sexta-feira, 13 de abril de 2012

Norma de esquadrias passa por revisão


10/Abril/2012
http://www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais/norma-de-esquadrias-passa-por-revisao-255944-1.asp 

Comissão de estudos também trabalha no desenvolvimento de diretrizes para a atribuição de um selo de desempenho acústico


Aline Rocha





Marcos Lima
Até o próximo mês a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) deve disponibilizar para consulta nacional as partes 4 e 5 da NBR 10821, norma geral para o uso de esquadrias externas. Esta norma foi dividida em cinco partes, sendo que a primeira, segunda e terceira já foram revisadas em fevereiro de 2011. Agora, passam por revisão as duas últimas partes, que tratam dos itens de desempenho acústico, térmico, iluminação natural e funcionalidade, além de condições para contratação do produto, condições para aterramento nas edificações e requisitos de limpeza e manutenção.


A NBR 10821 também deve fornecer as diretrizes para a atribuição de um selo de desempenho acústico das esquadrias, de modo a atender a NBR 15575 - Desempenho das Edificações, também em fase de revisão. "Toda esquadria deverá ser fornecida com uma informação de atendimento à ABNT NBR 10821 e qual é o seu índice de redução sonora ponderado - Rw (dB). Com base nesse número, o construtor ou usuário poderá escolher a esquadria ideal em termos de desempenho acústico para a edificação em questão e nível de ruído externo existente",  explica a engenheira Fabiola Rago, coordenadora do grupo de estudos da norma.


Segundo a comissão de estudos de esquadrias, serão quatro níveis de classificação: o nível A para o produto de melhor desempenho, com Rw acima de 30dB. No nível B, estarão aquelas com isolamento entre 24 e 30 dB e no C, as esquadrias entre 18 e 24 dB. As esquadrias que receberem a classificação D (abaixo de 18 dB) deverão se adequar às exigências, pois esta classificação deixará de existir em dois anos. Esta medida pretende atentar os consumidores e os próprios construtores a respeito da qualidade das esquadrias que vão adquirir. Os detalhes com relação à atribuição do selo, porém, ainda não estão definidos.

Sacola!


Autor: Desconhecido, está na rede...