segunda-feira, 28 de maio de 2012

16ª edição do Cultura Inglesa Festival no Parque da Independência


27/05/2012 - 18h23

PM usa gás de pimenta em público que ficou de fora do show do Franz Ferdinand


São Paulo
Atualizado às 22h55.
A Polícia Militar usou bombas de gás e spray de pimenta para dispersar o público que tentava entrar no parque da Independência, em São Paulo, para assistir o show do grupo escocês Franz Ferdinand, que encerra a 16ª edição do Cultura Inglesa Festival, no fim da tarde deste domingo.
Os portões foram fechados por volta das 18h05 para que a entrada fosse reorganizada, segundo a organização do evento. Os portões ficaram fechados por quase meia hora. Muita gente foi embora. Alguns pularam as grades e outros se posicionaram num trecho da av. Nazaré, de onde era possível ver o palco.
Pessoas que estavam na fila para entrar no parque da Independência relatam que a Polícia Militar fechou os portões e disparou bombas de efeito moral e gás pimenta. Houve relatos de pessoas passando mal, tossindo, com falta de ar e com sensação de queimação no rosto.
O estudante Thamys Porto, 18, foi um dos atingidos pelo gás de pimenta quando tentava entrar no parque acompanhado de uma amiga. "A gente estava na fila e tinha muita gente empurrando. A polícia tentou bloquear a passagem, mas não conseguiu. Os próprios policiais tiraram a grade e tentaram fazer uma barreira humana, mas não conseguiram e jogaram gás na gente", disse à Folha.

Cultura Inglesa Festival

 Ver em tamanho maior »
Danilo Verpa/Folhapress
AnteriorPróxima
Show da banda Franz Ferdinand no Cultura Inglesa Festival, no Parque da Independência, em São Paulo Leia mais
Thamys e a amiga Carol afirmaram que estavam com o rosto "queimando" e não conseguem abrir os olhos completamente, além de sentirem falta de ar. Eles procuraram atendimento médico, mas não encontraram.
Porto chegou ao parque às 11h e saiu no começo da tarde para comprar comida, já que no local não há nenhum tipo de alimentação disponível.
O show do Franz Ferdinand teve início às 18h47. Parte do público que não conseguiu entrar no show foi embora chutando placas de metal que cercam o local.

COMUNICADO
A organização do festival divulgou um comunicado no fim deste domingo (27) informando que o público foi de pouco mais de 18 mil fãs --número menor do que a lotação do parque da Independência, limitada a 20 mil pessoas.
"Entretanto, 'houve um pequeno grupo de fãs que, por temer não acessar área de shows, iniciou um princípio de tumulto, empurrando os fãs que aguardavam ordeiramente na fila', segundo o Comandante Douglas La Femina Jr. (...) Para dispersar o grupo que pressionava os outros fãs contra a grade, a PM aspergiu o gás de pimenta por sobre a cerca de segurança --com cerca de 2,30m. Depois que a fila foi reorganizada, as portas foram reabertas e os fãs puderam assistir ao show final", diz o comunicado.
Segundo a organização, os idealizadores do evento estão satisfeitos com a adesão da população ao festival, "mas lamentaram que tantos outros fãs legítimos não tenham conseguido chegar a tempo de garantir uma boa posição na fila e, consequentemente, uma boa posição no parque. (...) A estes fãs, a organização do 16º CIF estende sua solidariedade e garante que continuará trabalhando para que, na próxima edição, todos tenham igualdade e isonomia para desfrutar as atrações do evento."
Danilo Verpa/Folhapress
Multidão enfrenta fila antes do show da banda escocesa Franz Ferdinand no parque da Independência, em SP
Multidão enfrenta fila antes do show da banda escocesa Franz Ferdinand no parque da Independência, em SP

Campanha de vacinação anti-rábica 2012 SP


Campanha de vacinação anti-rábica 2012 SPhttp://www.bio-ideias.com/2012/05/campanha-de-vacinacao-anti-rabica-2012.html Sábado, Maio 26, 2012

Depois de praticamente 2 anos ausente, voltou a CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI RÁBICA gratuita.


A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal da Saúde, realizará a Campanha de Vacinação Contra Raiva em Cães e Gatos por meio do seu Centro de Controle de Zoonoses , no período de 21 de maio a 03 de junho de 2012.



A meta é imunizar cerca de um milhão de animais, entre cães e gatos. A adesão da população à Campanha de Vacinação Contra Raiva é importante para que a doença permaneça sob controle. Donos responsáveis devem levar seus animais para serem vacinados, que é também uma demonstração de carinho e proteção. Cães e gatos, quando bem cuidados e vacinados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo doenças.




Recomendações para o dia da vacinação: - Cães dóceis devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina; - Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los; crianças não devem levar os animais para vacinar; - Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas; - Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que se evite fugas ou acidentes; - Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.



Postos de vacinação: locais e data
Ao todo serão 2.064 postos de vacinação, espalhados pela cidade de São Paulo.
O horário de vacinação será das 9hs ás 17hs.É possivel conferir os postos fixos e itinerantes em todas as regiões de São Paulo, bem como data em que eles estarão operando pelo telefone 156.





Fonte: Prefeitura de São Paulo