segunda-feira, 4 de junho de 2012

Rio + 20 deve criar "paradigma internacional" de sustentabilidade

02/06 às 17h09


http://www.jb.com.br/ambiental/noticias/2012/06/02/rio-20-deve-criar-paradigma-internacional-de-sustentabilidade/


O Brasil espera que após a Rio + 20, a comunidade internacional adote a questão da sustentabilidade como um paradigma global. A declaração foi feita pelo negociador-chefe da delegação brasileira na conferência, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, em entrevista à Rádio ONU, neste sábado, em Nova York.

Cooperação Internacional
"O paradigma do desenvolvimento sustentável tem que passar a ser, até como resultado da Rio + 20, o paradigma internacional dentro da própria ONU, mas também na área de cooperação internacional. A cooperação tem de sempre estar baseada em fatores que façam sentido economicamente, socialmente e ambientalmente. As três dimensões da sustentabilidade devem estar presentes na cooperação."
Segundo o embaixador, a sustentabilidade exige um modelo de combate à pobreza em todo o mundo.
"Não existe desenvolvimento sustentável com fome, com estagnação econômica e com degradação ambiental. Está é a mensagem que vale para todos os países. E é com esta mensagem que nós temos que sair do Rio de Janeiro.
A Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas está marcada para 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
Uma semana antes do evento, negociadores dos países que participam do encontro devem se reunir na cidade para preparar a declaração final que será endossada por dezenas de chefes de Estado e governo.

SP recebe maratona de práticas sustentáveis

Atualizado em domingo, 3 de junho de 2012 - 14h48
http://www.band.com.br/noticias/cidades/noticia/?id=100000507863

Virada Sustentável leva ao público atividades gratuitas como filmes, exposições, oficinas, peças de teatro e shows de música

Pimp My Carroça é comandada pelo grafiteiro Mundano e visa melhorar a estrutura de dezenas de carroças de catadores de recicláveis Paduardo/Futura Press

A cidade de São Paulo está sendo palco neste domingo de centenas de atrações que, por meio da arte, da cultura e do lúdico, pretendem chamar a atenção das pessoas para o tema sustentabilidade. 

A Virada Sustentável, que está em sua segunda edição, leva ao público atividades gratuitas como filmes, exposições, oficinas, peças de teatro e shows de música. Biodiversidade, água, mudanças climáticas, mobilidade urbana, consumo consciente, qualidade de vida e cidadania serão alguns dos temas abordados. 

De acordo com André Palhano, um dos organizadores do evento, a Virada Sustentável, este ano, teve o intuito de ampliar as atividades também na periferia. “Além dos grandes parques, praças e centros culturais, conseguimos nesta edição levar a Virada Sustentável para os bairros periféricos. Com esta distribuição, teremos um evento ainda mais democrático”, disse. A 1ª edição do evento, que ocorreu em 2011, reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços.

Entre os destaques da programação de 2012 está o Pimp my Carroça, atividade que feita por grafiteiros no Vale do Anhangabaú. A intenção é melhorar a estrutura dos carrinhos dos catadores de recicláveis, com instalação de itens de segurança e pintura artística.

Outra atividade de destaque é a oferta de "pratos sustentáveis" por 27 restaurantes da capital paulista. Os chefs terão o desafio de desenvolver pratos com produtos de origem 100% orgânica, sem desperdício de alimentos e com a redução de resíduos descartados. A lista e o endereço dos restaurantes pode ser encontrada aqui.

O Parque Ibirapuera acolherá grande parte das atrações com foco no público infantil. No auditório são  exibidos filmes e apresentadas peças com a temática da sustentabilidade. “Viemos no parque e ficamos sabendo sobre a Virada. Vamos ver a apresentação no auditório e depois tentar provar algum dos pratos sustentáveis em um dos restaurantes”, disse Luciana Nishimoto, que visitava o parque Ibirapuera com dois filhos.