Telhados verdes, além de serem bons para o meio ambiente, traz várias vantagens para os moradores, principalmente conforto térmico. O modelo também é bom para quem não tem espaço para ter um jardim em casa. Veja abaixo os benefícios:

O tempo de vida útil do telhado é estendida: raios solares podem danificar as telhas, que precisam de manutenção para não criarem entradas de ar ou até goteiras. Já os telhados verdes evitam esse tipo de preocupação, já que as plantas absorvem os raios solares.



Isolamento térmico: a camada de terra e vegetação nos telhados ajuda no isolamento térmico dos ambientes, deixando mais quentes no inverno e mais frescos no verão.


Diminuição do efeito de ilhas de calor: ilhas de calor são as áreas urbanas mais quentes (isso é causado pelo acúmulo de gases do efeito estufa e pela ausência de plantas que ajudem a absorver o calor). Assim, quanto mais plantas forem plantadas, melhor, então, use seu telhado para isso!

Aumentar espaços de absorção de água: em superfícies convencionais, como telhados e pavimentos, a água d a chuva não é absorvida e escorre, causando erosão ou enchentes. Telhados verdes ajudam na absorção de água, diminuindo parte desse efeito. Além disso, a água já ajuda na irrigação das plantas.

Criação de habitat naturais: além de criar plantas, os telhados verdes também criam habitats naturais para passarinhos, abelhas e borboletas. Esse processo é melhor ainda quando as plantas escolhidas são nativas (vão atrair ainda mais animais).



Leia também: