terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Atenção Palestra Cancelada! : “Danos às Infraestruturas devido ao Sismo e Tsunami que ocorreu no Japão durante o Grande Terremoto de 2011”


"URGENTE"






Prezados Associados:




Vimos nesta oportunidade, comunicar a mensagem abaixo recebida.
Infelizmente, a palestra do Prof.  Kenji Ishihara  fica cancelada pelas razões abaixo expostas ( mudança de roteiro de sua viagem ao Brasil).
Como sugestão, ficará a disposição de todos os interessados, a entrevista(gravação) que será realizada pela ABMS e o endereço e demais dados do Prof. Ishihara
para aqueles que desejarem um contato direto.
Agradecendo a atenção de todos e com as nossas excusas,
enviamos cordiais
saudações.
Prof. Sunao Sato
Diretor Executivo da SBPN


Prezados

Tendo em vista a mudança de roteiro da viagem do Prof. Kenji Ishihara, a ABMS não teve outra alternativa senão o cancelamento da sua palestra no dia 12 de janeiro, não obstante tivéssemos reservado o auditório, pois o único horário disponível seria no sábado à tarde, inadequado para realizar um workshop.  Por outro lado, vamos fazer uma gravação com ele num estúdio e a ABMS disponibilizará a entrevista- palestra no site , o que será divulgado oportunamente.

Lamento muito a todos por este incômodo, principalmente pelo grande interesse que foi demonstrado por muitos, confirmando com antecedência as presenças.

Atenciosamente

Sussumu Niyama







http://www.abms.com.br/home/nucleos/sao-paulo/indice


ABMS



A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica ABMS-NRSP convida para a palestra: " Damage to Infrastructures by Intense Shaking and Tsunami Invasion in the 2011 Great East Japan Earthquake 

(“Danos às Infraestruturas devido ao Sismo e Tsunami que ocorreu no Japão durante o Grande Terremoto de 2011”)".

Palestra do Prof. Kenji Ishihara - ex-Presidenten da ISSMFE, ex-Prof. da Universidade de Tokyo e membro da SBPN - Regional Tokyo-Japão que abordará tema atualíssimo e de extrema importância para o mundo contemporâneo.


Data: 12/01/2012 às 18h30

Local: São Paulo Center, Av. Lineu de Paula Machado, 1088/1100 – Cidade Jardim 

– São Paulo, SP  - Telefone: (11) 2142-3600



Damage to Infrastructures by Intense Shaking and Tsunami Invasion in the 2011 Great East Japan Earthquake

http://agencia.fapesp.br/14992
05/01/2012
Agência FAPESP – A Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Núcleo Regional São Paulo (ABMS-NRSP), promove, no dia 12 de janeiro de 2012, a palestra Damage to Infrastructures by Intense Shaking and Tsunami Invasion in the 2011 Great East Japan Earthquake (“Danos às Infraestruturas devido ao Sismo e Tsunami que ocorreu no Japão durante o grande terremoto de 2011”).
O evento será conduzido pelo professor Kenji Ishiharae, ex-presidente da International Society for Soil Mechanics and Foundation Engineering (ISSMFE) e um dos principais especialistas em engenharia geotécnica sobre terremotos.
Além de apresentar sua visão sobre a catástrofe que matou cerca de 28 mil pessoas no Japão em março de 2011, o palestrante discutirá as lições que uma sociedade pode tirar de episódio dessa natureza, tanto do ponto de vista técnico como do social e econômico.
A palestra será proferida em inglês, é aberta ao público e não requer inscrição prévia. Tem início a partir da 18h30 no São Paulo Center, Av. Lineu de Paula Machado, 1088/1100, Cidade Jardim, São Paulo.
Mais informações: (11) 3768-7325 / abms@abms.com.br




Japão registra "menor" número de suicídios em 10 anos em 2011: 30.513 pessoas se suicidaram! Nada sustentável!


