terça-feira, 6 de março de 2012

Ciclistas se arriscam e cometem infrações




Na avenida Paulista, adeptos das bikes invadem calçada e fazem 'corredor'; na Sumaré, usam até a faixa de motos
Diretor de ONG diz que ciclistas têm de sobreviver no improviso e pede mudanças na lei
Joel Silva//Folhapress
Na guerra por espaço no trânsito paulistano, ciclista trafega em faixa exclusiva para motocicletas na avenida Sumaré
Na guerra por espaço no trânsito paulistano, ciclista trafega em faixa exclusiva para motocicletas na avenida Sumaré
GIBA BERGAMIM JR.
DE SÃO PAULO

O ciclista ultrapassa um ônibus entre duas faixas da avenida Paulista, tira fina de outro coletivo e, ao ficar sem espaço na rua, invade a calçada. Mais adiante, volta à rua e segue viagem.
Na guerra por espaço no trânsito paulista, adeptos das magrelas que sofrem com o desrespeito de alguns motoristas também cometem irregularidades e se arriscam fazendo o chamado "corredor", circulando entre os veículos.
Três dias após a morte de uma cicloativista, a Folha esteve na avenida entre as 15h e 16h de ontem e flagrou em média uma "infração" de ciclistas a cada seis minutos. Entre elas andar na calçada e circular pela contramão.
Na avenida Sumaré, zona oeste, a reportagem viu ciclistas se arriscando na faixa exclusiva para motos, que circulam ali em alta velocidade.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, na ausência de ciclovia, as bicicletas devem andar nas bordas da pista. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que a circulação na via de pedestres só é permitida quando o ciclista não estiver montado -ela não multa ciclistas.
"Tentamos fazer valer a lei e sobreviver com improvisos, já que a cidade é toda preparada para outros meios de transporte que não o nosso", diz o diretor da ONG Ciclocidade, Thiago Benicchio.
Para ele, os erros dos ciclistas não têm influência no quadro de violência do trânsito. "O que os ciclistas fazem são técnicas de sobrevivência numa cidade que ainda os considera invisíveis", diz.
Benicchio afirma que o motorista também desconhece as regras, especialmente o artigo 201 do Código, que determina que os veículos devem ultrapassar as bikes mantendo 1,5 metro de distância. O texto, porém, não deixa claro como o ciclista deve se portar ao fazer ultrapassagens.
Benicchio defende a renovação do código para que haja maior respeito aos ciclistas.
De chinelo, bermuda e boné, o entregador José de Oliveira, 52, costuma se arriscar na Paulista a bordo de sua Monark Barra Forte equipada com cestinha. "Se levar uma fechada, me jogo na calçada", diz ele, que abre mão de itens de segurança importantes. "Levei uns tombos, mas nunca me machuquei".
A CET diz estudar diversas alternativas para o trânsito seguro de bicicletas, como projetos para a implantação de mais 55 km de ciclovias.

Sem consenso, Planalto tenta adiar votação do Código Florestal


05/03/2012 - 18h10



MÁRCIO FALCÃO
MARIA CLARA CABRAL
CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

