sábado, 24 de março de 2012

PET SHOW- II Feira Internacional de Animais e Produtos Pet


PET SHOW-  II Feira Internacional de Animais e Produtos Pet
dias 24 e 25 das 10h00 às 19h00 
Aberto ao Público - Entrada Gratuita  

Transporte Gratuito!

Estação do Metrô Jabaquara
As " Vans" sairão da Rua Nelson Fernandes, nº 400
(Em frente ao Posto de Gasolina)
Horário: 08h00 às 21h30

24/03/2012 - 08h00

Feira sobre bichos de estimação tem shows e concurso de beleza

FILIPE OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA 


De um lado, gatos ostentam seus pedigrees e esperam um possível dono -que pague R$ 2.500 para levá-los para casa. Do outro, um rapaz ostenta uma camisa vermelha com o slogan "Não compre, adote" e mostra bichanos trazidos da rua.
A cena se passa na Feira Pet Show, eventou que será aberto ao público hoje e trará novidades e atrações para quem gosta de animais de estimação.
Entre as atrações estarão um concurso de beleza para gatos. A votação terá uma categoria aberta ao público e outra definida pelo voto de jurados.
Durante o dia, também será possível assistir a cachorros em demonstrações de "agillity", esporte canino em que o animal deve percorrer um circuito com obstáculos no menor tempo possível.
E, como ter animais é muito mais do que apenas dar ração e levar para passear, estarão à venda no evento vestidos com fru-fru e bijuterias, shampoos e condicionadores e até uma cama em formato de cupcake, onde o cachorro entra como se fosse uma cabana.
Para corajosos: um stand de animais exóticos tem jiboias para pegar e colocar no pescoço. Com direito a foto de recordação.

FEIRA PET SHOW
QUANDO: Hoje e amanhã, das 10h às 19h
ONDE: Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5)
QUANTO: Entrada gratuita

Ciclovia fechada para obras... Lamentamos o transtorno.


22/03/2012 - 18h26

Fechamento da ciclovia do rio Pinheiros causa revolta em ciclistas


fechamento da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) por nove domingos também vai fechar a ciclovia do rio Pinheiros, paralela à linha. Mas, além dos domingos, a via para bicicletas ficará fechada às segundas-feiras.
De acordo com a empresa, o fechamento será necessário por segurança. Carros, caminhões e equipamentos usarão a ciclovia nos domingos para o trabalho de modernização da linha férrea. Nas segundas, haverá limpeza e manutenção.
Eduardo Knapp-8.out.10/Folhapress
Ciclovia da marginal Pinheiros, que ganhou mais 5 km de extensão e três novos acessos no dia 9 de fevereiro
Ciclovia da marginal Pinheiros, que ganhou mais 5 km de extensão e três novos acessos no dia 9 de fevereiro

O anúncio do fechamento causou revolta entre ciclistas nesta quinta-feira. Pelo Twitter, entusiastas da bicicleta reclamaram da medida.
"Aí o ciclista pega a marginal porque a ciclovia está fechada e ele que é imprudente", afirmou Ricardo Yasuda (@shadowmaru ).
"Definitivamente a 'ciclovia' da marginal é um parque ciclístico. Controle de acesso, horário de funcionamento e agora, fecha para obras", escreveu João Lacerda (@Lacerdices ).
É frequente entre cicloativistas a crítica de que a ciclovia do Pinheiros, por ter poucos acessos e horário de funcionamento, não pode ser usada por quem tem a bicicleta como meio de transporte, além do lazer.
Aline Cavalcante (@pedaline ) também criticou o fechamento aos domingos. "Ainda mais porque o fechamento vai ser num dos dias da semana que mais tem gente pedalando por lá", opinou
Pelo seu Twitter (@CPTM_oficial ), a CPTM respondeu aos ciclistas "lamentando o transtorno".
"Nos dias úteis, a linha 9 transporta 500 mil usuários, e, aos domingos 100 mil, enquanto a média de ciclistas aos domingos é de 2.000", afirmou a empresa.

Desmatamento zero!


22/03/2012 - 19h52

Greenpeace propõe lei para zerar desmatamento

CLAUDIO ANGELO
ENVIADO ESPECIAL A MANAUS

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1065842-greenpeace-propoe-lei-para-zerar-desmatamento.shtml


A ONG ambientalista Greenpeace lançou nesta quinta-feira em Manaus um projeto de lei de iniciativa popular para zerar o desmatamento no Brasil.
A partir da semana que vem, o navio Rainbow Warrior-3, da organização, navegará de Manaus ao Rio de Janeiro para coletar 1,4 milhão de assinaturas de eleitores. Este é o número mínimo necessário para que uma lei popular seja apreciada pelo Congresso, como aconteceu com a Lei da Ficha Limpa, sancionada neste ano.
Organizações sociais como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o MST também iniciarão a coleta de assinaturas em igrejas e assentamentos rurais.
A taxa de desmatamento na Amazônia hoje é de cerca de 7.000 km2 por ano. O Basil se comprometeu, durante a conferência do clima de Copenhague, a reduzir a velocidade da devastação em 80% até 2020 em relação à média histórica.
Isso significa que só na Amazônia, em 2020, o corte legal de floresta deverá ser de 3.000 km2 por ano, no máximo --o equivalente a "apenas" duas cidades de São Paulo. A meta para o cerrado, principal polo de expansão da agropecuária no país, é de 40% de redução até 2020.
O diretor do Greenpeace na Amazônia, Paulo Adário, disse esperar que a lei seja submetida à Câmara dos Deputados em 2014, quando começa a próxima legislatura. "Nós estamos propondo uma iniciativa para os eleitores lutarem contra o desmatamento", afirmou.
"Nos debates do Código Florestal a gente viu um divórcio entre a população brasileira, já que pesquisas mostraram que 94% dos brasileiros são contra mudanças no código, e os tomadores de decisão no Congresso."
O projeto de lei tem cinco artigos: o primeiro institui o desmatamento zero, "com a proibição da supressão de florestas nativas em todo o território nacional". As exceções são desmates autorizados por razões de segurança nacional, utilidade pública, interesse social e de baixo impacto. As definições de cada exceção serão definidas por ato do Poder Executivo.
Também ficariam isentos da proibição, por um período de cinco anos, os agricultores familiares. O prazo está condicionado à implementação de programas de assistência técnica que permitam ao pequeno agricultor produzir mantendo suas florestas.
O último artigo revoga disposições em contrário --ou seja, altera o Código Florestal, que regula a supressão de vegetação em florestas nativas. O limite de 20% da área de uma propriedade na Amazônia que é passível de desmatamento legal, por exemplo, passa a ser zero.
"Os deputados e senadores fizeram uma lei para o desmatamento", disse Adário, em alusão à reforma no Código Florestal em fase final de tramitação no Congresso. "Nós estamos fazendo uma lei para as florestas."
O procurador da República do Pará Felício Pontes disse que a proposta é um "teste de maturidade" para o país. "Esta geração conseguiu a proeza de desmatar 20% da Amazônia. Mas o pior é que isso não se reveteu em desenvolvimento", disse, mencionando o fato de que o IDH amazônico é "o menor do país".

ARMA SECRETA
A campanha lançada em Manaus usará ainda um instrumento mais persuasivo do que hippies e padres estendendo petições: Camila Pitanga.
A beldade (e outras celebridades, como Marcos Palmeira) estrelará uma propaganda na internet (www.greenpeace.org.br) na qual, juntamente com outra Camila Pitanga, uma enfermeira do Rio, pede aos espectadores que assinem o pedido de criação da lei.
Os comerciais foram produzidos pela Conspiração Filmes, do cineasta Fernando Meirelles.