Pelo 14º ano consecutivo, os casos de suicídios no país superaram os 30 mil

Japan National Tourism Organization/Divulgação
Tóquio, no Japão
Por províncias, novamente a da capital, Tóquio, registrou o maior número de suicídios: 3,1 mil


Tóquio - Pelo 14º ano consecutivo, os casos de suicídios no Japão superaram os 30 mil, embora o número registrado em 2011 foi o menor em dez anos, segundo os dados publicados nesta terça-feira pela Agência Nacional de Polícia japonesa.
Ao todo, 30.513 pessoas se suicidaram no Japão em 2011, o que representa 1.177 pessoas, ou 3,7% a menos que em 2010.
Mais um ano, o número de homens que cometeu suicídio foi muito maior do que o de mulheres, já que mais do dobro das mortes por essa causa foram de pessoas do sexo masculino.
Ao todo, mais de 20 mil homens japoneses se suicidaram em 2011, contra cerca de 9,6 mil mulheres.
Por províncias, novamente a da capital, Tóquio, registrou o maior número de suicídios: 3,1 mil.
O Japão, com 127 milhões de habitantes, está entre os primeiros países do mundo em taxa de suicídios, que não representam no país um estigma social, por serem considerados uma passagem para outra existência, sob influência do budismo. 

Vídeos mostram drama e bom humor de vítimas de enchentes


10/01/2012 - 08h35

http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1032242-videos-mostram-drama-e-bom-humor-de-vitimas-de-enchentes.shtml

DE SÃO PAULO

As chuvas que levaram transtornos a centenas de cidades brasileiras nos últimos dias, principalmente na região sudeste, fizeram com que várias pessoas colocassem na internet vídeos mostrando a situação vivida em seus municípios.

Nos registros é possível ver enxurradas, ruas inteiras alagadas e pessoas forçadas a usar formas de transporte aquático para se deslocarem pelos locais.
Em meio a todo o drama das tragédias, há quem ache espaço também para o humor, como mostra a reportagem da TV UOL.


Sustentabilidade com generosidade




Publicado em Jan 6 2012

Os workshops "Inserção do Transporte Sustentável no Morar Carioca" e “Marketing BRT: como atrair e cativar usuários” realizados pela EMBARQ Brasil, em 2011, no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente, transcenderam o potencial de promoção do transporte sustentável e contribuem com a reciclagem de materiais e o projeto de geração de renda de uma comunidade carente do Rio de Janeiro.
Os materiais de comunicação visual e sinalização utilizados nos eventos foram reciclados e transformados em bolsas pela ONG Fazendo Arte. “O objetivo é reutilizar materiais que, na maioria das vezes, vão para o lixo e gerarmos renda às costureiras. Essas são as primeiras bolsas, ainda é um projeto piloto e estamos à procura de empresas que nos apoiem com aviamentos e máquinas”, comenta a idealizadora do projeto e uma das fomentadoras da ONG, a produtora sociocultural Rita Côrtes.


A EMBARQ foi convidada a ceder as lonas dos banners à ONG pela empresa contratada para produzir o evento. “Nós da Soulink Eventos e a Av Brasil (produtora audiovisual) investimos na confecção da primeira remessa e etapa deste projeto, visando a reutilização do material que seria dado como lixo e que são doados por empresas como EMBARQ, BR DISTRIBUIDORA e Fetranspor”, explica Francisco Fernandes, um dos proprietários da Soulink Eventos.
A organização Fazendo Arte atua na comunidade do Morro do Turano, no Rio de Janeiro, e beneficia cerca de 200 pessoas. São oficinas artísticas e profissionalizantes que, com arte, melhoram a vida dos cidadãos.