Com medo de sofrer uma nova derrota na votação da reforma do Código Florestal, o Planalto trabalha para adiar para a próxima semana a votação. A análise do texto está prevista para esta semana.
O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) fez o pedido ao líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Mendes falaria também com o relator do projeto na Câmara, Paulo Piau (PMDB-MG), que até a tarde desta segunda-feira ainda não havia apresentado sua proposta de texto.
O Planalto considera que não é possível votar o código sem que haja um consenso na base em torno do texto aprovado no Senado. Para o governo, o texto aprovado em dezembro no plenário do Senado é o melhor entendimento possível sobre a reforma no código. Argumenta que ele foi negociado linha por linha com os deputados, portanto não deve ser alterado.
"O projeto não é do Senado, é do Senado e da Câmara", disse à Folha Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), relator do texto em três comissões do Senado. Segundo ele, assessores da Frente Parlamentar da Agropecuária foram chamados para ajudar a redigir a proposta.
Os ruralistas discordam. "Foi construído com os deputados até os 44 minutos do segundo tempo. Então, fora do combinado conosco, enfiaram uma meia dúzia de jabutis", como os princípios da lei, disse Moreira Mendes, líder da frente ruralista. "O Senado negociou, mas não aceitou", afirmou Valdir Colatto (PMDB-SC).
Os ruralistas pedem --e Piau provavelmente acolherá em seu relatório-- pelo menos duas mudanças importantes. A primeira delas diz respeito ao artigo 1º da lei, que estabelece seus princípios.
O Código Florestal original, de 1965, é uma lei ambiental, que estabelece restrições ao exercício do direito de propriedade em áreas privadas. O texto aprovado em 2011 na Câmara transformou-o numa lei rural. O Senado mudou esse caráter, estabelecendo como princípios da lei a proteção ambiental e o combate às mudanças climáticas.
"Em uma análise jurídica, o princípio pode passar por cima de qualquer lei", disse Colatto, para quem a manutenção dos princípios é "errar de novo".
Outra mudança proposta diz respeito à polêmica emenda 164, que dá anistia a desmatamentos feitos em áreas de preservação permanente, como margens de rio. Os produtores são obrigados, pelo texto do Senado, a recomporem um pedaço das APPs desmatadas, algo que o texto da Câmara dispensava.
Os ruralistas argumentam que não podem voltar atrás na anistia, já que o texto do Senado, afirmam, implicaria na subtração de 33 milhões de hectares à produção agrícola. "Como eu vou explicar para a base?", questiona Colatto. Ele diz que a bancada ruralista não abrirá mão da consolidação dos desmatamentos em APP. "Se a Dilma quiser, ela tire [vete]."
Diante das cisões na base, e temendo o episódio de rebelião de maio de 2011 --quando o texto de Aldo Rebelo mudando o código foi aprovado por 410 votos a 63, impondo à presidente Dilma Rousseff sua primeira derrota legislativa--, o governo entrou em campo para adiar a votação. "Não acho prudente partir para o voto agora", disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), porém, mantinha na segunda-feira a agenda de votação para terça. "Há um acordo para votar amanhã e ele está mantido. Agora cabe ao plenário e aos demais deputados chegar a um acordo sobre todos os pontos", afirmou. Para o petista, a votação deve acontecer o quanto antes, já que a proposta nunca vai "agradar nem aos gregos nem aos troianos".
Segundo a Folha apurou, se o rasgo na base não for costurado nos próximos dias, o código só será votado após a Rio +20, em junho. Para o governo e os ruralistas, é o pior cenário: em 11 de abril, vence o decreto que suspende as multas para produtores que estiverem em desconformidade com o Código Florestal, e o Planalto não está "nem um pouco disposto" a prorrogá-lo mais uma vez, segundo uma fonte próxima à negociação.
Por outro lado, Dilma também não quer adiar a votação, temendo que Marina Silva fature politicamente com o assunto durante a Rio +20. A ex-candidata à Presidência tem dito que a tramitação do código na Câmara é um "telecatch", uma guerra encenada.
"É uma jogada para a Dilma e o Planalto intervirem para salvar o código e aprovarem o texto do Senado", disse João Paulo Capobianco, assessor de Marina. "Só o fato de o governo aceitar Paulo Piau [ruralista e autor da emenda 164] como relator é um sinal disso."

Um 1 ano após tsunami, Japão ainda tem que lidar com montanhas de entulho


05/03/2012 - 08h56


http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1057167-um-1-ano-apos-tsunami-japao-ainda-tem-que-lidar-com-montanhas-de-entulho.shtml

DA BBC BRASIL


Há quase um ano do terremoto seguido de tsunami que devastou o Japão, um dos principais desafios da reconstrução do país tem sido lidar com o entulho deixado no rastro da tragédia.
As autoridades conseguiram limpar as ruas e restabelecer as condições mínimas de vida da população nos centros urbanos das províncias mais afetadas, as de Iwate, Miyagi e Fukushima.
Segundo uma estimativa divulgada pelo governo, essas províncias produziram um total de 23 milhões de toneladas de entulho, e, até o momento, foram processados apenas 5% do material recolhido.
O entulho foi aglomerado em parques, campos de beisebol, pátios de escolas destruídas e outros espaços públicos. Carros e barcos destruídos também esperam um fim.

