sexta-feira, 4 de maio de 2012

Jardim vertical


Arquiteto japonês constrói casa semelhante a jardim vertical em Tóquio


Postado em 02/05/2012 às 18h00
A residência, vista de fora, se confunde com um jardim vertical. l Foto: Ryue Nishizawa
Em meio aos grandes edifícios de Tóquio o arquiteto Ryue Nishiziwa criou uma casa que mais parece um jardim vertical. Em um terreno estreito e plano, a residência lembra um santuário, trazendo o verde literalmente para dentro de habitação.
A casanão possui nenhuma fachada exterior, ela é forrada apenas por vasos de plantas. A divisão interna é feita por divisórias de vidro e cortinas de tecido. Os andares da casa não possuem paredes internas, deixando-a com planta aberta e livre. Os pisos são separados por lajes de concreto com recortes circulares para uma escada central, que liga todos os pavimentos.
A residência possui quatro andares. No térreo estão localizadas a sala de estar e a cozinha. No primeiro andar, o primeiro quarto. No segundo andar está o banheiro. Logo após, outro quarto. Na cobertura ainda existe um terraço com um pequeno quarto extra que pode servir tanto como depósito como quarto de hóspedes.
Todos os andares são ajardinados. Desta forma, parece que a casa está realmente em uma região ao ar livre e arborizada. Por não possuir fachada externa, a luz penetra para dentro da casa durante o dia nutrindo as plantas e auxiliando a economia de energia.
O lar foi mobiliado de acordo com a arquitetura japonesa minimalista, que utiliza apenas objetos essenciais. A residência, vista de fora, se confunde com um jardim vertical. A estrutura aberta contrasta com a metrópole em expansão de Tóquio e se destaca como um lembrete de que a densidade urbana não tem que significar o sacrifício do ar puro e dos espaços abertos.
Ryue Nishiziwa é vencedor do PrêmioPritzker, o mais importante prêmio de arquitetura do mundo. Ele é conhecido por suas expressões sobre o espaço natural na arquitetura.

Com informações do site Inthralld.
Redação CicloVivo
Leia também

Limpa Brasil chega a Diadema e São Bernardo no dia 6


http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/342701/limpa-brasil-chega-a-diadema-e-sao-bernardo/

quinta-feira, 3 de maio de 2012 21:57 

Da Redação
Diadema e São Bernardo recebem neste domingo (6) o movimento Limpa Brasil Let´s do it!. Na ocasião, voluntários sairão às ruas para retirar resíduos sólidos descartados irregularmente nas vias públicas. No ABC a ação já foi realizada em Mauá em Santo André, quando 19 toneladas de lixo foram recolhidas no dia 15 de abril.
Os voluntários podem se cadastrar pelo site www.limpabrasil.com e fazer a inscrição para receber orientações por e-mail. O voluntário poderá retirar nesta sexta-feira (4), em qualquer agência do Banco do Brasil de Diadema e São Bernardo, kit com luvas e sacos confeccionados com matéria-prima renovável, produzidos e cedidos pelas empresas Braskem e Embalixo.
No dia 6 o participante deverá sair de sua casa para recolher o lixo que foi jogado fora do lixo, dando preferência aos materiais recicláveis (menos vidro, entulho e metais pesados). Em seguida, os resíduos deverão ser levados a um dos Pontos de Entrega do movimento. Acesse www.limpabrasil.com/diadema e www.limpabrasil.com/saobernardo para conferir esta lista.
O movimento acontecerá das 8h às 14h. Em Diadema a concentração será às 10h30 na Praça Serraria (avenida Lico Maia com avenida Rotary) em evento promovido pela Prefeitura. A abertura oficial do evento em São Bernardo será às 8h30 no Ecoponto do bairro dos Casa, localizado na avenida Capitão Casa, 687.


Let´s do it!

O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. A principal meta é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.

UNEP - SBCI 2012 AGM e Simpósio Eficiência no Uso de Recursos e Economia Verde: Oportunidades para Edifícios e Cidades Sustentáveis



O Sustainable Buildings and Climate Initiative (SBCI), entidade ligada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), sediará seu simpósio anual de 2012 na cidade de São Paulo. O evento está sendo organizado juntamente com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável - CBCS, Sindicato da Habitação - Secovi-SP, Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo – SH, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente - SVMA, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU e o Ministério das Cidades – Mcidades. 

