quarta-feira, 6 de junho de 2012

Lançamento do e-book hoje no Parque da Luz: Guia de Permacultura para Administradores de Parques

Lançamento do e-book hoje no Parque da Luz: Guia de Permacultura para Administradores de Parques

Parques sustentáveis também participou na elaboração deste importante guia prático.

Valeu, amigos!



http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=41791




O guia é resultado de trabalho voluntário e colaborativo e apresenta algumas técnicas de construção, gestão e manutenção de parques, com tecnologia disponível, que possibilite desenhar modelos sustentáveis, econômicos e facilmente replicáveis.
A Permacultura é um conjunto de princípios éticos, socioeconômicos e ambientais testados e aplicados para o desenvolvimento de ambientes humanos sustentáveis. Tem sua origem na Austrália, na década de 1970, buscando inicialmente métodos de produção agrícola com baixo impacto ambiental, reestruturação de solo e florestas.
Aplicar seus princípios, metodologia de desenho, planejamento e potencialização dos fluxos nos sistemas de preservação e manutenção dos ecossistemas propicia a diversidade, a estabilidade e a resiliência natural. Desenvolve espaços construídos com recursos locais, com reaproveitamento ou reuso, observa e imita os sistemas e ciclos da natureza e capta o máximo de sua energia proveniente de fontes renováveis e limpas, além de promover ações cooperativas e fortalecimento de comunidades solidárias.



Acesse:




http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/guiadepermacultura_admparques_junho2012_1338934446.pdf


Avião solar


05/06/2012 - 02h59

Avião solar decola de Madri rumo ao Marrocos

DA EFE

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1100411-aviao-solar-decola-de-madri-rumo-ao-marrocos.shtml


O avião solar "Solar Impulse" decolou às 5h30 (horário local) desta terça-feira (5) do aeroporto de Barajas, em Madri, para completar a travessia que iniciou em 24 de maio na Suíça e que concluirá no Marrocos.
Com isso, seus pilotos, Bertrand Piccard e Andre Borschberg, concluirão o desafio de voar mais de 2.500 quilômetros sem "uma gota de combustível".
O "Solar Impulse", pilotado por Borschberg, chegou ao aeroporto de Barajas desde a localidade suíça de Payerne em 24 de maio e deveria ter continuado seu trajeto quatro dias depois, mas a saída foi adiada devido ao mau tempo no Marrocos.
Jean Revillard-Solar Impulse/Reuters
O avião "Solar Impulse" parte do aeroporto de Barajas, em Madri, para completar a travessia até Marrocos
O avião "Solar Impulse" parte do aeroporto de Barajas, em Madri, para completar a travessia até Marrocos
O avião solar, após decolar de Madri, alcançará uma altitude de 3.600 metros para dirigir-se rumo a Sevilha, antes de atravessar o estreito de Gibraltar a uma altitude de 8.500 metros.
Posteriormente, entrará em território marroquino e, após sobrevoar Tanger, aterrissará em Rabat por volta da 1h de quarta-feira.
Piccard será o encarregado de pilotar o avião solar entre Madri e Rabat e terá de usar um traje especial contra o frio e uma máscara de oxigênio, já que a cabine dessa aeronave, que tem a envergadura de um Airbus 340 e o peso de uma caminhonete (1.600 quilos), não está pressurizada.
Piccard e Borschberg começaram essa aventura há sete anos, e o primeiro teste com o avião foi feito em 2009, enquanto em 2010 o "Solar Impulsione" fez seu primeiro voo real e conseguiu ficar 26 horas seguidas no ar, dia e noite, sem nenhum tipo de combustível.
As 12 mil células fotovoltaicas que cobrem suas asas recolhem a energia solar e a transferem às quatro baterias da aeronave, que desta forma pode voar por até cinco horas seguidas.
O avião, fabricado com fibra de carbono, é o resultado do trabalho em equipe de 70 pessoas e 80 sócios, e essa viagem corresponde a um convite da Agência da Energia Solar do Marrocos, que planeja a construção de cinco parques solares até 2020.