domingo, 5 de agosto de 2012

Parque Buenos Aires terá nova iluminação até o mês que vem


Parque Buenos Aires terá nova iluminação até o mês que vem

04 de agosto de 2012 | 3h 05


CRISTIANE BOMFIM - O Estado de S.Paulo
O Parque Buenos Aires, em Higienópolis, região central de São Paulo, terá nova iluminação até a primeira quinzena de setembro. A partir de segunda-feira, funcionários do Departamento de Iluminação Pública (Ilume) vão substituir as atuais lâmpadas de vapor de sódio de 27 postes ornamentais por outras de vapor metálico, mais econômicas. Serão instalados também outros 42 postes com lâmpadas de LED.
A Prefeitura pretende ampliar o horário de funcionamento do parque até as 22 horas. Hoje, os portões são fechados às 18 horas.
A remodelação da iluminação é um pedido da Associação de Moradores Defenda Higienópolis. "Já tínhamos detectado a necessidade do uso do parque no período noturno. Hoje, as pessoas caminham e praticam esportes à noite nas ruas do entorno. É mais seguro para os moradores e o parque pode ser mais bem aproveitado", diz Pedro Ivanow, presidente da entidade.
Melhoria. Hoje, além dos postes ornamentais, o Parque Buenos Aires tem um poste de 20 metros de altura com quatro lâmpadas (chamadas de pétalas) e outros 4 postes de 12 m de altura, com lâmpadas de vapor de sódio. A iluminação é prejudicada pelas copas das árvores.
A Ilume afirma que eles serão substituídos por 42 novos postes mais baixos, de 5 metros de altura.
As luminárias terão tecnologia LED, que são de 35% a 50% mais econômicas. A durabilidade das lâmpadas é de 60 mil horas, enquanto as usadas hoje funcionam até 24 mil horas. Com isso, a Prefeitura afirma que vai economizar até 75% na manutenção.
Moradores. Para a administradora de empresas Aretuza Franco Ramos, de 37 anos, a mudança é bem-vinda. "Caminho todas as manhãs. Seria ótimo se funcionasse também à noite, porque é um espaço seguro para a prática de esportes", diz.
O assistente de produção Juscelino Coelho de Souza, de 44 anos, conta que corre todas as noites nas ruas do bairro. "É perigoso por causa do trânsito. Acho que poderia fazer outros exercícios no parque nesse horário."
A Prefeitura não divulgou o custo da troca. As lâmpadas de LED serão doadas por uma empresa de iluminação.


........................................................................................................................................................




Ata da 9° reunião do Conselho Gestor Parque Buenos Aires

20/08/2011


Às 10h40min do dia 20 de Agosto de 2011, na administração do Parque Buenos Aires, situado à Avenida Angélica, alt. do nº 1500, Bairro Higienópolis, teve início a nona reunião dos representantes da sociedade civil eleitos que compõem o Conselho Gestor do Parque Buenos Aires e representantesdo Poder Público.

I. CREDENCIAMENTO DOS PARTICIPANTES

Administradora do Parque Buenos Aires:
Eliana de Andrade Azevedo
Conselheiros Presentes (reunião das 10h30min às 12h10min)
Aruay Goldshimidt
Alvaro Junqueira
João Francisco Correa Junior
Jacob Shadair

II. PAUTAS:
Iluminação do Parque Buenos Aires – Frederico Jun Okabayashi – Assessoria Técnica do Gabinete do Secretário da SVMA. Comunicação Visual - encaminhamentos
Aniversário do Parque - Bolo: memorando a ser aprovado pelos conselheiros e sugestões de atividades a serem desenvolvidas no dia.
Data da Palestra a ser realizada pela Sra. Elisangela: visita ao abrigo + esclarecimentos quanto aos serviços prestados pela CRAS/CREAS – Centro de Referencia Especializadopara a população em situação de Rua.
Cercado dos Cachorros – Sr Carlos L.A.de Bretaz, representante dos freqüentadores que possuem cachorros e que utilizam este espaço, solicitou a palavra para nos comunicar das péssimas condições do aramado.

III. DESENVOLVIMENTO DA REUNIÃO: A reunião iniciou-se com a apresentação do Sr Frederico Jun Okabashi, assessor técnico do gabinete  do secretario da SVMA. O Sr Frederico explicou-nos que para implantarmos um sistema de iluminação solar deveremos primeiro passar pela análise da comissão do Departamento de Patrimônio Histórico, pois as placas poderiam interferir na paisagem do parque, sem contar a extensa área arborizada que dificultaria a implantação do sistema. Esclareceu que atualmente esta trabalhando, desde o ano de 2009, com a implantação do sistema LED, em alguns parques da prefeitura. O sistema de iluminação por lâmpadas led consiste em um Diodo Emissor de Luz. Trata-se de uma luz com muito brilho, branca, cujo espectro não atrai inseto. A tecnologia Led proporciona economia, durabilidade e eco-eficiência. Dentre suas aplicações no setor público o Sr Frei deu como exemplo o túnel do Rodoanel em São Paulo, painéis de publicidade, celulares a lâmpadas para iluminação interna de residências. Na sequência comentou o seu alto custo-benefício a médio e longo prazo. Dissertou também da relação” Projeto adequado para os parques x Credibilidade do fornecedor”. Orientou-nos que deveremos solicitar ao fabricante que coloque no parque um exemplo do produto, para verificar a funcionalidade ou seja propor para a empresa um sistema de teste doação.
Em relação a doação nos esclareceu que este processo dura de 3 a 4 meses, pois ao passar pelo departamento jurídico, este irá questionar quem realizará a manutenção, se será o doador ou o fabricante. Segundo Sr. Fred para implantarmos qualquer projeto de iluminação deveremos definir as necessidades do parque, quantos postes temos, se existe a possibilidade de substituir as lâmpadaspor led de todos os postes (Ilume x Património Histórico). O Sr. Fred interessou-se pela ideia do Conselheiro João em colocar holofotes de led nos postes da eletropaulo, já existentes nas ruas do entorno, apontando-os para o parque, visto que nossa prioridade no momento é a iluminação do entorno do parque (rua Bahia x rua Piauí), no período noturno, após as 19h:00min (horário de fechamento do parque). Deveremos montar um projeto solicitando ao órgão competente a sua instalação. Este deverá vir instruído com fotos, lembrando que trata-se de um projeto de interesse público e como justificativa temos que além do parque ser tombado, que a iluminação em seu entorno irá trazer segurança aos transeuntes e praticantes de corrida.
Em relação a segunda pauta, informamos que já foram realizadas duas visitas técnicas da Srª Silvia. A primeira foi acompanhada pela Administradora, em sequência enviamos um e-mail para todos os conselheiros com o projeto destinado ao Parque Buenos Aires. A segunda visita foi realizada no período de férias da administradora. Definimos em reunião, que será marcado um horário com a SrªSilvia, responsável pelo departamento de Comunicação Visual da SVMA, para atualização em relação ao projeto de comunicação visual do parque. O Conselheiro João se dispôs a acompanhar a administradora nesta reunião.
Na terceira pauta foi necessário realizarmos uma votação para saber quem aprovava ou não a solicitação, através de um memorando, da doação de um bolo para o aniversário do parque. Depois do Sr. Fred nos esclarecer sobre o processo de doação, achamos melhor realizar este pedido de uma maneira informal e caso este bolo seja doado, faremos em seguida uma carta de agradecimento.
Quanto aos eventos a serem realizados no dia do aniversário até o momento temos somente a confirmação do casal de músicos eruditos. O conselheiro Álvaro solicitou que entrássemos em contato com o Hospital das Clínicas para sugerir a instalação de Tenda para a doação de Sangue como a existente no Parque Villa Lobos, em dia de comemoração.
Na quarta pauta ficou definido que realizaremos uma visita ao abrigo Boracéia e que lá obteremos informações a respeito do trabalho do CREAS, para em seguida solicitarmos uma palestra esclarecedora aberta a toda a comunidade, inclusive os gerentes dos supermercados.
Na quinta pauta o Sr. Carlos, frequentador assíduo do parque, expos o problema da área de cercadodos cães, que se faz necessário a implantação urgente do projeto de drenagem já existente, pois este além de solucionar o problema da drenagem, solucionará também o problema da poeira, tão intensano local neste período de seca. Comentou também a respeito do gradil existente no entorno da área cercada dos cães. Tal aramado encontra-se em estado deplorável, cheio de buracos e com arames soltos. Informou-nos que esta semana uma Senhora arranhou-se no local.

V. ENCAMINHAMENTOS
Poder público: A administradora entrara em contato, através de email, com o Sr Frederico para que ele nos direcione, através de informações que irá obter com a Sra. Kátia (SVMA) sobre como nós deveremos proceder para entrar com o pedido de instalação de lâmpadas LED nos postes existentes no entorno do Parque. Os endereços do Sr Frederico na web são:http://parquessustentaveis.blogspot.com/parquessustentaveis@gmail.com. Em relação a Sra. Elisangela, gerente do CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social será solicitado marcarmos a visita ao abrigo Boracéia antes dela realizar a palestra.
Quanto a Comunicação Visual do Parque será agendado com a Sr Silvia, gerente do setor de comunicação visual da Secretaria do Verde e Do Meio Ambiente para que nos atualizemos a respeito do projeto das placas do parque. O conselheiro João acompanhara a Administradora nesta reunião. Entraremos em contato com o responsável pelo setor da Base para o convidarmos a participar de nossa próxima reunião e fornecer esclarecimentos sobre a possibilidade da implantação ou não doprojeto de drenagem da área dos cães.
Memorandos: Acompanhamento do memorando referente à iluminação no Parque cujo número do TID (tramitação interna de documento) na SVMA é 7563676. Foram entregue, durante este período três lâmpadas para serem instaladas nos postes, entretanto estamos no aguardo de um técnico eletricista para instalá-las.Quanto à solicitação, através do número 0800 779 0156 da ILUME, para que esta realize a lavagem das cúpulas dos postes existentes no interior parque mais a troca de lâmpadas de dois deles ( junto arua Piauí com a Bahia ) – PROTOCOLO nº201135184, esta até hoje não foi atendida.

