terça-feira, 15 de maio de 2012

Bicicletas elétricas ...


11/05/2012-16h29

São Paulo estuda regulamentação de bicicletas elétricas


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), declarou nesta quinta-feira que a prefeitura realiza estudos para a regulamentação das bicicletas elétricas.


A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informa que avaliará o peso e a velocidade máxima desse tipo de veículo para determinar se ele se enquadra na categoria bicicleta, que dispensa a obrigatoriedade de placas.Essa definição autorizaria que o veículo circulasse em ciclofaixas e ciclovias sem causar dano aos outros ciclistas.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) classifica as bicicletas elétricas como ciclomotores e exigem registro e licenciamento regulamentados pelo município do domicílio dos proprietários.
Atualmente, o condutor precisa ter mais de 18 anos e possuir ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). As exigências para obter o documento são as mesmas de qualquer tipo de carteira de habilitação, incluindo cursos práticos e teóricos.

OUTRO ESTADO
No Rio de Janeiro, o uso da bicicleta elétrica foi regulamentado a partir de decreto publicado no "Diário Oficial" do último dia 7. A intenção é que os usuários deste tipo de transporte tenham a mesma liberdade de circulação que os condutores de bicicletas comuns.
A discussão sobre o uso de bicicletas elétricas se intensificou no Rio de Janeiro quando Marcelo Toscano Bianco foi abordado no transporte por agentes da operação Lei Seca, no dia 28 de abril.
Segundo a Secretaria de Governo, ele se recusou a fazer o teste do bafômetro numa blitz, estava sem capacete e não tinha carteira de habilitação da categoria do veículo.
Bianco foi multado em mais de R$ 1.700, recebeu 21 pontos na carteira de habilitação de automóveis e teve a bicicleta apreendida. O governo disse que esse foi o primeiro ciclo-elétrico apreendido numa blitz da Lei Seca no Rio.

Motorista que ameaçar ciclista...


14/05/2012-08h18

Motorista que ameaçar ciclista vai ser multado a partir de hoje em SP



VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Os motoristas que não respeitarem quem pedala pelas ruas da cidade de São Paulo serão multados a partir de hoje.
Dentro da nova campanha da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a favor do ciclista, os agentes de trânsito foram treinados a usar três pontos do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Aproximar-se demais da bicicleta, fechá-la ao virar à direita ou ultrapassá-la sem diminuir a velocidade será passível de multa.
A polêmica norma de respeitar os 1,5 m de distância do ciclista não será aplicada neste primeiro momento. Segundo a CET, não há como medir objetivamente a distância.
As multas com base em outros artigos do código de trânsito, adaptadas para a proteção dos ciclistas, poderão ser aplicas em todas as vias da cidade a partir de hoje.
Joel Silva/Folhapress
Ciclistas trafegam na av. Paulista em maio a carros e ônibus. Desrespeito a ciclistas será multado a partir de hoje
Ciclistas trafegam na av. Paulista em maio a carros e ônibus. Desrespeito a ciclistas será multado a partir de hoje
Mas a fiscalização será mais intensa nos pontos onde foi maior o número de acidentes com ciclistas desde 2009. Entre eles, as avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio, com 15 e 18 ocorrências, respectivamente.
André Pasqualini, ciclista e consultor de mobilidade urbana que treinou os marronzinhos, acompanhou a Folha em três pontos da cidade onde há grande fluxo de bicicletas na sexta-feira. A reportagem ficou em cada local por 20 minutos.
Na avenida Jabaquara com a Fagundes Filho, perto da estação São Judas do metrô (zona sul), seis motoristas poderiam ter sido multados, segundo Pasqualini. Pelo local, passaram 18 bicicletas.
Dois ciclistas foram ultrapassados por carros em alta velocidade. Quatro motoristas não deram a preferência na conversão à direita.
Na Paulista, por onde circularam dez ciclistas (algumas na calçada, o que é considerado infração), Pasqualini não constatou problemas.
Editoria de Arte/Folhapress
"Quando há trânsito, é mais difícil de ser perigoso para o ciclista", diz o consultor. "É que os carros trafegam com velocidade mais baixa".
Na ciclorrota de Moema (zona sul), no cruzamento entre a avenida Ibirapuera e a Rouxinol, houve apenas uma infração. Onze ciclistas passaram pela via.
A maioria partia no cruzamento antes de o semáforo abrir, com medo de serem atropelados pelos carros que iriam fazer a conversão à direita. Apenas uma manobra sujeita a multa foi observada.
O único ciclista que esperou o semáforo abrir foi fechado perigosamente por um carro que fazia a conversão à direita, e teve até de sair da ciclorrota (que fica à direita da via) para não ser atingido.
"Outro dia quase fui atropelado porque não sai no vermelho", disse Lorenzo Bagini, 35, ciclista que estava no mesmo ponto na sexta.
Para Pasqualini, no último ano, os motoristas passaram a respeitar mais as bicicletas.