11 ANOS DE LIXO
O resíduo gerado em Iwate, por exemplo, equivale a 11 anos de lixo produzido pela província. Já Miyagi tem um total de entulho equivalente a 19 anos.
O custo estimado de eliminação destes resíduos passa dos R$ 16,4 bilhões.
Para piorar o cenário, outras províncias se recusam a receber o material, com medo de que o entulho possa estar contaminado com resíduos da usina nuclear de Fukushima.
Por enquanto, apenas Tóquio e Yamagata estão colaborando.
No Japão, grande parte do lixo é reciclada ou incinerada, em centros de processamento. Uma pequena parte apenas é depositada em aterros sanitários, prática pouco usada no país por causa da falta de espaço físico.
O país também exporta alguns dejetos para outros países asiáticos. Mas, no caso do entulho acumulado na região nordeste do país, o medo da contaminação nuclear tem anulado qualquer tipo de ajuda.
Segundo cálculos do governo japonês, a eliminação total de todo o resíduo gerado pelo tsunami deve se estender até março de 2014.
"Mas será extremamente difícil cumprir essa meta se o processo continuar nesse ritmo tão lento", criticou o ministro do Meio Ambiente, Goshi Hosono.

BUSCAS
No próximo domingo, dia 11, o Japão lembrará um ano do maior terremoto da história do país, seguido de um tsunami e de uma crise nuclear.
A tripla tragédia, segundo dados da polícia japonesa, deixou um saldo de 15.853 pessoas mortas - maior perda de vida num desastre desde a Segunda Guerra Mundial no país - e 3.283 foram dadas como desaparecidas, totalizando 19.136.
A busca pelos corpos, principalmente no mar, ainda continua.
Cerimônias especiais estão programadas durante toda esta semana e o primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, pediu à população que faça um minuto de silêncio às 14h46 locais no próximo dia 11, horário exato que o grande terremoto atingiu o país.
Os canais de tevê, jornais e revistas trazem também especiais que recontam histórias e mostram o que mudou neste um ano após a tragédia que comoveu o mundo.

LENTIDÃO
Reconstruir as cidades tem sido o maior desafio do governo japonês após a tragédia. A partir deste mês, os cofres públicos começam a liberar a primeira rodada de subsídios para as sete províncias e 59 municípios diretamente afetados pelo terremoto/tsunami.
São cerca de R$ 5,3 bilhões que devem ser aplicados na remoção de famílias para áreas mais elevadas e reconstrução de prédios públicos, como escolas, postos de saúde e portos.
No entanto, essa reconstrução caminha em ritmo muito lento e o problema não é só financeiro.
As autoridades conseguiram limpar as ruas e restabelecer as condições mínimas de vida da população.

Informativo Mensal da Divisão de Formação da UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ – DEA/UMAPAZ / SVMA






INFORMATIVO MENSAL
Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ
ANO 7 – MARÇO DE 2012


No dia 8 de março, às 11h, a UMAPAZ vai homenagear quatro mulheres exemplares, colocando seus retratos no Painel Vidas Inspiradoras: Wangari Muta Maathai, Prêmio Nobel da Paz em 2004; Ellen Johnson Sirleaf, Leymah Gbowee e Tawakkul Karman que receberam o Prêmio Nobel da Paz de 2011.

Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria, foi a primeira mulher africana eleita chefe de Estado.  Leymah Gbowee, militante pacifista liberiana, chamou as mulheres a orar pela paz, sem distinção de religião, e desencadeou um movimento de reação à guerra civil no seu país, que culminou em uma greve de sexo, obrigando sua introdução nas negociações de paz. Tawakkul Karman, jornalista e persistente ativista política iemenita, afirma-se como: "...uma cidadã do mundo, a terra é minha pátria e a humanidade é minha nação"
A queniana Wangari Maathai conduziu uma grande transformação na vida da comunidade com o Movimento Cinturão Verde, que gerou o plantio e replantio de cerca de 47 milhões de árvores, com a clareza de que: “Quando você começa a trabalhar com o meio ambiente, seriamente, toda a arena vem a tona: direitos humanos, direitos das mulheres, direitos ambientais, direito de todos, sabe, assim que começa a fazer as conexões, você não pode mais apenas plantar árvores.”
Essa homenagem conjunta visa a demonstrar as múltiplas faces que pode tomar o movimento socioambiental e de cultura de paz nas diferentes sociedades e realidades do planeta, tendo como núcleo o respeito à vida e requerendo sempre coerência e coragem.
 Saiba mais: www.prefeitura.sp.gov.br - Conheça o blog: http://blogumapaz.blogspot.com
 Siga a UMAPAZ em www.twitter.com/umapaz


DESTAQUES


II Ciclo de Palestras - RIO+20 SAMPA
Ciclo de palestras e debates que tem por objetivo servir como preparação para a Conferência Internacional Rio+20. No dia 15 de março, às 14h, o sociólogo Igor Vitorino conduzirá um debate sobre o documento preliminar da Conferência “O futuro que queremos”. No dia 20 de março, às 9h30, a Dra. Cintia Okamura, socióloga e especialista em Psicologia Ambiental, trará a experiência da Agenda 21 na Macrorregião Leste de São Paulo.

CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DA COMUNIDADE DE FINDHORN
De 06 a 09 de março a UMAPAZ acolherá uma celebração do jubileu dessa comunidade sustentável, situada na Escócia, que tem sido inspiração para muitas outras experiências de ecovilas no mundo. De 6 a 9 de março poderá ser visitada exposição de aquarelas de Jonathan Wheeler e fotografias de Débora Dubner. No dia 06 de março, das 19h às 21h o tema será Findhorn e sua conexão com a natureza, o Jogo das Transformações e as Danças Circulares, com Judy McAlister, Olga Balian e Renata Ramos. No dia 08 de março, das 19 às 21 h. o tema será Mulheres Brasileiras residentes em Findhorn, por Marilza Padiallii, celebrando Bettina Jespersen e May East.


CURSO DE FORMAÇÃO

·         CARTA DA TERRA EM AÇÃO
7ª Turma - Capacitação de Agentes Urbanos de Sustentabilidade Socioambiental
Período: de 17 de março a 13 de maio de 2012, finais de semana alternados, das 9h às 18h.
O Curso tem por propósito refletir sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade, desenvolver sua capacidade de observação, compartilhar conhecimentos sobre possibilidades e modos de vida urbana sustentável e, também, a gerar mudanças locais em prol da sustentabilidade da vida. 
Carga Horária: 100 horas (80 horas/aula/atividades e 20 horas de Trabalho de Conclusão de Curso). A apresentação dos resultados da aprendizagem deverá ser feita até 30 de agosto.
Corpo docente: Educadores, sociólogos, biólogos, comunicadores sociais da UMAPAZ e convidados.
Público Focalizado: Adultos com mais de 18 anos. Profissionais e estudiosos da área ambiental, conselheiros de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz; Agenda 21; educadores; profissionais de saúde e outros interessados.
A divulgação dos selecionados será realizada no dia 01 de março de 2012.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS


CURSOS E OFICINAS
LOCAL: UMAPAZ


·         Curso Aprendizagens Cooperativas
O curso se propõe a oferecer aos educadores uma ferramenta que favoreça o rendimento e a produtividade de todos os alunos, promovendo intervenções organizativas, dinamizadoras e mediadoras, com o objetivo de promover nos alunos a motivação intrínseca, a atenção, o pensamento crítico e o desenvolvimento de competências e atitudes transformadoras.
Dias e horário: 09, 16, 23 e 30 de março de 2012 das 9 às 12h.
Público focalizado: educadores, estudantes de Pedagogia e educadores ambientais.
Facilitadora: Marilza Marques
Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

·         Curso: Alfabetizando pela Paz
A alfabetização é um marco na vida de uma criança. Decifrar o código alfabético apreendendo e estruturando conteúdos pode ser um processo prazeroso quando o educador se torna um verdadeiro mediador da paz, integrando pensamento, afetividade, percepção, intuição e imaginação. Ao aprender a ler a criança alça vôo por todos os cantos ampliando seu mundo. Ao aprender a escrever concede voz aos pensamentos partilhando-os. A metodologia prevê encontros com apresentação de teoria e vivências partilhadas.
Dias e Horário: 10, 17, 24 e 31 de março e 14 e 28 de abril, aos sábados, das 8h às 12h.
Facilitadora: Maria Cecília Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro.
Vagas: 50 - Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

·   Curso: Mediação de Conflitos
O curso realizado pela UMAPAZ em parceria com o Instituto 5 Elementos, abordará a complexidade da sociedade contemporânea, diversidade humana, econômica e cultural em São Paulo. Relações de vizinhança e de poder, elementos constitutivos de relações e conflitos socioambientais. Caracterização de conflitos socioambientais em meio urbano e sua relação com os direitos individuais, coletivos e difusos; cultura de paz e resolução pacífica de conflitos.
Facilitadores: Dra. Sandra Inês Granja em conjunto com o Instituto 5 Elementos.
Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa.
Público Focalizado: educadores, conselheiros, estudantes e demais interessados.
Dias e Horários: 03 e 10 de março – sábados; 7, 14, 21 e 29 de março – 4ª feiras. (a 6ª aula do curso terá data aberta a definir).
Horário: Sábados das 8h30 às 17h30 e quartas-feiras das 18h30 às 22h30
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

·         Curso: O Diálogo com o Barro: O Encontro com o Criativo
O contato com a energia da terra desperta a sensibilidade, alivia as tensões e satisfaz os mais profundos e primitivos instintos humanos da natureza criativa. É um material vivo que nos coloca em contato com a natureza e os quatros elementos: terra, água, ar e fogo, despertando a consciência para a natureza e possibilitando o reconhecimento da nossa natureza interna.
Dias, horários e locais: 12, 19 e 26 de março, das 13h às 18h na UMAPAZ; 02, 09, 16 e 23 de abril; 07, 14, 21 e 28 de maio e 04 de junho, das 13h às 18h no Galpão do Viveiro Manequinho Lopes.
Facilitadora: Regina Chiesa
Coordenação: Márcia Amélia Moura - docente da UMAPAZ
Público: Profissionais da área da educação e saúde que possam multiplicar essa proposta mobilizando novos caminhos na cultura de paz.
Vagas: 30 pessoas – haverá seleção entre os 50 primeiros inscritos.

·         Oficina “Danças Circulares e sabedoria dos povos”
A partir da vivência com as danças e do conhecimento das tradições culturais que as inspiram, buscamos estimular o autoconhecimento, o respeito às diferenças e exercitar os valores da Cultura de Paz tais como respeito, ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilização sobre as questões ambientais.
Dias e Horário: 08, 15, 22 e 29 de março das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas (às quintas–feiras o dia todo) na UMAPAZ; 19 de abril de 2012, das 9 às 12 horas (só de manhã) no Parque Jardim da Luz
Focalizadores: Estela Maria Guidi Pereira Gomes e Samuel Souza de Paula
Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes e Thereza Christina Rosa
Público focalizado: educadores da rede municipal, estadual e privada; profissionais da área de meio ambiente ou da saúde, que atuem com grupos.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

·         Curso "Alimentação Sustentável"
O curso tem como proposta abordar a importância energética dos alimentos vivos orgânicos que podemos cultivar em nossos quintais, promovendo a saúde e criando fontes de sustentabilidade e oferecer a oportunidade de elaborar pratos saborosos e saudáveis utilizando ingredientes locais.
Local: Escola de Astrofísica (Planetário Ibirapuera)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Pq. Ibirapuera ( portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).
Datas e Horário: 5, 12, 19, 26 de março; 2 e 9 de abril, segundas-feiras, das 13h30 às 16h30
Facilitadora: Denise Haddad
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Suely Feldman Bassi
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

·         Curso "Plantar Sementes - do cultivo à elaboração dos alimentos na escola"
O curso tem como proposta ampliar o repertório da educação ambiental, permitindo aos educadores estabelecer contato com os elementos vitais do planeta, como base para uma compreensão ampla de sua existência e de suas origens. O caminho para a construção desse conhecimento parte do olhar sobre a produção dos alimentos, sua elaboração, propriedades e fontes de energia. A partir dos conceitos e práticas trabalhadas, os educadores poderão semear junto às crianças e adolescentes novos caminhos de integração com a natureza, além de ações saudáveis e criativas em relação à alimentação.
Local: Escola de Astrofísica (Planetário Ibirapuera)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Pq. Ibirapuera ( portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).
Datas e horário: 06, 13, 20, 27/03 e 03, 10/04 - terças-feiras das 9h às 12h.
Facilitadora: Denise Haddad
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Suely Feldman Bassi
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

·         Curso: Arte nos Processos de Consciência Ecológica
Através do “experienciar”, possibilitar uma nova relação onde a natureza sai das telas e dos livros e passa a ser parte do individuo. Relembrar que a paisagem é o próprio meio de sua criação, e nos conecta com o ser criativo que somos. O curso propõe a sensibilização sobre as questões relacionadas entre o Homem, a Arte e a Natureza.
Datas e horários: 15, 20, 22 e 27 de março, das 8h30 às 12h30, na UMAPAZ; 03 e 05 de abril, das 8h30 às 12h30, na Escola Municipal de Astrofísica (Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Pq. Ibirapuera - portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).
Coordenação: Nadime Boueri Netto Costa
Facilitadora: Christina Belfort
Vagas: 60 pessoas