II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia


Em nome do verde

Empresas fazem a sua parte em questões ligadas ao Meio Ambiente



O Brasil, este ano, estará na mira do planeta. E não é para menos. O País abrigará a Rio+20, forma como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, em junho. Há exatos vinte anos, essa mesma cidade realizou outra conferência da ONU, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Na ocasião o encontro ficou conhecido como Cúpula da Terra e ECO-92.
Por essas e por outras, a questão do verde desponta como um divisor de águas. E hoje, mais do que nunca, não dá para dissociar a produção industrial, de bens e serviços, de atitudes que contemplem a preservação ambiental. A Terra é a nave da humanidade e se ela não for devidamente cuidada, muito pouco restará a fazer num futuro próximo. Que o diga o já gritante aquecimento global.
Neste universo vário, o Brasil se destaca por uma biodiversidade ímpar, que abriga florestas de importância mundial, caso da Amazônia, e a quase “desaparecida” Mata Atlântica (restou pouco mais de 7% de sua cobertura original), um bioma “exclusivo” (endêmico) desta terra tupiniquim, que ninguém nem sonha em ter um semelhante.
Para quem já faz a diferença, não é difícil entender a importância da preservação. Por isso separamos exemplos de Atitudes Verdes de empresas que têm, com esta postura, algo a dizer ao mundo. Semanalmente vamos apresentar de que maneira elas se inserem neste contexto. Hoje mostramos que várias empresas, como a Natura, Coca-Cola e Petrobras, apresentarão em feverereiro, durante o II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia, cases aliados à sustentabilidade. A Coca-Cola também anuncia parcerias no desenvolvimento de soluções comercias de garrafas PET feitas 100% a base de plantas.

Congresso de Inovação e Tecnologia

Logo no começo do mês que vem, dias 8 e 9, acontece em São Paulo o II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia. A ideia é que as empresas participantes troquem experiências sobre alternativas sustentáveis para sua produção.

Realizado durante o Inspiramais (www.inspiramais.com.br) - Salão de Design e Inovação para Componentes – o congresso abordará temas ligados ao design sustentável, reutilização de materiais, identidade cultural brasileira, oportunidades sustentáveis para a Copa 2014, além dos cases da Natura, Petrobras, Coca-Cola Shoes (com produção de calçados 100% sustentáveis), entre outros.
A iniciativa tem o apoio e o patrocínio do Sebrae, Apex, Petrobras e CNPQ. Informações sobre as inscrições já podem ser obtidas: (51) 3584-5200 ou e-mail inovação@assintecal.org.br.

Programação completa:
08/02/2012
9h - Credenciamento
9h15 - Abertura Oficial
9h30 - Tereza Cristina e José Pedro Lins - Selo de Sustentabilidade Assintecal
10h15 - Adélia Borges - “Design Brasileiro e Sustentabilidade”, tradição popular de reciclagem, como era antes e como vem sendo fortalecida a prática de design vinculada às mudanças sociais
11h - Coffee Break
11h15 - Case empresa fabricante de componentes para calçados
11h40- Gilson Martins trazendo o tema “Lixo Nobre” e o trabalho com as comunidades do Rio
12h25 - Intervalo para o almoço
13h30 - Apresentação do Case da Natura com o Palestrante Sergio Talocchi
14h15 - Encerramento

09/02/2012
9h30 - Com o título - Brasil, o país que dá um Show - Bianko falará sobre a alegria do povo brasileiro, oportunidades que o país oferece na área sustentável e as oportunidades de negócios com a Copa 2014
10h15 - Case empresa fabricante de componentes para calçados
10h35 - Case Petrobras (a confirmar)
11h15 - Prêmio Petrobras Entrega do Prêmio Petrobras onde será servido um brunch
13h30 - Chiara Gadaleta "Desvendando a Identidade da Moda Brasileira" (Mix By Brasil)
14h15 - Case da Coca-Cola Shoes sobre a produção do calçado 100% sustentável
15h - Encerramento