A programação do evento conta com diferentes atividades para cada dia:

• 12 – AGM: reunião restrita a membros do SBCI;
• 13 – Simpósio aberto ao público: nesse dia o evento será aberto e gratuito, no formato de painéis temáticos compostos por especialistas das diversas áreas 
• 14 – Visita guiada: restrita a membros do SBCI.

O simpósio do dia 13 de junho será realizado no Sesc-Pinheiros e trará como tema Eficiência e Economia Verde: Oportunidades para Edifícios e Cidades Sustentáveis. O simpósio receberá palestrantes de todo o mundo para abordar temas relacionados ao setor de construção e seu impacto em energia, uso de recursos naturais, economia verde e visão geral sobre objetivos do desenvolvimento sustentável no setor.

Agendado para preceder a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a ser realizada no Rio de Janeiro nos dias 20 a 22 de junho, o evento será uma grande plataforma para especialistas e tomadores de decisão, em nível local, nacional e internacional, apresentarem e discutirem oportunidades relevantes para promoção e avanço do desenvolvimento sustentável no setor de construção. Um destaque para o evento é o painel sobre o papel das cidades na promoção de construções sustentáveis. O simpósio atrairá representantes de ministérios, ONGs, institutos de pesquisa, associações profissionais e indivíduos do setor público e privado. 

  • Por que participar?

    • Envolva-se, compartilhe e aprenda sobre soluções integradas de vanguarda aos desafios urbanos interconectados que enfrentamos
    • Amplie sua rede de contatos
    • Discuta as diferentes experiências de diversos países

  • Publico alvo:

    • Arquitetos, engenheiros e projetistas;
    • Profissionais, pesquisa e desenvolvimento;
    • Construtores, Incorporadores;
    • Fabricantes de materiais, componentes e equipamentos;
    • Agentes Financeiros;
    • Representantes de entidades profissionais, empresariais, terceiro setor e governamentais;
    • Formuladores de políticas públicas e de fomento à pesquisa;
    • Docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia civil, arquitetura e áreas afins.

3/Maio/2012

Simpósio em São Paulo discute construção sustentável


Evento organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente acontece dia 13 de junho


Da Redação

Estão abertas as inscrições para o simpósio "Eficiência no Uso de Recursos e Economia Verde: Oportunidades para Edifícios e Cidades Sustentáveis", criado pelo SBCI (Sustainable Buildings and Climate Initiative), entidade ligada ao Unep (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). O evento ocorrerá no dia 13 de junho, no Sesc-Pinheiros, na cidade de São Paulo, e faz parte da reunião anual da organização, que será constituída também por uma assembleia - restrita a membros do SBCI - no dia anterior.
Os temas destacados no simpósio têm como objetivo debater o papel do setor de construção na eficiência das cidades, economia verde e a influência de ferramentas e políticas públicas na promoção de construções sustentáveis, com a apresentação de iniciativas aplicadas em outras partes do mundo.
Coorganizado pelo CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável),  pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), pelo Ministério das Cidades, pela Secretaria da Habitação do Governo do Estado de São Paulo, pelo CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e pela SVMA (Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente), com o apoio institucional do Sesc-SP e apoio local da Viação Metropolitana, o evento pretende atrair representantes de ministérios, ONGs, institutos de pesquisa, associações e profissionais do setor público e privado.


Serviço
Reunião anual da Unep-SBCI (United Nations Environment Programme-Sustainable Buildings and Climate Initiative)
Tema do simpósio: Eficiência no Uso de Recursos e Economia Verde: Oportunidades para Edifícios e Cidades Sustentáveis
Data: 13 de junho de 2012
Horário: das 9h00 às 18h30
Local: rua Paes Leme, nº 195, Sesc-Pinheiros - São Paulo
Telefone: 11 3095-9400
Evento aberto ao público

Vazamento de chorume


30/04/2012 08h56- Atualizado em 30/04/2012 08h56

Vazamento de chorume leva polícia ao Aterro Pajoan, na Grande SP

Cetesb ainda avalia os impactos ambientais em Itaquaquecetuba.
Aterro poderá receber uma nova multa.