CURSOS E OFICINAS
LOCAL: UMAPAZ – Parque Jardim da Luz


·         Curso: Biodanza e Cultura de Paz
Estimular e desenvolver a integração entre o sentir-pensar-agir consigo mesmo, com o outro e com o universo. Os potenciais humanos através de cinco linhas de vivência: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência. A renovação orgânica e existencial. Esses objetivos visam contribuir para a valorização da comunidade da vida e da cultura de paz.
Local: Parque Jardim da Luz - Rua Ribeiro de Lima, s/n – Bom Retiro - Tel. (11) 3227-3545.
Dias e Horário: 21 e 28 de março; 04, 11, 18 e 25 de abril, quartas-feiras, das 13h30 às 17h30
Facilitador: Ilson Barros
Coordenação: Márcia Amélia Moura - docente da UMAPAZ
Vagas: 35 - Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br


CURSOS E OFICINAS
LOCAL: UMAPAZ – Escola Municipal de Astrofísica (EMA)


·         Curso: O Desenvolvimento do Potencial Criativo do Educador Transdisciplinar
Tem por objetivo a aproximação do ser criativo e da ampliação de abordagens e práticas transdisciplinares; o conhecimento, experiência, sabedoria e  reflexão de todas as grandes civilizações pré-modernas, modernas e pós-modernas e a compreensão de uma abordagem integral.
Local: Escola de  Astrofísica (ao lado do Planetário Ibirapuera) -     Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pq. Ibirapuera (portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul).
Dias e Horário: 13 de março a 12 de junho, terças-feiras, das 17h às 21h
Facilitadoras: Regina Chiesa e M. Christina Belfort
Coordenação: Márcia Amélia Moura - docente da UMAPAZ
Vagas: 50
Local: Escola  Municipal de  Astrofísica  Prof. Aristóteles OrsiniAv. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10


PALESTRAS, ENCONTROS e EVENTOS


·         Palestra e Vivência: “Uma Experiência Criativa”
O que é a criatividade? Como ela se desenvolve? Como podemos ser mais criativos em nosso dia-a-dia? Podemos ver sempre um assunto através de uma nova perspectiva, de uma nova janela que se abre em nossa consciência. A criatividade é uma das características mais valorizadas nos tempos atuais - a capacidade de ver o que ninguém viu antes, a habilidade para pensar diferente.
Dia e Horário: 02 de março, sexta-feira, das 13h30 às 17h
Facilitadora: Maristela André
Coordenação: Estela Maria Guidi P. Gomes e Maricy Montenegro
Vagas: 50 – Inscrições: inscricoesumaz@prefeitura.sp.gov.br

·                     Programa Meio Ambiente e Saúde – Cuidando da Ecologia Integral18º Encontro
Serão abordados os seguintes temas: A importância dos espaços livres e das áreas verdes para a qualidade de vida do cidadão urbano; A necessidade da manutenção e ampliação destas áreas no planejamento urbano; A relação Homem-Natureza na metrópole; Apresentação de projetos de parques e praças do DEPAVE na cidade de São Paulo.
Dia e Horário: 21 de março, quarta-feira, das 14h às 17h.
Tema: “Parques e Praças em São Paulo: uma contribuição para a saúde pública”
Facilitador: Plinio Toledo Piza
Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato.
Vagas: 80 - Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

·         Roda de Histórias em Família – UMAPAZ
O ”Era uma vez“ descortina o universo da fantasia liberando a imaginação, enriquecendo o mundo interior. Histórias transmitidas de pai para filho estreitam os laços familiares promovendo sabedoria e paz.
Dias e horários: 10 e 31 de março, das 14h às 17h
Facilitadora: Maria Cecilia Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro (UMAPAZ).

·      Grupo Experimental de Diálogo
A proposta, que integra o projeto “A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência”, tem por objetivo a reflexão conjunta e a prática continuada do diálogo. Os encontros são quinzenais.
Coordenação: Márcia Amélia Moura, docente da UMAPAZ.
Público Focalizado: ter concluído um dos cursos ou workshop de Diálogo ou oficina de Introdução ao Diálogo.
Dias e Horários: 1, 15 e 29 de março, quintas-feiras, das 14h30 às 16h30.