PETs à base de plantas
Numa parceria inédita com três empresas-líderes em biotecnologia para acelerar o desenvolvimento de embalagens PlantBottle™ (feitas com origem 100% vegetal), a Coca-Cola dá mais um passo rumo à garrafa do futuro. Desde o lançamento da garrafa, a primeira PET reciclável à base de planta, em 2009, a empresa já distribuiu mais de 10 bilhões unidades em 20 países.
Pioneira no lançamento da tecnologia na América Latina, em 2010, a Coca-Cola Brasil, junto à essa iniciativa, tem um conjunto de ações sustentáveis que monitora a aplicação destes materiais e demais recursos naturais e investe constantemente no desenvolvimento de embalagens inovadoras, como Bottle-to-Bottle e Crystal eco.
Os acordos de agora, com a Virent, Gevo e Avantium – especialistas no desenvolvimento de alternativas baseadas em plantas para materiais tradicionalmente feitos de combustíveis fósseis e outros recursos não-renováveis – foram assinados após uma pesquisa de dois anos, realizada pela equipe de Pesquisas e Desenvolvimento e do conselho técnico da The Coca-Cola Company.

“Embora a tecnologia para criar materiais biológicos renováveis em laboratório tenha estado disponível há anos, acreditamos que estas são empresas que detêm tecnologias com alto potencial para criá-los em escala comercial global dentro dos próximos anos”, disse Rick Frazier, vice-presidente de Suprimento de Produtos Comerciais da Coca-Cola.
“Este é um significativo investimento da área de Pesquisas e Desenvolvimento em inovação em embalagens e é o próximo passo na direção da nossa visão de criar todas as nossas embalagens plásticas a partir de materiais de plantas obtidos responsavelmente.”
Segundo o Presidente da Virent, Lee Edwards. “Nossa tecnologia patenteada apresenta química catalítica para converter açúcares de plantas num leque de produtos idênticos àqueles feitos de petróleo, inclusive bioparaxileno – componente-chave para a fabricação de embalagens PET feitas 100% a partir de plantas, que apresentam a mesma alta qualidade e capacidade de reciclagem dos materiais usados hoje, com o benefício adicional de ser feito de uma ampla variedade de materiais renováveis”.
“Estamos extremamente gratificados em ter a confiança da Coca-Cola e animados para apoiar suas metas de embalagens sustentáveis com este acordo para desenvolver e comercializar tecnologia para produzir paraxileno a partir de bio-isobutanol”, declarou Patrick Gruber, presidente da Gevo.
“Através da parceria com a Coca-Cola, vamos demonstrar que nossa tecnologia patenteada ‘YXY’ produz garrafas PET de fontes biológicas com excepcionais propriedades funcionais a preço competitivo”, disse Tom van Aken, presidente da Avantium. “A YXY é uma excelente solução para os atuais desafios em embalagens, usando materiais de plantas como matéria-prima para permitir a fabricação de materiais de embalagem mais sustentáveis, como as garrafas PET”.
Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.
A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o Meio Ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,95 litro de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás.
Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98,2% das latas de alumínio e 55,6% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.

.................................................


II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia

Em fevereiro, os principais pesquisadores e fabricantes de componentes para calçados e acessórios estarão reunidos em São Paulo, durante o II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia, para trocar experiências sobre alternativas sustentáveis para sua produção.
O Congresso abordará temas ligados ao design sustentável, reutilização de materiais, identidade cultural brasileira, oportunidades sustentáveis para a Copa 2014, além dos cases da Natura e da Coca-Cola – com sua produção de calçados 100% sustentáveis, entre outros.
A iniciativa tem apoio e patrocínio do Sebrae, Apex, Petrobras e CNPQ. Informações sobre as inscrições já podem ser obtidas pelo fone (51) 3584-5200 ou inovacao@assintecal.org.br. Ao enviar o email, adicione Nome e endereço completos,
Nº de CPF. Identificar se é estudante, associado, ou não associado.
Com estes dados encaminhamos o boleto de cobrança para que seja pago no banco. 
A inscrição será efetivada após o pagamento.

Conheça abaixo a programação completa:
- 08/02/2102 -09:00h / Credenciamento
09:15h / Abertura Oficial
09:30h / Chiara Gadaleta - "Sustentabilidade: Consciência e Transformação"
10:15h / Adélia Borges - “Design Brasileiro e Sustentabilidade”, tradição popular de reciclagem, como era antes e como vem se fortalecendo a prática de design vinculado à mudanças sociais.
11:00h / Coffee Break
11:15h / Case sustentabilidade - empresa fabricante de componentes para calçados.
11:40h / Gilson Martins trazendo o tema “Lixo Nobre”, e o trabalho com as comunidades do Rio.
12:25h / Intervalo para o almoço
13:30h / Sergio Talocchi - " Case da Natura "
14:15h / Encerramento
- 09/02/2012 –
09:30h / Bianko - " Brasil, o país que da um Show - A alegria do povo brasileiro e as oportunidades de negócios com a Copa 2014.”
10:15h / Case empresa fabricante de Componentes para Calçados
11:00h / Entrega do Prêmio Petrobrás onde será servido um brunch.
13:30h / Chiara Gadaleta - “Mix by Brasil - Do Iapoque ao Chui desvendando a identidade da Moda brasileira”
14:15h / Paulo Schneider (Gestor da Coca-Cola) “Porque a Coca-Cola Shoes investiu na criação de uma linha de produtos sustentáveis”
15:00h / Encerramento
Investimento:
R$ 120,00 – Não Associados Assintecal;
R$ 60,00 – Associados Assintecal;
R$ 30,00 – Estudantes
Serviço
II Congresso de Inovação e Tecnologia
Data: 08 e 09 de fevereiro de 2012
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo-SP.
Informações e Inscrições – 51 3584-5200 ou inovação@assintecal.org.br


Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar: Da "comunidade" para um condomínio sustentável

09/01/12 - 00:00 > IMOVEL RESIDENCIAL

Projeto de recuperação da Serra do Mar recebe novas moradias



Cubatão - O Governo do Estado de São Paulo cumpriu mais uma etapa na transferência de famílias da Serra do Mar para moradias construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Foram entregues, na semana passada, cerca de 784 novas moradias em Cubatão, dando prosseguimento ao Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. 





Do total, 365 são unidades do Residencial Rubens Lara, conjunto habitacional referência em sustentabilidade; 186 são do Residencial Vila Harmonia (Bolsão 7); e 233 são moradias do Residencial Parque dos Sonhos (Bolsão 9). As 784 novas moradias serão somadas às 1.541 já entregues, totalizando 2.325 famílias já atendidas da Serra do Mar, que receberam imóveis da CDHU.





As moradias são formadas por apartamentos, casas sobrepostas e sobrados, sendo 267 com três dormitórios (sendo 10 unidades de uso misto - aquelas com uma área que pode ser usada para comércio) e 517 com dois dormitórios. Todos os imóveis foram projetados com melhorias do padrão de qualidade da CDHU, como o terceiro dormitório em parte das unidades, azulejos na cozinha e no banheiro, medidor individualizado do consumo de água e gás, piso cerâmico em todos os cômodos, sistema de aquecimento solar para água do chuveiro e pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros. O Residencial Rubens Lara é referência em sustentabilidade e terá 1.840 moradias no total, das quais 500 já foram entregues. 





O condomínio é um empreendimento diferenciado, com vários modelos de moradias e equipamentos sociais, construído em um terreno de aproximadamente 200 mil metros quadrados, desapropriado pelo estado. O espaço terá prédios de cinco e nove andares, casas assobradadas e casas sobrepostas, praças, ciclovia, vagas de garagem, churrasqueira, e quadras poliesportivas.





O Residencial Vila Harmonia contará com 600 residências, das quais 414 já tinham sido entregues. Já o Parque dos Sonhos será composto de 1.154 imóveis, sendo que 163 já foram entregues anteriormente. Os residenciais terão casas, apartamentos e sobrados, área de lazer com quadra poliesportiva e pista de skate, guarita e estacionamento.





Lançado em 2007, o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar visa promover a conservação, o uso sustentável e a recuperação socioambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. A ação prevê o atendimento de 7.760 famílias moradoras de áreas irregulares do parque.