O Aterro Pajoan, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, voltou a apresentar problemas neste fim de semana. Houve vazamento de chorume -- líquido gerado a partir da decomposição do lixo. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) avalia os impactos ambientais e calcula o valor da multa que será aplicada à empresa que administra o aterro.
Moradores registraram quando um rio de chorume vazava pela passagem de pedestres, que fica atrás do Aterro Pajoan. “Quando eles viram o que estava acontecendo, que a gente começou a flagrar tudo, aí eles começaram a vir com as máquinas aqui para baixo e começaram a tirar”, conta o motorista Rogério Seleti.
Máquinas da empresa tentavam conter o vazamento quando a Polícia Ambiental chegou ao local. Segundo os moradores, o chorume vazou durante três horas e boa parte dele foi parar dentro do Córrego do Taboãozinho.
Para Milton Campos, engenheiro da Cetesb, a forte chuva de sábado (28) contribuiu para encharcar o solo do aterro. O volume de chorume aumentou e acabou vazando de um dos três tanques de contenção do aterro, que já apresentava problemas. “Um erro de manobra interna dos operadores do aterro ocasionou um aumento de volume no tanque, que atingiu uma tubulação. Caiu em uma caixa, que estava danificada por falta de manutenção, e atingiu a via pública e o corpo d’água”.

Você sabia? Multa nada sustentável!


03/05/2012 08h44- Atualizado em 03/05/2012 09h25

Lei Seca apreende bicicleta elétrica e multa condutor em mais de R$ 1,7 mil

Segundo governo do Rio, ele se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Condutor também recebeu 21 pontos na carteira.


Do G1 RJ

O condutor de uma bicicleta elétrica foi multado numa blitz da Lei Seca na Rua Francisco Otaviano, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Segundo a Secretaria de Governo, Marcelo Toscano Bianco se recusou a fazer o teste do bafômetro, estava sem capacete, não tinha Carteira Nacional de Habilitação da categoria do veículo e teve a bicicleta apreendida. Por causa das infrações, o condutor foi multado em mais de R$ 1,7 mil e recebeu 21 pontos na carteira. Ele pode ainda ter a suspensão do direito de dirigir.

O fato aconteceu no sábado (28), quando Marcelo voltava de bicicleta para casa por volta das 4h conforme noticiou a Rádio CBN, mas só foi confirmada nesta manhã pela Secretaria de Governo.



Confira a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Governo:


"Marcelo Toscano Bianco foi abordado por agentes da Operação Lei Seca, na madrugada de 28 de abril (sábado), durante blitz realizada na rua Francisco Otaviano, em Copacabana. O condutor estava em um ciclo-elétrico, que segundo a Resolução nº 315, Art 1º, se equipara a um ciclomotor (veículo cuja velocidade não ultrapasse 50 km), e por isso, segue a legislação do mesmo. O artigo 129 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que os ciclomotores deverão ter o seu registro e licenciamento regulamentados pela legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários. Entretanto, é necessário que o condutor tenha habilitação compatível com veículo conduzido, além da utilização de equipamento de segurança, independentemente da lacuna que possa existir no processo de registro do ciclomotor. Marcelo Bianco se recusou a fazer o teste do etilômetro, sofrendo as seguintes sanções administrativas: multa de R$957,70 e perda de 7 pontos na carteira. Ele também foi autuado por estar com Carteira Nacional de Habilitação de categoria diferente do veículo conduzido, sofrendo perda de 7 pontos na carteira e multa de R$ 574,62. O condutor estava sem capacete e recebeu multa de R$ 191,54, perda de mais 7 pontos na carteira e pode ter a suspensão do direito de dirigir. O ciclo-elétrico é proibido de trafegar em ciclovia."


Só agora?


12/Abril/2012

Comissão do Meio Ambiente aprova Projeto de Lei que exige obras sustentáveis para a Olimpíada de 2016


PL 6364/09 torna obrigatória a adoção de medidas para o uso racional dos recursos naturais em construções públicas ou financiadas com recursos da União



Aline Rocha


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou ontem (11) o Projeto de Lei 6364/09, criado pelo Deputado Sarney Filho (PV-MA), que torna obrigatória a adoção de medidas ecologicamente sustentáveis nas obras de infraestrutura da Olimpíada de 2016, sediada no Rio de Janeiro. 

Algumas das medidas estabelecidas no PL são o aproveitamento da luz natural em projetos arquitetônicos, uso racional dos recursos naturais e sistemas que privilegiem transportes públicos movidos a eletricidade ou bicombustível. 

As exigências são para obras executadas pelo Poder Público ou por empreendimentos beneficiados com recursos financeiros da União ou com financiamentos do BNDES. O texto também determina que, no processo de escolha para novas edificações, os projetos com luminosidade natural e que promovam economia de água e luz terão prioridade. 

O PL, que está em tramitação desde 2009, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). O texto completo do Projeto de Lei pode ser consultado no site da Câmara dos Deputados