Vl. INFORMES: Próxima reunião dia 17/09/2011 às 10h30min horas, na administração do Parque Buenos Aires.

Vll. Encerramento
Encerrada a nona Reunião Ordinária dos representantes da sociedade civil eleitos que compõem o Conselho Gestor do Parque Buenos Aires às 14h50min. Cabe observar que de acordo com os Conselheiros esta foi uma de nossas melhores reuniões. Fica aqui os nossos agradecimentos a participação do Sr Frederico Jun Okabayashi.

Prefeitura vai construir parque linear contra enchentes na Vila Madalena


Desenterramento de córrego é a primeira etapa para o parque, de 1,6 km, sair do papel; previsão é de que obra leve 12 meses

03 de agosto de 2012 | 22h 30


Rodrigo Burgarelli - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - A Prefeitura de São Paulo pretende, ainda nesta gestão, começar as obras de um parque linear na Vila Madalena, na zona oeste. O Parque Córrego Verde terá 65,4 mil metros quadrados e será construído com tecnologia para aumentar a absorção de água na região, que sofre constantemente com as enchentes na temporada de chuvas. A primeira parte das obras deve começar já nos próximos meses.
Veja também:

Nascente do Córrego Verde está enterrado no fim da Rua Beatriz Galvão - José Patrício/AE
José Patrício/AE
Nascente do Córrego Verde está enterrado no fim da Rua Beatriz Galvão
O início dos trabalhos só será possível porque o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) cassou uma liminar que proibia a construção de um piscinão na Rua Abegoária, na parte de cima do bairro. Essa obra já estava contratada desde 2009, ao custo de R$ 14 milhões aos cofres públicos, mas não podia começar por decisão judicial. Perto do piscinão estão previstas a construção das duas primeiras fases do parque, mais próximas da Avenida Heitor Penteado.
Agora, sem a liminar, a única etapa burocrática que falta para o começo das obras é a concessão da Licença Ambiental de Instalação (LAI), que deverá ser votada nas próximas sessões do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades). O prazo previsto no contrato para o término dos trabalhos é de 12 meses após a ordem de início.
Nessa primeira fase, está previsto o desenterramento da nascente do Córrego Verde, uma pequena queda d’água perto da Estação Vila Madalena do metrô, em um beco na Rua Beatriz Galvão. Também está prevista nessa fase a construção da Praça das Águas, que ficará sobre o reservatório. Nela, estão previstas a construção de quadras de basquete, terraço de esculturas, playground infantil e um mirante com vista para o bairro.
Impacto. O parque terá 1,6 quilômetro de extensão e não vai causar desapropriações - a ideia é utilizar os vários becos e praças do bairro, interligar praças e fechar pequenas ruas com pouco movimento de veículos. O piso será feito de um material permeável.
"Ele funcionará como um minipiscinão já que, além de deixar a água entrar no lençol freático, ele próprio conseguirá reter a chuva e diminuir as enchentes", afirma Anna Dietszch, arquiteta do escritório DBBA, responsável pelo projeto.
Segundo ela, a ideia do parque é resgatar o córrego canalizado de volta à superfície - em outra fase do parque, ele também estará a céu aberto. "O problema das enchentes ali, porém, só vai ser resolvido com uma obra extra de aumento das galerias pluviais", explica Anna.
Segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a criação do parque só será possível após a execução do reservatório. "O futuro parque linear deve acompanhar o leito do rio e ajudar na drenagem das águas pluviais, contenção de enchentes, além de favorecer a circulação de pedestres e ciclistas, fortalecendo assim a expressão cultural, de recreação e lazer", afirmou a pasta, em nota.
Ampliação. As outras quatro fases do parque devem ser contratadas por meio de uma nova licitação. Ela estava prevista como compensação ambiental exigida ao Consórcio Via Amarela, responsável pela construção da Linha 4-Amarela do Metrô. O dinheiro foi repassado à secretaria, que será responsável pela obra. O parque deve terminar perto do Cemitério São Paulo, e o resto do percurso do córrego, até o Rio Pinheiros, deve continuar subterrâneo.