MP 'aprova' tratamento alternativo de chorume em Londrina

09/01/2012 -- 19h35

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--424-20120109&tit=mp+aprova+tratamento+alternativo+de+chorume+em+londrina

Guilherme Batista - Redação Bonde

A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Londrina recebeu ofício da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), sobre um novo modelo de tratamento de chorume, que estaria sendo colocado em prática desde o final do mês passado. A evaporação, trazida à cidade por uma universidade do Rio Grande do Sul, está em fase de testes.

A medida foi aceita pela companhia depois que a Sanepar emitiu comunicado oficial, em dezembro, negando ficar responsável pelo tratamento de chorume no município. "A companhia estadual cogitou fazer o serviço em uma das estações de tratamento de esgoto, mas depois desistiu da ideia. Um novo modelo é bem-vindo. Vamos acompanhar os testes da evaporação e avaliar se ela poder ser implantada de modo concreto em Londrina", explicou a promotora de Defesa do Meio Ambiente, Solange Vicentin.

Ela disse também que, se o novo modelo não der resultados satisfatórios, deve voltar a se reunir com representantes da Sanepar, para saber os motivos que fizeram a estatal desistir de tratar o chorume na cidade. "Vale lembrar, ainda, que o serviço só pode ser feito em Londrina mediante licenciamento do IAP [Instituto Ambiental do Paraná]", completou.

Atualmente, o poder público faz o tratamento no antigo aterro do Limoeiro - liberado pelo IAP em agosto do ano passado - e com a ajuda da empresa Revita, de Apucarana, contratada emergencialmente para ficar responsável por parte do serviço.

A CMTU precisou colocar em prática as medidas depois que o IAP proibiu o município de fazer o tratamento de chorume na Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Segundo o instituto, o procedimento poderia comprometer a capacidade do espaço futuramente.

Por meio da assessoria de imprensa, a CMTU comunicou que os testes com o novo modelo de tratamento de chorume devem ser finalizados até o início do próximo mês.

Estudo avalia conhecimento de engenheiros civis sobre madeira

09/01/12 - 00:00 > ENGENHARIA

http://www.dci.com.br/Estudo-avalia-conhecimento-de-engenheiros-civis-sobre-madeira-8-405196.html


São Paulo - O curso de Engenharia Florestal, da Escola Superior de Agricultura "Luiz Queiroz" (USP/Esalq), realizou um estudo para avaliar o conhecimento que os profissionais da área tem sobre a madeira - matéria-prima que vem sendo cada vez mais utilizada no setor de construção civil. De acordo com a pesquisa, o conhecimento que os profissionais da área apresentam sobre o produto, proveniente de florestas, parece ser insuficiente quando se trata de questões relacionadas à sustentabilidade. - 




A hipótese, levantada no recente estudo, é de que há deficiência em conteúdos técnicos, legais e ambientais. "A confirmação da hipótese contribui para a indicação de espécies inadequadas, para a compra de madeira ilegal e para a insustentabilidade nas cadeias produtivas florestais e da construção civil", sinaliza Adriana Maria Nolasco, professora do Departamento de Ciências Florestais (LCF).







Com o auxílio de Giovana Indiani e Mayra Bonfim, futuras engenheiras florestais, o trabalho avaliou o conteúdo sobre madeira nos cursos de graduação em Engenharia Civil no Estado de São Paulo. Foram identificadas todas as instituições públicas e particulares, que oferecem o curso no estado. Os dados foram coletados a partir da matriz curricular dos cursos e do programa/ementa das disciplinas oferecidas que tratam do tema. Foram realizadas, também, diversas entrevistas com roteiro semi-estruturado, via telefone e Internet. 







De acordo com o levantamento, o curso de graduação em Engenharia Civil é oferecido por 53 instituições de ensino, sendo 8 públicas e as demais privadas. A análise dos dados mostrou que o tema madeira é tratado em todos os cursos. No entanto, temas da área técnica são mais abordados que os relacionados à sustentabilidade e legalidade. 