Parque das Dunas pode ser atingido por obra


http://tribunadonorte.com.br/noticia/parque-pode-ser-atingido-por-obra/215779

Publicação: 24 de Março de 2012 às 00:00

A obra de reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire ainda nem saiu do projeto inicial e já causa polêmica. O estudo preliminar, ainda em fase de elaboração, propõe a construção de uma ciclovia e modificação do calçadão existente no local. O que não foi explicado ainda, é se as intervenções vão ocupar parte do Parque das Dunas. O Ministério Público (MP) acompanha a discussão e aguarda a realização de audiências públicas para discutir o problema.
Ana SilvaFaixa de terra do Parque das Dunas, ao longo da avenida Roberto Freire, deve ser ocupada com novo projeto da obra de mobilidade

Faixa de terra do Parque das Dunas, ao longo da avenida Roberto Freire, deve ser ocupada com novo projeto da obra de mobilidade

A secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) entregou, essa semana, o projeto de intervenção da avenida ao Grupo Especial de Acompanhamento das Obras e Atividades da Copa 2014. Segundo Márcio Luiz Diógenes, promotor da 12ª Promotoria de Justiça e membro do Grupo, antes das máquinas furarem o primeiro buraco na avenida, é preciso uma série de debates com a sociedade. "A Lei nº 12.587, sancionada em janeiro deste ano, traz uma série de diretrizes com relação às obras de mobilidade urbana. A participação popular na discussão do que deve ser feito nas nossas ruas e avenidas é essencial", explicou. 

O promotor disse ainda que precisa estudar o projeto apresentado pela SIN com cautela para saber se algum espaço do Parque das Dunas será mesmo utilizado. "Numa primeira conversa, informal, os técnicos da SIN disseram que uma faixa de terra seria usada para construir uma ciclovia. Vamos ver isso com mais atenção", disse. A titular da SIN, Kátia Pinto, afirmou que não será necessário utilizar o espaço do Parque. "Não vamos mexer naquela área. O que será usado na verdade já é ocupado pelo calçadão existente. Vamos fazer uma ciclovia somente", informou.

A dúvida chama atenção pela importância do Parque das Dunas para a cidade. A área pertence ao Estado e parte dela está cedida ao Exército Brasileiro. Até o momento, a SIN não solicitou nenhuma licença ambiental para a intervenção na Roberto Freire. Segundo Jamir Fernandes, diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), o Parque das Dunas é uma Área de Conservação Ambiental, Proteção Integral e Uso Restrito. Mesmo assim, existe a possibilidade de uso do local. "Mas para tanto, é necessário que se faça um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para analisar se essa intervenção é mesmo possível", disse. "A construção de uma ciclovia ou uma passagem de pedestres, com o mínimo de impacto ambiental, é possível", completou. 

Kátia Pinto disse que a SIN está aguardando que o estudo da obra esteja inteiramente pronto para convocar a população para as audiências públicas. "Vamos convocar a sociedade. Esse estudo não está fechado. Vamos debatê-lo". Ainda de acordo com a secretaria, a obra não prevê a desapropriação de nenhum imóvel na região. 

A nova Engenheiro Roberto Freire, será uma via expressa de 4 km, com doze pistas - o dobro das existentes no traçado atual. Incluída na matriz de responsabilidade da Copa 2014, a obra vai custar R$ 220 milhões. Esse valor, definido no Projeto Executivo, é quase quatro vezes maior que o previsto no projeto básico (R$ 57 milhões). As novas pistas serão construídas em túneis. "Estou esperando o projeto das desapropriações ficar pronto. O que posso adiantar é que não haverá desapropriação de imóvel de particular. O máximo que pode ocorrer são algumas entradas em calçadas", explicou Kátia.

Para tocar o projeto da reestruturação da Roberto Freire, a SIN teve que se adequar a algumas exigências do Ministério das Cidades. Foram incluídos ciclovias e o corredor exclusivo para ônibus. O que acabou aumentando o número de pistas - antes estava previsto 10 faixas - e, por consequência, o aumento do custo.