CURSOS E OFICINAS
Em andamento – Inscrições encerradas

·         Curso: Educação Ambiental em Parques Urbanos: Metodologia para elaboração de trilha monitorada
Aulas teóricas na sede da UMAPAZ e aulas práticas, com visitação e exercícios de monitorias, nos parques Jardim da Luz e Alfredo Volpi. O curso será encerrado em sala, na UMAPAZ, com uma oficina de elaboração de projetos para trilhas monitoradas.
Turma 1 - Dias 09, 16 e 23 de fevereiro; 01 e 08 de março, quintas-feiras, das 14h às 18h.
Turma 2 - Dias 12, 19 e 26 de março; 02 e 09 de abril, segundas-feiras, das 14h às 18h.
Turma 3 - Dias 19 e 26 de abril; 03,10 e 17 de maio, quintas-feiras, das 14h às 18h
Publico focalizado: administradores e funcionários dos parques municipais e das Divisões de Gestões Descentralizadas – DGDs.
Facilitação e Coordenação: Virginia Talaveira Tristão - Divisão Técnica de Difusão e Projetos de Educação Ambiental, DEA/UMAPAZ.
Vagas: 30 – Escolher uma turma - Inscrições: equipetrilhasurbanas@gmail.com


PROGRAMAS E ATIVIDADES CONTINUADAS


·         Aventura Ambiental no Parque Ibirapuera
Visita monitorada, apresentação do histórico-cultural do Parque, informações sobre sua flora e fauna. Inclui vivências e reflexões que possibilitam vínculo afetivo com a natureza e o despertar de valores humanos. Aberto a usuários, escolas e organizações - crianças, jovens e adultos.
Agendamento: Tel. (11) 5572-1004
Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa.

·         Danças Circulares
As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta.
Coordenação: Estela Maria G. Gomes, focalizadora de Danças Circulares da UMAPAZ.
Às quartas-feiras, das 9h às 11h – * Não haverá programação dia 22/02, Quarta-feira de Cinzas.

·         Meditação
Prática que conduz à permanência na quietude e no centro do equilíbrio do Ser.
Coordenação: Suely Feldman Bassi - Facilitadoras: Jerusha Chang e Jeni Rodrigues Queiroz
Às quartas-feiras, das 11h às 12h30.

 ·         Tai Chi
Prática milenar de origem chinesa para a integração do Céu da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.
Coordenação: Suely Feldman Bassi. Facilitadoras: Jerusha Chang  e Maria Cristina Leite
Às segundas e sextas-feiras, das 10h30 às 12h30.

·         Trilhas Urbanas nos Parques Municipais
Oferece a oportunidade de conhecer e interagir com importantes espaços públicos da cidade por meio de trilhas interpretativas realizadas nos parques Municipais. Os parques contemplados com a trilha são: Parque Aclimação, Parque Alfredo Volpi, Parque Trianon, Parque Independência, Parque Jardim da Luz e Parque do Piqueri.


ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS


·         Oficinas Abertas: Arte na Paisagem e o Lúdico na Natureza
Propõe sensibilizar o olhar e o respeito pela Natureza; explorar materiais naturais, como terra, areia, folhas, sementes, pétalas, fibras, texturas, reutilizando e ressignificando diversos materiais descartados. OBS.: Cada oficina é interdependente. Não é necessário se inscrever
Facilitadora: Ana André - Coordenação: Maricy Montenegro e Ieda Varejão
Publico focalizado: Abertas a todos os interessados. Adultos e crianças.
Parque Severo Gomes - Rua Pires de Oliveira, 356 - Santo Amaro – Tel.: (11) 5687-4994
Datas e Horário: 31/03 e 07,14/04, das 10h30 às 12h30.

·         Danças Circulares nos Parques
As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta. Sua prática trabalha a convivência harmoniosa, a cooperação e o cultivo da amorosidade, além de promover o autoconhecimento, a tolerância, a inclusão e a diversidade. A participação é gratuita. Os interessados podem obter mais informações nas Administrações dos parques. Abaixo locais e datas:


·         Curso - Era Uma Vez e Ainda É – CEU Parque Bristol
Local: CEU Parque Bristol – Rua Professor Artur Primavesi, s/nº.
Através de curiosas narrativas, permeadas de afazeres artesanais, iremos contemplar a sabedoria e o encantamento da arte de contar histórias. A metodologia prevê encontros com apresentação de teoria e vivências partilhadas.
Dias e Horários: 9, 16, 23 e 30 de março, 13 e 20 de abril, das 19h30 às 22h.
Facilitadora: Maria Cecilia Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro (UMAPAZ).
Vagas: 35 - Inscrições: Pelo e-mail: ceupqbristolcultura@prefeitura.sp.gov.br ou pessoalmente na biblioteca do CEU de segunda a sexta, das 10h às 20h.