Educação física com as bicicletas!


15/05/2012-07h30

Bicicleta vira 'material escolar' no interior de SP

JOÃO ALBERTO PEDRINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Bicicleta virou "material escolar" para estudantes do interior paulista. São José da Bela Vista (393 km de São Paulo) foi o primeiro município do Estado a ser beneficiado por um programa do governo federal que tem como objetivo acabar com a evasão escolar.
Na última sexta-feira (11), a pequena cidade da região de Ribeirão Preto, com pouco mais de 8.000 habitantes, recebeu as 900 bicicletas do programa Caminho da Escola.
Nesta segunda-feira (14), no primeiro dia de aula após a entrega das bicicletas, os novos veículos de transporte mudaram a rotina da cidade, segundo o inspetor de alunos Antonio Carlos Dias Feliz. "Tem muita criança pedalando pelas ruas. Elas estão animadas com a novidade. Despertou a curiosidade de todos", disse.
As bicicletas foram entregues para crianças que cursam do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental da escola municipal José Renato Nogueira Ambrósio (711 unidades).
Outras 15 foram para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) da cidade. No total, São José já recebeu 900 --174 ainda serão entregues a outros alunos da cidade.

Silva Junior/Folhapress
Estudantes com bicicletas no pátio da escola municipal José Renato Ambrósio, em São Jose da Bela Vista
Estudantes com bicicletas no pátio da escola municipal José Renato Ambrósio, em São Jose da Bela Vista
Segundo a diretora da escola, Elisabete Balan Isaac, as bicicletas vão ajudar os estudantes. "Temos alunos que andavam até cinco quilômetros para estudar. Faltavam muitas vezes. Agora, as bicicletas vão facilitar a vida de todos. Hoje já percebi uma maior presença dos alunos."
A diretora acrescentou que o programa vai ajudar, principalmente, crianças que moram na zona rural --são cerca de 70 matriculadas.

PROGRAMA
O programa do governo federal prevê a entrega de 2.542 bicicletas em seis cidades paulistas. Além de São José da Bela Vista, vão receber bicicletas Anhembi, Elias Fausto, Barretos, Monte Azul Paulista e Aparecida d'Oeste.
O programa foi criado em 2007 e tem objetivo de ampliar os meios de transportes dos estudantes através da renovação da frota de veículos escolares para reduzir a evasão escolar.
Também prevê a aquisição de ônibus e vans, mas disponibiliza também aos municípios a compra de barcos e bicicletas.
Outros Estados já foram contemplados pelo Caminho da Escola. Mais informações no www.fnde.gov.br/index.php/programas-caminho-da-escola.

E o green goal?












Cadeiras são testadas no futuro estádio do Corinthians
Cadeiras são testadas no futuro estádio do Corinthians


15/05/2012 - 06h35

Fifa diz que é crítica situação dos estádios da Copa-2014


Um documento obtido pela Folha mostra que a Fifa considera crítica a situação das obras de estádios da Copa do Mundo.
A informação está na reportagem, assinada por Juca KfouriMarcel Rizzo e Martín Fernandez, publicada nesta terça-feira. A íntegra da matéria está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
Para a Fifa, há risco de atraso, em alguma proporção, em cinco arenas. A preocupação principal é com o estádio de Natal (RN), apontado como de "alto risco" de não ficar pronto a tempo para o Mundial. Das 12 sedes, Fortaleza é a única no prazo. O panorama para a Copa da Confederações de 2013 é ainda mais crítico. A Fifa aponta atrasos em três das quatro sedes já anunciadas para a competição.
O relatório que faz um raio-X completo das obras dos 12 estádios para a Copa possui 83 páginas e tem a data de 1º de maio.