Os conteúdos referentes às propriedades, características, anatomia e estrutura da madeira são abordados em 100% dos cursos, com variação na carga horária destinada ao assunto. Na maioria deles, o conteúdo aparece como parte da disciplina Materiais de Construção, com carga horária de até 12 horas. Isso é suficiente, somente, para que o graduando tenha uma noção geral sobre o material, mas não permite que ele adquira conhecimento sobre suas propriedades e espécies de forma a fazer uma correta seleção e especificação de materiais para os diferentes usos. Apenas 40% dos futuros engenheiros civis formados em São Paulo têm contato com disciplinas que abordam certificação florestal e acabamento e preservação da madeira. 

Bovespa incentiva empresas a divulgarem Relatório de Sustentabilidade


http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/4090/bovespa_incentiva_empresas_a_divulgarem_relatorio_de_sustentabilidade/


Postado em 09/01/2012 às 10h30

A BM&FBOVESPA passa a recomendar que as empresas listadas indiquem, em 2012, no Formulário de Referência (item 7.8 “Descrição das relações de longo prazo relevantes da companhia que não figurem em outra parte deste formulário”), se publicam Relatório de Sustentabilidade ou documento similar e onde está disponível. Em caso negativo, devem explicar por que não o fazem.
A Bolsa acredita que a medida, intitulada “Relate ou Explique”, permitirá uma adesão progressiva das companhias à prática de reportar informações e resultados relacionados às dimensões social, ambiental e de governança corporativa. A meta é disponibilizar ao público esse banco de dados das empresas listadas brasileiras na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de julho. Realizado 20 anos depois da histórica Conferência do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, o evento terá como um dos temas principais a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza.
Para facilitar a adoção dessa medida por parte de empresas não familiarizadas com o assunto, a BM&FBOVESPA promoverá, nos dias 17, 19 e 20 de janeiro, workshops de capacitação para produção de relatórios de sustentabilidade. Os encontros serão organizados em parceria com a Global Reporting Initiative (GRI) – organização não governamental, com sede em Amsterdã, Holanda –, responsável pelas diretrizes mais utilizadas internacionalmente para a elaboração desses relatórios. A própria BM&FBOVESPA, em 2010, tornou-se a segunda Bolsa do mundo e a primeira das Américas a adotar o modelo GRI em seu Relatório Anual.
Movimento internacional
Ao recomendar o modelo "Relate ou Explique", a BM&FBOVESPA contribui para reforçar um movimento crescente no mercado de capitais internacional. A publicação de relatórios de sustentabilidade ou similares por empresas de capital aberto foi adotada como critério de listagem, em 2010, pela Bolsa de Johannesburgo, na África do Sul. É também obrigatória para companhias listadas na França e na Dinamarca e para empresas de controle estatal na Suécia. Além disso, a Comunidade Europeia estuda essa regulamentação para colocá-la em prática por todos os estados-membros em 2012.

Leia também


    Agricultura irrigada promove sustentabilidade


    Postado em: 03/01/2012 00:00:00
    Fonte: MAPA
    Editoria: Agricultura

    http://www.ruralcentro.com.br/noticias/52024/agricultura-irrigada-promove-sustentabilidade

