sábado, 16 de junho de 2012

SEHAB consegue o primeiro Selo Casa Azul do Programa de Construção Sustentável da CEF para o Projeto de Urbanização de Paraisópolis. Agora, tem!

fonte: 
15/Junho/2012




Projeto de habitação social em Paraisópolis recebe selo de sustentabilidade

http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/projeto-de-habitacao-social-em-paraisopolis-recebe-selo-de-sustentabilidade-260937-1.asp




Condomínios G e E foram os primeiros projetos de Habitação de Interesse Social a ter o selo da Caixa



Aline Rocha




A Caixa Econômica Federal concedeu na última quarta-feira (15) o Selo Casa Azul para o Projeto de Urbanização de Paraisópolis, em São Paulo. Os condomínios G e E foram os primeiros projetos de Habitação de Interesse Social (HIS) a ganhar o selo do Programa de Construção Sustentável da Caixa, ligado a sustentabilidade.
Fernando Pereira/Prefeitura de São Paulo
Condomínio G

Dos 53 critérios estabelecidos (19 obrigatórios e 34 opcionais) a obra da Secretaria Municipal de Habitação cumpriu 39, o que possibilitou a entrega da categoria ouro do selo. As categorias analisadas são: qualidade urbana, projeto, conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão de água e práticas sociais.
Entre as alterações necessárias para conseguir o selo, foram instaladas lâmpadas econômicas e vasos sanitários com alternância no fluxo de água. Para a qualidade urbana, por exemplo, o projeto foi inserido em uma área com acesso fácil a escolas, transporte público, áreas de lazer, saúde e segurança. Também foram realizadas obras no entorno, com a recuperação de áreas ambientalmente degradadas.
Para o projeto e conforto, adotou-se materiais que fornecem condições favoráveis de insolação e ventilação, além de um projeto de paisagismo que possui local para coleta seletiva. No critério de eficiência energética, além das lâmpadas econômicas, foram instalados dispositivos economizadores de energia nas áreas comuns e medição individual de gás.
No quesito conservação dos recursos materiais, foi utilizada a coordenação modular para evitar o desperdício de materiais de construção. A medição individual de água e a utilização de bacia sanitária com duplo acionamento também foram adotadas, além de arejadores nas torneiras e reguladores de vazão.
Os condomínios premiados possuem 171 unidades habitacionais divididas em sete blocos e fazem parte da 3ª fase de obras na comunidade. Em abril deste ano, o projeto recebeu o segundo lugar na premiação de sustentabilidade do Holcim Awards, em Zurique, na Suíça.

Fernando Pereira/Prefeitura de São Paulo
Condomínio E



Saiba mais sobre Sustentabilidade - Manuais de Sustentabilidade da Caixa Econômica Federal




http://www1.caixa.gov.br/rio+20/mapa.html

http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/projetos/Selo_Casa_Azul_CAIXA_versao_web.pdf


http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp


http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/sustent/manuais/Eficiencia_Energetica_Habitacoes_Interesse_Social.pdf

http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/sustent/manuais/Guia_caixa_para_sustentabilidade_ambiental.pdf

http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/sustent/manuais/Caderno_Licenciamento_Ambiental.pdf

http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/sustent/manuais/Sistema_Aquecimento_Solar.pdf

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp



Será?


Brasil é quarto no mundo em construções sustentáveis

SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Brasil é quarto no mundo em construções sustentáveis. 22/05/2012. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=brasil-construcoes-sustentaveis. Capturado em 16/06/2012. 

Com informações da Agência Brasil - 22/05/2012

Construções sustentáveis

O Brasil já ocupa a quarta posição no ranking mundial de construções sustentáveis, de acordo com o órgão internacional Green Building Council (GBC, conselho de construções verdes, em tradução livre).
O Brasil "começa a despontar como um dos países líderes desse mercado, que vem crescendo muito nos últimos anos", disse à Agência Brasil o gerente técnico do GBC Brasil, Marcos Casado.
O primeiro prédio sustentável brasileiro foi registrado em 2004. De 2007 até abril de 2012, o Brasil registra um total de 526 empreendimentos sustentáveis, sendo 52 certificados e 474 em processo de certificação no GBC.
Desde agosto do ano passado, vem sendo registrado pelo menos um projeto por dia útil no Brasil, buscando certificação. Marcos Casado estima que até o fim deste ano, o número de empreendimentos sustentáveis brasileiros em certificação alcance entre 650 e 700.
O ranking mundial é liderado pelos Estados Unidos, com um total de 40.262 construções sustentáveis, seguido pela China, com 869, e os Emirados Árabes Unidos, com 767.

