com a escassez de água. Em algumas cidades, como Mitrovica no norte do Kosovo, as casas têm apenas quatro horas de água por dia.
A situação é semelhante em Srebrenica, no leste da Bósnia, onde o abastecimento de água potável está se esgotando. Meteorologistas dizem que não deve chover na Península Balcânica pelos próximos dez dias.
O serviço meteorológico também deu uma má notícia para a Espanha: uma frente de ar quente da África deve elevar as temperaturas em muitas partes da Península Ibérica, ultrapassando os 40°C. O aumento da temperatura começou na quarta-feira, porém, a onda de calor deve atingir seu pico na sexta-feira e então desaparecer.


GMF/afp/dpa
Revisão: Francis França

Limpeza ecológica: como limpar a casa com produtos naturais


Conheça seis substâncias que você tem em casa e que podem ser utilizados para limpeza


             13/08/2012 13:19

Stock.Xchange
Lava-louça
Usar bicabornato de sódio é uma boa dica ecológica para lavar a louça

São Paulo - Os produtos de limpeza comerciais são caros e podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente. Além disso, eles contêm perfumes e fragrâncias que podem ser prejudiciais também para aqueles que são mais propensos a alergias. Felizmente, há alternativas viáveis, mais econômicas e naturais de conseguir limpar a casa.
Confira:
Água com gás: muito eficaz na remoção de algumas sujeiras.
Bicarbonato de sódio: dissolvido em água, substitui os produtos de limpeza do banheiro, podendo ser usado para esfregar a louça e os azulejos (esfregue pela superfície, deixe agir por uma hora e enxágue). Também limpa panelas manchadas: é só colocá-lo na panela e levá-la ao fogo até ferver
Vinagre branco: além de ser bactericida, serve como desengordurante de diversas superfícies, removendo manchas e odores fortes e limpando panelas, azulejos, vidros, espelhos e vasos sanitários. É só preparar uma solução com uma colher de vinagre em um litro de água e esfregar a superfície com um pano limpo.
Sumo de limão: é muito eficiente para eliminar manchas em tecidos e em madeiras. Assim como o vinagre branco, é bom para remover sujeiras das superfícies, especialmente gorduras.
Sal: o sal puro eficaz na remoção de odores de sapatos e evita que se fixem manchas nos tecidos.
Óleo vegetal: uma camada de óleo vegetal protege o metal dos elementos prejudiciais no ar e mantém a integridade das madeiras. É também um produto muito eficaz para dar mais brilho a objetos de ferro ou de latão e para prevenir o aparecimento de ferrugem.