sexta-feira, 22 de junho de 2012

Novas normas de conforto acústico entrarão em consulta nacional em setembro


20/Junho/2012


ProAcústica está revisando textos da NBR 10.151 - Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas e NBR 10.152 - Nível de Ruído para Conforto Acústico






Aline Rocha







Divulgação
Os novos textos da NBR 10.151 (avaliação do ruído em áreas habitadas) e NBR 10.152 (nível de ruído para conforto acústico) deverão ser entregues à ABNT até setembro deste ano, segundo informações da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica). Na ocasião, os documentos vão entrar em consulta pública.


"Vários membros da ProAcústica já fazem parte da Comissão de Estudos das normas, mas agora, com o prazo, acredito que as principais normas de acústica do país finalmente serão atualizadas. Temos três meses para apresentar o texto, que depois passará para consulta pública", disse Davi Akkerman, presidente da entidade.
Além da atualização da NBR 10.151 e NBR 10.152, um grupo de trabalho da entidade também cuidará da adaptação da ISO 1996 (acústica, descrição, medição e avaliação do ruído ambiente) em norma brasileira.
A entidade ainda participará do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade, da Câmara Ambiental da Construção. O objetivo do grupo é elaborar instrumentos que orientem os empreendimentos para atender as normas técnicas relacionadas a ruídos urbanos.
Também fazem parte do grupo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Sindicato da Habitação (Secovi), GT Rodovias da Câmara Ambiental , Secretaria do Meio Ambiente, Cetesb e as Secretarias Municipal e Estadual da Habitação.


Saiba como são feitas as mantas utilizadas em drenos e na estabilização de taludes e aterros


Como se faz


 

Mantas geotêxteis



Saiba como são feitas as mantas utilizadas em drenos e na estabilização de taludes e aterros





http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/47/mantas-geotexteis-saiba-como-sao-feitas-as-mantas-utilizadas-257607-1.asp

Reportagem: Mauricio Lima



Foto: Marcelo Scandaroli
Foto: Marcelo Scandaroli

Matéria-prima 

São utilizados quatro tipos de polímeros para fabricar mantas geotêxteis: garrafasPET moídas (flakes), polímero virgem, polímero re-extrudado e mantas recicladas. Esses materiais ficam armazenados em sacos na fábrica.



Foto: Marcelo Scandaroli
Triagem do material O primeiro passo é a separação da matéria-prima, com a dosagem de quanto de cada polímero será destinado para produzir os fios. Depois disso, o material passa por limpeza para retirada de elementos muito finos. Então, o material sobe por ar comprimido para o topo da fábrica. Assim, a gravidade auxilia no processo de produção.


Foto: Marcelo Scandaroli
Formação dos fios 
Depois que está seco, o material recebe aditivos como titânio e corante. Aí, então, ele segue para a extrusora, onde é aquecido a 280ºC. Logo após esse processo, o material extrudado passa por uma espécie de chuveiro, onde é transformado em fios finos. Esses fios é que formarão a manta.



Foto: Marcelo Scandaroli

Tensionamento 
Os fios passam por tensionamento, para que atinjam sua rigidez máxima, diminuindo a possibilidade de ruptura da manta. Depois disso os fios são resfriados.


Tecelagem 
A tecelagem das mantas acontece novamente no térreo da fábrica. As máquinas lançam os fios sobre uma esteira de forma com que eles se entrelacem, criando a manta. A manta é então enrolada e logo depois pesada.
Foto: Marcelo Scandaroli


Foto: Marcelo Scandaroli
Teste de qualidade 
Antes de a manta ser embalada, um pedaço é retirado para realização de testes de qualidade, como o de rasgamento e o de tração. Após os testes, a manta é embalada e estocada, pronta para ser vendida.
Foto: Marcelo Scandaroli
Manta pronta
Ao final do processo, é assim que fica a manta geotêxtil, pronta para ser aplicada em obras de aterro.