Qualidade da água em 11 Estados

23/03/2012 - 13:37

No Dia Mundial da Água a SOS Mata Atlântica apresenta resultados de análises de água em 11 Estados brasileiros



Foram avaliadas amostras de Estados do CE, PI, BA, SP, MG, ES, RJ, MS, RS, PR e SC.
Rios de 11 Estados brasileiros foram analisados pela equipe do projeto itinerante “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. No total, foram realizadas 49 avaliações, de janeiro de 2011 a março de 2012. Entre os rios avaliados, nenhum obteve resultado satisfatório. A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.
Dos 49 corpos d’água monitorados, 75,5% foram classificados como “regular” e 24,5% no nível “ruim”. Nenhum dos pontos de coleta conseguiu a soma necessária para alcançar os níveis “bom” ou “ótimo”.
As análises que tiveram o melhor resultado foram as do Rio Santa Maria da Vitória, em Vitória (ES); Rio Paraíba do Sul, em Resende (RJ); Bica da Marina, em Angra dos Reis (RJ); Arroio Jupira, em Foz do Iguaçu (PR); e do Rio Camboriú, na cidade de Balneário Camboriú (SC), todas com 33 pontos.
Os resultados mais baixos ficaram para os rios Criciúma, na cidade de Criciúma (SC), com 23 pontos, e o Itapicuru Mirim, em Jacobina (BA), com 24 pontos.
“Desde maio de 2009 o projeto tem realizado análises como estas e ainda não chegamos a um rio classificado ao menos como bom. Se compararmos os resultados atuais com os anteriores, verificamos que não há grandes mudanças, o que mostra a necessidade de ações que contribuam para a conservação e a melhoria da qualidade de nossas águas”, disse Malu Ribeiro, coordenadora do Programa Rede das Águas, da SOS Mata Atlântica.
Análises -A cada semana, o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante” visita uma cidade diferente e promove atrações gratuitas com a população local. Entre as atividades está a seleção de um ou mais corpos d’água locais para serem analisados. Essas avaliações têm o objetivo de checar a qualidade dos rios, córregos, lagos e outros corpos d’água das cidades e, desta forma, alertar a população sobre a real situação do local onde vive. Para realizar a análise, a equipe conta com um kit de monitoramento desenvolvido pelo Programa Rede das Águas da própria ONG.
O kit classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos). Os níveis de pontuação são compostos pelo Índice de Qualidade da Água (IQA), padrão definido no Brasil por resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), obtido pela soma da pontuação de 14 parâmetros físico-químicos, biológicos e de percepção, avaliados com auxílio do kit.
Em cada análise são avaliados a temperatura, turbidez, espumas, lixo, odor, peixes, larvas e vermes brancos ou vermelhos, coliformes totais, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, potencial hidrogeniônico, níveis de nitrato e de fosfato. Cada um destes parâmetros pode acrescentar de um a três pontos, obtendo o mínimo de 14 e máximo de 42 pontos.
Principais alterações de resultados -O ano de 2011 marcou o início do terceiro ciclo anual do projeto itinerante da SOS Mata Atlântica. Neste ciclo, a exposição revisitou algumas cidades e realizou uma nova coleta de água em rios já avaliados pela equipe. Alguns destes resultados tiveram grandes alterações, como é o caso do Córrego Bom Retiro, em Londrina (PR); do Rio Tietê, em Itu (SP); e do Rio Santa Maria da Vitória, Vitória (ES), que ganharam sete pontos em suas análises e passaram da classificação “ruim” para a “regular”.
Outras avaliações com grandes alterações foram as dos rios Criciúma, em Criciúma (SC), que perdeu cinco pontos, e Paquequer, em Teresópolis (RJ), com quatro pontos a menos. Ambos caíram da classificação “regular” para “ruim”.
“A água é essencial para a vida. Não podemos tratá-la como se fosse uma lata de lixo onde jogamos nossos esgotos e o que simplesmente não queremos mais. O cuidado com os recursos hídricos deve ser feito por todos”, destaca Malu. Uma grande preocupação é com relação à proposta de alterar o Código Florestal, que está atualmente na Câmara. O texto coloca em risco esses importantes ambientes ao propor a consolidação de ocupações irregulares em manguezais ocorridas até 2008, consolidar ocupações urbanas nessas áreas e permitir novas ocupações, sendo 35% em manguezais do Bioma Mata Atlântica e 10% na Amazônia.
.Rios avaliados e seus resultados:
Pacto das Águas -Parlamentares e representantes de diversas organizações ambientais estarão reunidos em um café da manhã, nesta quinta-feira (22/3), às 9h, no plenário II da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para debater o tema “Tempo de Soluções: Do VI Fórum Mundial da Água à realidade no Brasil”. O evento marcará o lançamento do Pacto das Águas, que reunirá Legislativo, sociedade civil, organismos de bacia e gestores de água em defesa da gestão integrada dos recursos hídricos. O objetivo é fortalecer o tema água politicamente. O café da manhã será a primeira ação do Pacto e está sendo organizado pela SOS Mata Atlântica, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista.
Programa Rede das Águas -A Rede das Águas é um programa de informação e intercâmbio voltado à mobilização social para a gestão integrada da água e da floresta, além do fortalecimento e aprimoramento de políticas públicas. Reúne os projetos da Fundação SOS Mata Atlântica relacionados ao tema água, como o Núcleo União Pró-Tietê, que nasceu em 1991 estimulado pela campanha pela despoluição do Rio Tiête e que reuniu 1,2 milhão de assinaturas num abaixo-assinado entregue ao Governo do Estado de São Paulo. Consolidou-se como ferramenta de mobilização no setor de recursos hídricos e possibilitou o início das atividades de educação ambiental e mobilização ligadas ao tema água em rede social. Um exemplo é o Observando os Rios, uma metodologia composta por kits de monitoramento da qualidade da água utilizada hoje em diversas bacias hidrográficas brasileiras, de dez Estados do bioma Mata Atlântica (SP, MG, PR, SC, RS, RJ, AL, CE, PE. GO e DF). Mais informações no site: www.rededasaguas.org.br.
O projeto itinerante -O projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, foi lançado em maio de 2009 e já visitou mais de 90 cidades nos 17 Estados em que a Mata Atlântica ocorre. Ao todo, mais de 290 mil pessoas já participaram das atividades realizadas no caminhão. Além disso, mais de 110 corpos d’água foram monitorados pelo projeto, que contou com apoio de 250 instituições ao longo da viagem. Quem tiver interesse em acompanhar as visitas do projeto em cada cidade por onde passa, deve acessar www.sosma.org.br/blog.
Fundação SOS Mata Atlântica -Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica comemorou em 2011 seus 25 anos. É uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas. [www.sosma.org.br].

