quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Reúso de águas cinzas é umas das dez melhores iniciativas ambientais


http://br.noticias.yahoo.com/re%C3%BAso-%C3%A1guas-cinzas-%C3%A9-das-dez-melhores-iniciativas-172652524.html

Em vigor na cidade desde julho do ano passado, o projeto de reúso de águas cinzas foi escolhido pelo prêmio Greenvana Greenbest 2012 como as dez melhores iniciativas públicas de 2011 voltadas para sustentabilidade no Brasil. A ideia, que já está valendo em pelo menos 15 edifícios construídos em Niterói, repercutiu em Brasília, onde o Congresso Nacional estuda torná-la obrigatória em todo país. A proposta determina que águas utilizadas nos chuveiros, banheiras, lavatórios de banheiros, tanques e máquinas de lavar sejam reaproveitadas para uso não nobres como descarga sanitária e lavagem de pisos .
- Vejo com extrema felicidade a escolha da lei do reúso de águas cinzas como um dos finalistas ao prêmio. Desde que ela foi sancionada, já recebemos mais de uma dezena de consultas de outras câmaras, querendo implantá-la em suas cidades e até do Congresso Nacional, desejando transformá-la numa lei para todo o país - afirmou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira (PPS), autor da proposta.
De acordo com a prefeitura, a nova lei só trata de novas edificações porque obras de adaptação para este tipo de sistema são caras e muito complicadas. Já moradores de novas construções terão a ganhar porque a diminuição na conta d'água em locais que contam com o método chega a 60%, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Guida:
- A boa notícia é que muitas empresas tradicionais de Niterói decidiram aplicar os conceitos da lei mesmo tendo seus projetos previamente aprovados e naturalmente desobrigados de cumprir a legislação de reúso de águas cinzas. Vale lembrar que pelo menos 15 novos empreendimentos, dentre esses 50% já prontos, adotaram a tecnologia de reúso. Os outros 50% estão em construção. Além das edificações, uma garagem de empresa de ônibus utiliza o sistema desenvolvidos em Niterói.
Segundo a prefeitura, a maioria dos novos pedidos de licenciamentos já respeita a regra. Caso ainda não estejam adaptados, a empresa responsável pela obra é orientada a corrigi-la antes de dar entrada no pedido de licença.
- As empresas em geral já buscaram instruções e orientações e estão atendendo normalmente à nova legislação. Até porque os projetos de reúso barateiam inclusive as obras, que utilizam muita água - completou Guida.
Entre as medidas governamentais que concorrem ao prêmio estão a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, criada pelo Ministério do Meio Ambiente; o ICMS Ecológico, que começou no Paraná e já está em 14 estados brasileiros, e o sistema de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), da prefeitura de Extrema (MG).

Enquete Cracolândia

11/01/2012 - 11h42

Cracolândia



O Ministério Público abriu inquérito para investigar a operação da polícia na cracolândia, na região central de São Paulo, e o responsável por autorizar seu início antes da abertura de um centro de apoio para dependentes químicos. Você apoia a ação policial iniciada na área?

  • O seu voto foi registrado. Obrigado pela participação.
  
83%
5.327 votos
Sim
  
17%
1.084 votos
Não
Total: 6.411 votos 
Atenção: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de leitores da Folha.com.

Mercado livre pode ter mais 15 mil consumidores de energia


MERCADO ABERTO


MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

O Brasil tem mais de 15 mil empresas com um perfil de consumo de energia que pode levá-las ao mercado livre, segundo estudo da gestora e comercializadora Comerc.
Tais empresas entrariam como consumidores especiais, que são aqueles que podem atuar no mercado livre com 0,5 MW, desde que consumam de fontes de energia limpas incentivadas pelo governo. Já o consumidor livre tradicional necessita de uma demanda de 3 MW para que possa contratar energia de qualquer gerador.
O mercado livre, de energia convencional e incentivada, tem hoje uma carga de aproximadamente 12,5 mil MW médios, segundo Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc.
"Há um montante calculado pela EPE de empresas com demanda acima de 500 kW, de 24,5 mil MW médios de consumo. Existe, portanto, potencialmente, um montante adicional de 12 mil MW médios que poderiam estar no mercado livre, mas são cativos ainda", afirma Vlavianos.
Como a oferta de energia limpa incentivada está abundante e os preços satisfatórios, 2012 deve registrar um aumento da migração, segundo a empresa.
Os consumidores especiais costumam ser empresas como shoppings, supermercados, hospitais e hotéis.
O governo estuda a possibilidade de reduzir de 3MW para 1 MW o piso para o consumo de energias convencionais no país.

NÚMEROS
12.500 MW médios
é a carga do mercado livre
12.000 MW médios
poderiam estar no mercado livre, mas permanecem no cativo
0,5 MW
caracteriza os consumidores especiais
3 MW
é o piso que o governo determina para o consumo de energias convencionais no país
24.500 MW médios
é o montante de consumo de empresas com demanda acima de 500 kW