segunda-feira, 26 de março de 2012

Parque Linear Engenheiro Werner Zuluaf - Tiquatira e a ciclofaixa


Futura PressHá sinalização delimitando a área destinada para a circulação das bicicletasHá sinalização delimitando a área destinada para a circulação das bicicletas


Começa a funcionar hoje a Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste, com 14 quilômetros de extensão (7 km em cada sentido). Ela foi implantada ao longo da avenida Governador Carvalho Pinto onde está situado o Parque Linear Engenheiro Werner Zuluaf - Tiquatira, passando também pelas Avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid. Ela será ativada sempre aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h.
Essa é a segunda ciclofaixa inaugurada pela Prefeitura neste mês. A outra, com 6 quilômetros de extensão (3 Km em cada sentido), é a Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte, que liga  a Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira ao SESC Santana, permitindo acessar também o Parque da Juventude.
A Prefeitura também irá inaugurar em breve a Ciclovia Braz Leme, também na Zona Norte. Ela está sendo construída ao longo do canteiro central da Avenida Braz Leme, desde a Rua Marambaia até a Avenida Santos Dumont. O circuito totaliza 6 quilômetros de pistas próprias e vai preservar o espaço de caminhadas.
Para a Ciclofaixa inaugurada hoje, como nas demais, foi implantada sinalização delimitando a área destinada para a circulação das bicicletas. Nas vias que compõem o percurso da ciclofaixa a velocidade máxima veicular será regulamentada em 40  Km/h durante o horário de funcionamento da ciclofaixa. É proibida a utilização da ciclofaixa por pedestres, patinadores e skatistas.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou, ao longo de 2011, 86,5 quilômetros de malha cicloviária em toda a Cidade. A malha cicloviária da Capital totaliza 133,5 quilômetros de extensão, divididos entre Rota de Bicicleta, Ciclovia, Ciclofaixa de Lazer, Ciclofaixa Definitiva.

Dia Mundial do Meio Ambiente



Por Pnuma Brasil


Dia Mundial do Meio Ambiente


Sábado, 24 de Março de 2012

PNUMA lança site oficial em português para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Brasil sediará as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012. Material informativo e de divulgação já pode ser acessado online e em português. 


http://www.ecoagencia.com.br/?open=noticias&id=VZlSXRVVONlUspFRT1GeWJFbKVVVB1TP









O Dia Mundial do Meio Ambiente, também conhecido como “WED”, é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A cada ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) escolhe um país para receber as celebrações globais do WED. Este ano, o país-sede do WED será o Brasil, que também receberá, duas semanas depois, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Para incentivar a participação popular mundial em iniciativas em prol do planeta, o PNUMA lançou um site especial para o Dia Mundial do Meio Ambiente (www.unep.org/portuguese/WED), com conteúdo informativo sobre o tema deste ano (Economia Verde: Ela te inclui?), sobre o país-sede e suas iniciativas ambientais, os concursos promovidos pelo Pnuma e seus parceiros, eventos que acontecerão em todo o planeta em celebração ao WED e instruções de como participar. Também é no site do WED que o Pnuma lança, em primeira mão, vídeos e fotos dos nossos Embaixadores da Boa Vontade e de outras celebridades nacionais e internacionais que participam ativamente desse movimento global.

O site já está disponível em quatro dos seis idiomas oficiais da ONU (inglês, espanhol, francês, russo, árabe e chinês), além do Português. Por meio do site, é possível fazer o download da logo oficial do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012, de banners e de layouts para a produção de produtos de campanha. Além disso, ao acessar a seção “Celebrar o WED”, o visitante pode cadastrar suas iniciativas e atividades para a semana do meio ambiente na agenda internacional do WED. A nossa meta é registrar o maior número de atividades da história dessa celebração e conscientizar o maior número possível de pessoas de todo o mundo sobre a importância da economia verde e do desenvolvimento sustentável para as pessoas e o planeta.






Site do WED: www.unep.org/portuguese/WED
Site do PNUMA Brasil: www.pnuma.org.br
Twitter: www.twitter.com/PNUMABrasil
Facebook: www.facebook.com/PNUMABrasil
You Tube: www.youtube.com/PNUMABrasil




Pnuma Brasil/EcoAgência

Terra


Terra se formou por colisão de vários tipos de meteoritos, dizem cientistas

Descoberta contraria informação de que apenas uma espécie de rocha havia originado o planeta

23 de março de 2012 | 16h 32

Efe
PARIS - Uma equipe de cientistas franceses descobriu que a formação da Terra, contrariamente ao pensado até agora, não aconteceu pela colisão de um só tipo de meteorito, segundo informou nesta sexta-feira, 23, o Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) da França.
Nova descoberta abre novos caminhos para a análise da origem do planeta - Arquivo/AE
Arquivo/AE
Nova descoberta abre novos caminhos para a análise da origem do planeta
O grupo de especialistas analisou isótopos de silício terrestre e outros materiais procedentes de diferentes condritas de enstatita, o tipo de meteorito mais frequente dos caídos no planeta. Esta nova descoberta, segundo o CNRS, não resolve de maneira completa a questão sobre a origem da Terra, mas abre uma via interessante de análise.
A suposição inicial de que a Terra surgiu a partir de um só tipo de condritas tinha sido consequência da "surpreendente semelhança" entre a composição isotópica das mostras terrestres analisadas e a dessas condritas. Mas no estudo viu-se que se o núcleo terrestre procedesse da soma de um único tipo de condrita a temperatura de formação do magma no centro do planeta seria de 1,5 mil graus Kelvin, muito inferior aos 3 mil graus que indicam os modelos anteriores.
A pesquisa, cujos resultados foram publicados nesta sexta também na revista científica Science, revela igualmente que os isótopos de silício medidos em rochas terrestres e lunares eram similares. Isto sugere, segundo as conclusões, que o material que compõe o corpo da Lua fez parte do núcleo terrestre antes de ela se formar, o que reforça a teoria que o satélite originou-se devido à colisão de um protoplaneta contra a Terra.