Cursos gratuitos no Parque do Ibirapuera





Abril 2012
Cheirinho de outono no ar!

Em abril estamos no início do outono; que começou no dia 20 de março. Além do seu frescor, pois a luz do sol já não é tão intensa como no verão, ainda podemos sentir o aroma da murta-de-cheiro, logo na entrada do Parque Ibirapuera.

A murta-de-cheiro, nome científico Murraya paniculata (L.) Jacq., é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas vivas, a murta-de-cheiro apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos, elípticos, glabros, perenes, brilhantes e de coloração verde-escura. Durante todo o ano, produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca ou branco-creme, com perfume que lembra jasmim e flor de laranjeira. Os frutos são do tipo baga, oblongos, carnosos, pequenos, de coloração vermelha a alaranjada e são muito atrativos para os pássaros.

Porém, devemos tomar alguns cuidados ao plantá-la, pois ela é hospedeira do psilídeo Diaphorina citri, transmissor do Greening dos Citros (doença causada pela bactéria Candidatus Liberibacter americanus). Esta doença causa sérios prejuízos econômicos à citricultura, motivo que levou algumas cidades a realizarem programas de erradicação da murta-de-cheiro do paisagismo urbano e rural. Além disso, devido à facilidade de propagação, pode tornar-se invasiva e, em alguns casos, ela provoca alergias e outros problemas respiratórios.

