sexta-feira, 20 de abril de 2012

Conheça a "pegada ecológica"


São Paulo terá pegada ecológica

DE SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/1078427-sao-paulo-tera-pegada-ecologica.shtml


O WWF-Brasil, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo assinam amanhã (20/4) uma parceria para a realização do cálculo e do estudo da Pegada Ecológica do Estado e da cidade de São Paulo.
A Pegada Ecológica de um país, Estado, cidade ou pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas terrestres e marinhas necessárias para sustentar determinado estilo de vida. É uma forma de traduzir, em hectares, a extensão de território que uma pessoa ou sociedade utiliza para moradia, alimentação, transporte e consumo.
O resultado do trabalho servirá para ajudar no planejamento e na gestão pública, mobilizar a população para rever seus hábitos de consumo, além de estimular empresas a melhorarem suas cadeias produtivas.
O cálculo já é feito por países e começa a ser realizado também em cidades. No ano passado, o WWF-Brasil realizou o estudo da Pegada Ecológica de Campo Grande (MS), primeira cidade brasileira a ter este cálculo, em parceria com o governo municipal e os parceiros locais.
Em São Paulo, o trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a prefeitura e com o governo do Estado, e com o apoio da Ecossistemas e da GFN (Global Footprint Network).