Prédios verdes

Os chamados prédios verdes não têm, entretanto, nível de emissão zero de gás carbônico.
Em vários países do mundo, já existem prédios autossustentáveis, que geram a própria energia que consomem e neutralizam o carbono emitido. Essa tecnologia, entretanto, ainda não foi implantada no Brasil.
"A gente está caminhando para isso. Acredito que, em breve, em cinco ou dez anos no máximo, a gente vai estar com esses edifícios também no Brasil," afirmou.
Mas há benefícios claros para moradores dos prédios sustentáveis, como uma redução média de 30% no consumo de energia e entre 30% e 50% no consumo de água.
Com isto, o custo operacional fica, em média, entre 8% e 9% mais barato do que em um prédio convencional.
Por outro lado, isso acaba resultando em apartamentos mais caros: "A contrapartida vem no custo operacional. Acaba sendo mais barata a operação e ele equilibra esse custo financeiro".

Verde popular

O GBC Brasil está iniciando um trabalho com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de São Paulo para incorporar o conceito de sustentabilidade também em construções populares.
Cobertura verde, aproveitamento da água pluvial, aquecimento solar e aumento do pé direito para melhoria do conforto são alguns dos itens em estudo. "Isso acaba
A construção de unidades habitacionais com aquecedor solar em todas as regiões do país, em empreendimentos que atendem a famílias com renda inferior a R$ 1,6 mil, é também um dos parâmetros adotados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
Esses critérios atendem aos aspectos econômico, social e ambiental definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho próximo, no Rio de Janeiro.
O programa governamental de habitação irá procurar ainda fazer a arborização dos empreendimentos na proporção de uma árvore por casa nos empreendimentos horizontais, e uma árvore por apartamento nos empreendimentos verticais.

Materiais insustentáveis

A Caixa Econômica Federal tem outro instrumento voltado à sustentabilidade, o Selo Casa Azul, que é voluntário, com 53 ideias sustentáveis que podem ser incorporadas ao projeto.
Mas quando o assunto é material sustentável, todo cuidado é pouco, alerta o gerente de Meio Ambiente da Caixa, Jean Rodrigues Benevides.
"É preciso considerar a durabilidade, a qualidade e o desempenho do material para a aplicação ao qual se destina. Muitas amostras de materiais chamados sustentáveis que recebemos nem sempre atendem aos requisitos mínimos básicos exigidos para garantir a qualidade e durabilidade da construção," advertiu.

Cupula dos Povos rejeita negociação de governos


Sergio Moraes/Reuters

15/06/2012 - 19h01

Cupula dos Povos rejeita negociação de governos



O comitê organizador da Cúpula dos Povos declarou na tarde desta sexta-feira que rejeita as negociações conduzidas por chefes de Estado na Rio+20. Na avaliação do grupo, a economia verde discutida na conferências atende aos interesses das empresas transnacionais, e não do meio ambiente.




A cúpula realizará cinco plenárias e três assembleias nas quais vai discutir e fazer proposições para mudanças que evitem o aquecimento e as mudanças climática.
"Estamos aqui para desmascarar a mentira das falsas soluções, da economia verde. O sistema capitalista tenta se ressuscitar pintando-se de verde. Eles estão defendendo os interesses dos bancos, de Wall Street, das transnacionais e das indústrias petroleiras. Eles são os obstáculos. Precisamos de uma mudança radical da economia", disse a norte-americana Cindy Wiesner, do Grassroots Global Justice Alliance.
Ela afirmou que os chefes de Estado reunidos no Riocentro representam o "1%, os capitalistas e os governos", em referência ao lema do movimento Ocupe Wall Street.
"Será uma cúpula de demarcação clara contra o capitalismo verde que se traduz no encontro oficial. (Do encontro da ONU) Não sairá nenhum documento a favor dos povos e do meio ambiente. O que está saindo é uma nova engenharia do sistema capitalista que está em crise no seu centro, a Europa e América do Norte, e tenta nova ferramenta para se apropriar dos recursos dos países do sul", disse Luiz Zarref, da Via Campesina.
Na análise da moçambicana Graça Samo, membro da Marcha Mundial das Mulheres, são necessárias mudanças radicais no sistema econômico para que o mundo consiga mitigar os impactos ambientais.
"Estamos num mundo extremamente consumista, e o capitalismo nos estimula a consumir cada vez mais. Se estamos conscientes de que com os recursos que nós temos não vamos nos manter nem a médio, nem a longo prazo, não tem como pensr uma possibilidade de mundo sem essa transformação", disse Samo.