Redação: Patricia Morales Bertucci (Arquiteta Paisagista/UMAPAZ-1).

O detalhamento da programação, com atualização ao longo do ano, é divulgado mensalmente pelo Boletim Informativo da Escola Municipal de Jardinagem e fica disponível no site www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem.

SERVIÇOS À COMUNIDADE


·         PAP – PROGRAMA DE ATENDIMENTO ÀS PLANTAS
Se você tem dúvidas de como cuidar de sua planta ou se ela apresenta algum tipo de doença, NÃO HESITE EM CONSULTAR O PAP! Através do e-mail papjardim@prefeitura.sp.gov.br e do telefone (11) 5539-5291 você poderá esclarecer suas dúvidas ou até mesmo agendar uma visita para obter orientações mais adequadas.
·         RESPEITE AS ÁRVORES DE SÃO PAULO
A poda irregular é considerada crime ambiental! Conheça a Campanha “Respeite as árvores de São Paulo” da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – S.V.M.A./P.M.S.P. contra a poda radical. E veja como é possível denunciar! www.prefeitura.sp.gov.br/meio_ambiente, no link CAMPANHAS.


DICAS DO PAP:
Crista Plumosa


Nome científico: Celosia argentea L.
Nomes populares : Crista-de-galo, crista plumosa
Família : Amaranthaceae
Origem: Índia.
Ciclo de vida: Anual
Descrição: Planta herbácea de ciclo de verão, caule ereto de até 0,60m de altura, caule suculento e pouco ramificado.  Folhas verde-claras ou levemente avermelhadas, abundantes e inflorescência em espigas plumosas nas cores creme, amarela, laranja, rosa e púrpura. Floresce na época entre final da primavera e final do verão, em climas que variam de amenos a quentes; não tolera temperaturas baixas.
Modo de cultivo: A partir de sementes para locais ensolarados, em solo preparado com composto orgânico e bem drenado, fazendo-se regas frequentes nos meses de verão. Em locais de clima ameno a tropical, pode ser cultivada o ano inteiro.
Paisagismo: - Muito usada em canteiros grandes, de uma só cor ou em manchas coloridas, formando desenhos, tem sido uma das preferidas de verão para parques e empresas. - Para jardineiras e vasos é uma excelente escolha para os meses de verão junto à piscina, pois seu efeito ornamental é muito bom. - Para vasos em sacadas, recomenda-se a proteção contra os ventos com outras plantas. - Faz belo efeito em terminações de vasos de plantas verdes.
Redação: Tainá Teixeira Furtado (Graduanda em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).
Fonte: http://www.fazfacil.com.br/ - data: 15/03/2012.

INSCRIÇÕES:
INSCRIÇÕES:
OFICINA, PALESTRA, TRILHA E MINICURSO



As inscrições são feitas mediante preenchimento de ficha própria para cada oficina, palestra, trilha ou minicurso, disponível no link “inscrição” deste Informativo. Observe as datas a partir das quais as inscrições estão disponíveis. Ocasionalmente, os eventos também são divulgados/disponibilizados através de e-mail enviado com pelo menos cinco dias de antecedência à data de suas realizações.


PROGRAMAÇÃO DO MÊS NA ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM


QUADRO RESUMO
ATIVIDADE
DATA
HORÁRIO
Palestra Como Adubar suas Plantas
02/04
9h-11h
Minicurso Horta Caseira e Compostagem
10/04 e 12/04
9h-12h
Minicurso Cultivo de Plantas Condimentares e Aromáticas
18/04 e 20/04
14h-17h
Palestra Aprenda a Podar suas Plantas
19/04
09h-12h
Oficina Como Reutilizar seu Lixo no Jardim
21/04
10h-13h
Palestra Conhecendo as Plantas Aquáticas
24/04
14h-17h
Palestra Cultivo de Orquídeas
26/04
13h30-16h30
























·       Palestra Como Adubar suas Plantas (inscrições a partir de 26 de março)
Objetivo: Apresentar conhecimentos básicos sobre solo e adubação de plantas.
Facilitador: Mário do Nascimento Júnior (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 40 vagas.
Data, horário e local: 02 de abril, segunda-feira, das 9h às 11h, sala 02.