·         Curso - Era Uma Vez e Ainda É – CECCO Vila Prudente
Local: CECCO Vila Prudente - Avenida Francisco Falconi, 83 - Vila Prudente
Através de curiosas narrativas, permeadas de afazeres artesanais, iremos contemplar a sabedoria e o encantamento da arte de contar histórias. A metodologia prevê encontros com apresentação de teoria e vivências partilhadas.
Dias e Horários: 9, 16, 23 e 30 de março, 13 e 20 de abril, das 13h15 às 16h45.
Facilitadora: Maria Cecilia Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro (UMAPAZ).
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

·         Roda de Histórias em Família – Parque da Aclimação
Local: Rua Muniz de Souza, 1119 – Aclimação.
O ”Era uma vez“ descortina o universo da fantasia liberando a imaginação, enriquecendo o mundo interior. Histórias transmitidas de pai para filho estreitam os laços familiares promovendo sabedoria e paz.
Dias e horários: 17 de março, 14 de abril, 12 de maio, das 14h às 17h
Facilitadora: Maria Cecilia Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro (UMAPAZ).

·         Roda de Histórias em Família – Parque Jardim da Luz
Local: Rua Ribeiro de Lima, 99 – Bom Retiro - Tel. (11) 3227-3545.
O ”Era uma vez“ descortina o universo da fantasia liberando a imaginação, enriquecendo o mundo interior. Histórias transmitidas de pai para filho estreitam os laços familiares promovendo sabedoria e paz.
Dias e horários: 24 de março, 19 de maio e 2 de junho, das 14h às 17h
Facilitadora: Maria Cecilia Ferri – Coordenação: Maricy Montenegro (UMAPAZ).


BIBLIOTECA – ESPAÇO SAPUCAIA


Pesquisa, consulta e empréstimos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 13h. Reúne mais de 3500 livros, com títulos voltados ao meio ambiente e cultura de paz, teses, trabalhos técnicos, periódicos, CD’s, DVD’s, VHS e fotografias, entre outros.
O acervo pode ser conhecido no site www.umapaz.phlweb.com.br
Informações: (11) 5083-1928 ou pelo e-mail: bibliotecaumapaz@prefeitura.sp.gov.br

A Biblioteca recebeu o livro Sustentabilidade planetária, onde eu entro nisso? Publicado pela Terra Virgem Editora, de autoria do ambientalista, consultor e conselheiro da UMAPAZ Fabio Feldmann, onde apresenta causas e consequências das ações humanas na natureza.


ACONTECEU EM FEVEREIRO NA UMAPAZ


De 30 de janeiro a 5 de fevereiro – Aniversário da UMAPAZ - celebramos o início do sétimo ano da UMAPAZ. A programação foi um sucesso, com atividade especial no Planetário, a exposição “Mãos que transformam o mundo”, duas apresentações musicais muito especiais: a orquestra Furiosa do Auditório Ibirapuera e o show da cantora Dandara com o músico Paulo Monarco, palestras e exibição de documentários. Um passeio ciclístico encerrou a semana de celebração.


De 7 a 16 de fevereiro – Ciclo de palestras Rio+20 Sampa - a UMAPAZ realizou a primeira rodada do ciclo de palestras com ambientalistas e técnicos da área socioambiental como preparação e contextualização para a Conferência Internacional Rio + 20. O Ciclo continua em março.

9 a 12 de fevereiro: Encontro de articulação de parceiros do Curso Educação Gaia Brasil na UMAPAZ, com representantes de organizações promotoras do curso em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Amazonas.




A UMAPAZ é um Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde 2006, a UMAPAZ tem por objetivo o fomento e a facilitação da formação de pessoas para a convivência socioambiental sustentável e pacífica, transdisciplinariedade e interculturalidade, cultura de paz e não-violência e acesso universal à informação. 



Informativo Mensal da Divisão de Formação da UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ – DEA/UMAPAZ / SVMA.
Redação: Mariana Belmont - Direção: Rose Marie Inojosa e Ieda Varejão.