    Agricultura irrigada promove sustentabilidade
    O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apoia o uso da agricultura irrigada. Além de gerar renda ao produtor, o uso racional da água destinada à irrigação ajuda na preservação do meio ambiente, o que torna a técnica sustentável e rentável. Por meio de políticas de fomento à técnica, já conhecida por agricultores, e linhas de crédito específicas, como o Programa de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem (Moderinfra), o ministério incentiva o uso da irrigação nas pequenas, médias e grandes propriedades agrícolas.
    Na atual safra, o Moderinfra está ofertando ao produtor R$ 1 bilhão em recursos para adesão ao programa. O financiamento com juros anuais de 6,75% permite pagamento em até 12 anos. Com o fomento do governo federal ao uso da agricultura irrigada, o produtor pode se preparar melhor para enfrentar os fenômenos climáticos que vêm afetando o setor agropecuário, não apenas no semi-árido, mas em outras regiões do país, onde a irrigação é necessária. Como complemento à prática, também deve ser incluída a drenagem agrícola nos projetos de irrigação, devido à importância no controle do excesso de água e na redução do processo de salinização das terras sob irrigação.
    Outra importante contribuição do Ministério da Agricultura, que trata diretamente da utilização racional dos recursos hídricos, diz respeito ao zoneamento agroclimático, além de estudos voltados para o melhor aproveitamento das águas das chuvas. O trabalho, realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informa aos produtores rurais sobre a adequação de cultivares melhoradas, características de solo e clima em áreas de produção.
    Prática - Produtores rurais de Cristalina, no sudeste de Goiás, estão investindo no aproveitamento de recursos hídricos para aumentar a produtividade, com a preservação do meio ambiente. Hoje, o município dispõe de 45 mil ha de lavouras irrigadas. O uso de água de forma sustentável pelos agricultores locais é considerado exemplo no Brasil e na América Latina.
    “Queremos conscientizar os produtores da região sobre o uso da água das chuvas em barragens”, diz o produtor rural Luiz Figueiredo. O agricultor pertence ao grupo que está mudando o perfil do município goiano, a partir da irrigação. A terra úmida e fértil da região favorece o cultivo de produtos como café, feijão, milho, batata, cebola, alho, tomate, trigo, soja, cevada, abóbora, ervilha e algodão. Hoje, o município produz 2,7 milhões de toneladas de alimentos por ano.
    O produtor Verni Wehrmann também investiu nos sistemas de irrigação dos 2,3 mil ha da propriedade, localizada no interior de Goiás, para a produção de alho, batata, cenoura e cebola. Com mais de dois mil empregados na fazenda, ele ressalta que o sistema de irrigação permite melhor controle de pragas e doenças, resultando no menor uso de agrotóxicos e em maior qualidade nos alimentos. “Os produtores daqui têm a consciência de que a sustentabilidade também vem da irrigação. Armazenamos água na época das chuvas e usamos para irrigação nos períodos de seca”, ensina.

    Eficiência: tradução de protocolo




    Da Agência Ambiente Energia -


    O Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) disponibilizou Protocolo Internacional de Medição, Verificação e Performance PIMVP 2010 – Conceitos e Opções para a Determinação de Economias de Energia e de Água. A versão é uma tradução do “International Performance Measurement and Verification Protocol – Volume 1 – September 2010”.
    O documento original foi desenvolvido pela EVO – Efficiency Valuation Organization, organização internacional sem fins lucrativos, dedicada à criação de ferramentas de medição e verificação para eficiência energética.
    _
    Para fazer o download da versão traduzida clique aqui

    Lei de emissões faz empresas aumentarem tarifa aérea


     http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,lei-de-emissoes-faz-empresas-aumentarem-tarifa-aerea-%7D-,819554,0.htm

    07 de janeiro de 2012 | 3h 02

    O Estado de S.Paulo

    Mais duas empresas aéreas americanas anunciaram ontem aumento de tarifas para atender às novas normas impostas pela União Europeia para a compensação de emissões de gases estufa da aviação: a United-Continental e a US Airways. Ambas vão adicionar US$ 3 por trecho nas viagens à Europa. Representantes das empresas se recusam a falar sobre as novas taxas, mas analistas do setor afirmam que o acréscimo é um claro sinal de que os consumidores podem arcar com o peso da nova lei europeia. Segundo a indústria aérea norte-americana, a lei poderia custar US$3,1 bilhões até 2020.

    "É uma taxa a mais, além de todas as outras. Faz diferença para o consumidor", afirma Charles Leocha, diretor de consumo da Travel Alliance. Os consumidores já estão pagando a mais em voos internacionais pela alta dos preços dos combustíveis das aeronaves. A UE diz que pode banir dos aeroportos as empresas que não cumprirem a nova lei.