·         Minicurso Horta Caseira e  Compostagem  (inscrições a partir de 03 de abril)
Objetivo: Apresentar técnicas de cultivo de hortaliças para consumo na própria residência, reaproveitando os resíduos gerados diariamente em casa (compostagem), diminuindo, assim, a quantidade de “lixo” encaminhado para os aterros da cidade. O conteúdo programático será: introdução à agricultura orgânica e urbana; tratos culturais; hortas em pequenos espaços; compostagem; montagem de vasos; cuidados gerais. Carga horária de 6h.
Facilitadora: Riva Waldvogel (Graduanda em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 30 vagas.
Data, horário e local: 10 e 12 de abril, terça-feira e quinta-feira, das 9h às 12h, campo experimental 01.


·         Minicurso Cultivo de Plantas Condimentares e Aromáticas (inscrições a partir de 05 de abril)
Objetivo: Apresentar técnicas de cultivo destas plantas para consumo na residência ou para comercialização. O conteúdo programático será: identificação botânica, exigências climáticas e de solo, manutenção, introdução ao cultivo orgânico, colheita, secagem e armazenamento, rendimento e comercialização. Carga horária de 6h.
Facilitador:
Luciano de Araújo Costa (Graduando em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 30 vagas.
Data, horário e local: 18 e 20 de abril, quarta-feira e sexta-feira, das 14h às 17h, campo experimental 01.

·         Palestra Aprenda a Podar suas Plantas (inscrições a partir de 12 abril)
Objetivo: Apresentar aos interessados noções básicas sobre poda de floreiras, plantas em vasos e arbustos em jardins.
Facilitador: Oswaldo Barretto de Carvalho (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 40 vagas.
Data, horário e local: 19 de abril, quinta-feira, das 9h às 12h, sala 02.

·         Oficina Como Reutilizar seu Lixo no Jardim (inscrições a partir de 16 abril)
Objetivo: Reutilizar, de forma criativa, o “lixo” produzido nas residências no próprio jardim, levando em consideração conceitos de jardinagem e diminuindo o encaminhamento aos aterros e centros de reciclagem.
Facilitadora: Riva Waldvogel (Graduanda em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 30 vagas.
Data, horário e local: 21 de abril, sábado, das 10h às 13h, sala 02 e campo experimental 01.

·         Palestra Conhecendo as Plantas Aquáticas (inscrições a partir de 17 de abril)
Objetivo: Apresentar aos interessados noções básicas sobre cultivo e manutenção das plantas aquáticas. Tendo em vista que ambientes como lagos e até piscinas podem ser extensões verdes do jardim em terra, basta que algumas plantas aquáticas flutuantes sejam colocadas sobre a lâmina d’água.
Facilitadora: Tainá Teixeira Furtado (Bióloga e Graduanda em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 40 vagas.
Data, horário e local: 24 de abril, terça-feira, das 14h às 17h, sala 02.

·         Palestra Cultivo de Orquídeas (inscrições a partir de 19 de abril)
Objetivo: Apresentar aos participantes os princípios básicos do cultivo de orquídeas.
Facilitador: Juscelino Nobuo Shiraki (Eng. Agrônomo/UMAPAZ-1).
Público focalizado/Quantidade de vagas: Todos os interessados. Serão oferecidas 40 vagas.
Data, horário e local: 26 de abril, quinta-feira, das 13h30 às 16h30, sala 02.

ACONTECEU


·         Início das turmas 458 e 459 do Curso Municipal de Jardinagem

Nos dias 06 de março e 09 de abril, tiveram início, respectivamente, as turmas 458 e 459 do Curso Municipal de Jardinagem. Este curso é aberto a funcionários e munícipes em geral e destina-se a ensinar técnicas básicas de jardinagem e preservação do meio ambiente através de aulas práticas e teóricas.