"Ela pode fazer as críticas. Eu não faço críticas; eu trabalho"


5/06/2012 - 21h09

Ministra critica conservadorismo do Congresso e alfineta Marina Silva



A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, criticou nesta sexta-feira o que classificou como "conservadorismo" do Congresso Nacional. Ela também alfinetou a ex-ministra Marina Silva, que tem tecido críticas à política ambiental do governo.




As declarações foram dadas durante encontro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, no Solar da Imperatriz, zona sul do Rio. Após ouvir especialistas reclamarem do Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados, depois vetado parcialmente pela presidente Dilma Rousseff, a ministra disse que isso é fruto da democracia.
"Elejam os ambientalistas e nós talvez teremos um mundo um pouco mais sustentável. Elejam os mais conservadores e nós teremos isso que estamos vivendo hoje, uma predominância de uma visão muito mais conservadora em relação às questões de fronteira que foram rompidas há 20 anos", disse Teixeira.
Para a ministra, há no mundo "uma onda conservadora absurdamente expressiva", que ela atribuiu à ausência de líderes políticos. Ela também disse que, no caso do Brasil, "a sociedade está avançando mais largamente do que as instituições políticas estão preparadas para lidar".
Ainda referindo-se ao Código Florestal, a ministra afirmou que a sociedade "apontava para um lado, e o Congresso insistiu em ir para outro".
"A grande verdade é que, em algum momento, as forças conservadoras cresceram e estão postas aí para crescer em outros assuntos. Nós estamos segurando porque a sociedade está sinalizando que tem que segurar", disse.
No discurso, Teixeira também afirmou que, ao assumir o cargo, encontrou "trabalho para burro que estava incompleto". Ela também criticou a estrutura do ministério.
"Eu respeito o legado completamente, mas eu não posso ter no Ministério do Meio Ambiente cinco áreas que falam de florestas", disse, sem citar que áreas são essas.
Questionada pela reportagem se as declarações eram um recado para a ex-ministra Marina Silva, que tem criticado publicamente o governo por "retrocessos" na área ambiental, Teixeira negou, mas acabou dando uma alfinetada na antecessora. "Ela pode fazer as críticas. Eu não faço críticas; eu trabalho", respondeu.

Forte de Copacabana tem programação especial para a Rio+20


http://vejario.abril.com.br/especial/humanidade-2012-forte-copacabana-688244.shtml

Em tenda com 18 metros de altura, evento Humanidade 2012 conta com mostra interativa, palestras e conferências e faz parte da programação da Rio+20

por Ernesto Neves | 11 de Junho de 2012
Sala Diversidade HumanaA cenógrafa Bia Lessa projetou um ambiente em que chão e teto são cobertos por espelhos. No teto ficam pendurados 300 cubos iluminados presos por finos cabos de aço. Eles servem de suporte a 1800 fotografias de diversos brasileiros
Um dos principais eventos da Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, o Humanidade 2012 abre suas portas nesta segunda (11). Dentro da enorme estrutura com 170 metros de comprimento armada no Forte de Copacabana foram organizadas 10 salas, que vão receber desde mostras expositivas sobre meio ambiente até o C40, encontro de prefeitos de grandes metrópoles do planeta. Com assinatura de Bia Lessa, a cenografia utiliza materiais recicláveis, que serão reutilizados após o fim da programação.

Na exposição será possível visitar uma recriação da mata atlântica e da floresta amazônica com exemplares oriundos desses ambientes. Já a sala Capela terá 10.000 livros indicados por 120 personalidades como Caetano Veloso e Marina Silva para consulta pública. Quem subir ao terraço poderá contemplar toda a orla de Copacabana com a ajuda de lunetas. Além das mostras, a grade de eventos também teve início nesta segunda, com as palestras do TEDx (saiba mais aqui). Feitas para durar no máximo 18 minutos, tiveram entre os participantes a senadora Marina Silva e o bloco de carnaval Sargento Pimenta. Todos os eventos podem ser conferidos ao vivo.
Onde: Forte de Copacabana, de 12 a 22 de junho. 10h às 21h (última entrada do público às 19h30). Grátis.