Pesquisa confirma que aumento de C02 inicia aquecimento


13/05/2012 - 10h20

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE "CIÊNCIA+SAÚDE"

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1089705-pesquisa-confirma-que-aumento-de-c02-inicia-aquecimento.shtml


Caiu um dos últimos bastiões dos que argumentam que a queima de combustíveis fósseis não aquece a Terra.

O problema, diziam os céticos, é que o CO2 liberado por essa queima não parecia ser o causador de mais calor no planeta em épocas geológicas anteriores. A ordem parecia ser inversa: primeiro a Terra esquentava e só depois a atmosfera recebia mais CO2.
"A aparente contradição tem a ver com a maneira como a neve se deposita", afirma o paleoclimatólogo Cristiano Chiessi, da USP.
Explica-se: os principais registros sobre o clima do passado vêm de cilindros de gelo obtidos na Antártida. Em lugares de neves eternas, essa "biblioteca" gelada alcança centenas de milênios.
A composição do gelo dá pistas sobre a temperatura na época em que a neve caiu, enquanto bolhas de ar presas na massa gelada indicam quanto CO2 havia no ar.
"O problema é que essas coisas acontecem em ritmo diferente. Quando a neve cai, ela fica muito tempo permeável ao ar acima dela. Demora para as bolhas se formarem", diz Chiessi.
Resultado: os modelos indicavam que o ar preso nas bolhas sempre é mais "novo" que o gelo ao lado. Assim, não dava para saber qual tinha sido a ordem dos acontecimentos, num verdadeiro problema de ovo e galinha.
Um artigo na revista "Nature" do mês passado, assinado por Jeremy Shakun, da Universidade Harvard, contornou isso unindo os dados da Antártida a outros registros pelo mundo. A pesquisa mostra que, no fim da última era glacial, a ordem foi mesmo mais CO2 primeiro e temperatura aumentada depois.
Detalhe importante: em cem anos, os níveis de CO2 atmosféricos aumentaram na mesma proporção que todo o incremento em 10 mil anos no fim da última fase glacial.
O que uma mudança dessas pode causar além de mais calor? Uma pista está num estudo coordenado por Maria Assunção da Silva Dias, também da USP, que viu um aumento de um terço na chuva da Grande São Paulo em menos de um século.
Boa parte disso tem a ver com fatores naturais e com o excesso de prédios da metrópole. "Mas a mudança lembra um ensaio do que se espera que venha no futuro, com mais eventos extremos", diz Silva Dias -como tempestades na estação seca, antes inexistentes, e mais temporais como um todo.

Videoaulas, entrevistas e debates sobre Direito Ambiental



Direito Ambiental






O JurisWay pesquisou e selecionou vídeos gratuitos para você. 


São videoaulas, entrevistas e debates sobre temas jurídicos organizados por área e por tema.

Atenção:
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STF proíbe importação de pneus para recauchutagem (1 video)








Direito Ambiental - STF proíbe importação de pneus para recauchutagem .





Depois de várias decisões temporárias da Justiça autorizando a importação de pneus usados para recauchutagem, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu proibir a entrada desses pneus no Brasil e a Câmara dos Deputados estuda a aplicação de multa para quem desrespeitar a nova regra. Enquanto isso, a indústria de pneus remoldados protesta.



O relatório da Comissão de Meio Ambiente da Câmara - com multa de R$ 400 para quem importar pneu velho - ainda precisa ser analisado pela Comissão de Justiça e pelo Plenário.





Outros temas:



A Constituição e o Meio Ambiente (6 videos)


Direito Ambiental - (30 videos)

Estudo Prévio de Impacto Ambiental (6 videos)

Política Nacional do Meio Ambiente (6 videos)

Princípios do Direito Ambiental - (6 videos)

Responsabilidade Civil Ambiental (6 videos)

SISNAMA (6 videos)

Unidades de Conservação (6 videos)




Importante: 

1 - A disponibilização dos vídeos é feita com uso das ferramentas do YouTube, um dos maiores portais de vídeo da internet. Entretanto, o acesso ao YouTube muitas vezes é bloqueado em ambientes corporativos, como redes de empresas e órgãos públicos. Em computadores conectados a redes bloqueadas infelizmente não é possível acessar os vídeos. 



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