·         A professora da Escola de Jardinagem Assucena Tupiassú no Programa Mulheres da TV Gazeta

No dia 29 de fevereiro, a Bióloga Assucena Tupiassú, representando a Escola Municipal de Jardinagem, ensinou aos telespectadores do Programa Mulheres, da TV Gazeta, como cultivar e identificar ervas aromáticas.  Foi apresentado durante o programa um roteiro sobre como montar vasos, local mais apropriado para as plantas, como fazer sua manutenção e onde comprar mudas e sementes.







A Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem é uma unidade da UMAPAZ, Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde 1975, o seu objetivo é ministrar cursos e oficinas relacionadas à jardinagem e ao paisagismo, tornando estes, elementos de sensibilização à educação ambiental, ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Informativo Mensal da Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem – UMAPAZ-1 / SVMA
Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente: Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho
Coordenação UMAPAZ-G: Rose Marie Inojosa
Diretora da Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem – UMAPAZ-1: Cristina Pereira de Araujo
Redação: Patricia Morales Bertucci









BBB: Blog Banco do Brasil

23/03/2012 - 13:37

Banco do Brasil apresenta blog para Programa Água Brasil



Novo espaço virtual divulga ações de projeto de uso responsável da água em todo o país.
Hoje, quando se comemora o Dia Mundial da Água, entra no ar o Blog Água Brasil. O blog será um canal de comunicação dos parceiros do Programa Água Brasil com formadores de opinião, investidores, gestores, ativistas ambientais e a sociedade em geral. O programa concebido pelo Banco do Brasil foi desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o WWF-Brasil.
As ações do programa vem sendo implantadas em cinco cidades e oito microbacias hidrográficas, de modo a multiplicar práticas sustentáveis em áreas urbanas e rurais.
De acordo com o Vice-Presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Robson Rocha, “a escolha do tema água surgiu da reflexão de que o BB, enquanto maior banco da América Latina deveria abraçar, de forma mais específica, uma causa que tivesse um porte tão relevante quanto o seu tamanho e esteja apoiada em fatores sociais, econômicos e institucionais, considerados de alta relevância para o desenvolvimento sustentável do País”.
Ao reunir em um único endereço os conteúdos em diversos formatos, com linguagem informal e estimulando o compartilhamento de informações, o Blog Água Brasil busca dar transparência e visibilidade ao programa de mesmo nome. Todos os conteúdos disponibilizados são produzidos pelas instituições parceiras do programa, o que não impede que internautas e demais interessados participem da iniciativa. A idéia é justamente fomentar o engajamento da população por meio das redes sociais.
“Este blog é mais um canal de comunicação com a sociedade. Por meio dele, queremos não apenas transmitir informações importantes em termos de sustentabilidade, mas também ouvir o que as pessoas tem a dizer. Esperamos que este canal sirva, ainda, como um meio de mobilização para a transformação”, explica a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito.
O que é o Programa Água Brasil -Para fomentar práticas sustentáveis no campo e na cidade, o Banco do Brasil (BB), Fundação Banco do Brasil (FBB), Agência Nacional de Águas (ANA) e WWF-Brasil firmaram parceria inovadora, que atua em todos os biomas e regiões geográficas brasileiras, desenvolvendo modelos a serem replicados pelo país.
No meio urbano, a iniciativa visa disseminar e melhorar a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos, diminuindo os impactos sobre a natureza e gerando trabalho e renda para catadores de materiais e pequenos e médios empreendedores. Além disso, a iniciativa também estimula a mudança de valores e comportamentos, incentivando o consumo consciente.
No meio rural, os parceiros desenvolvem ações em 14 microbacias hidrográficas, disseminando o uso de boas práticas agrícolas e de proteção das nascentes de água, com o objetivo de tornar a produção rural mais saudável para agricultores e consumidores. A iniciativa desenvolve, ainda, ações visando aprofundar critérios ambientais nas operações bancárias. São desenvolvidos estudos para mitigação de riscos e incentivo ao financiamento de negócios sustentáveis. [ www.blogaguabrasil.com.br].