17 Promoção da sustentabilidade é uma das prioridades do secretário geral da ONU
Ban, em seu escritório, na sede da ONU, em Nova York. Ele aposta no poder das parcerias. Foto: Paulo Filgueiras/UN
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, iniciou seu segundo mandato de cinco anos, no primeiro dia de 2012, com o compromisso de aproveitar o “forte poder das parcerias”. Em entrevista concedida na terça-feira, 3 de janeiro, a agências de notícias da ONU, ele destacou desafios como o combate às mudanças climáticas e à pobreza, além do empoderamento das mulheres e meninas. “Juntos, nada é impossível”.
“Se fortalecermos as parcerias entre governos, comunidades empresariais, organizações civis e de filantropia, penso então que todas essas parcerias poderosas podem nos trazer para a direção certa”, projetou Ban. O secretário-geral da ONU acrescentou que é preciso ligar os pontos entre as mudanças climáticas, a crise de alimentos, a escassez de água, a falta de energia, o empoderamento da mulher e temas da saúde global. “Estas são questões interligadas”.
Ban reiterou as prioridades para o seu segundo mandato, enumerando cinco “oportunidades de geração” para a ONU:
* Promover o desenvolvimento sustentável;
*  Prevenir crises naturais e desastres provocados pela humanidade;
* Tornar o mundo mais seguro e protegido;
* Ajudar países e povos em transição;
*   Encorajar o empoderamento de gênero.
O secretário-geral da ONU avaliou que, desde 2007, quando teve início seu primeiro mandato, o aprofundamento da globalização representou o principal avanço durante sua gestão. “Temos visto muitas pessoas, marginalizadas, oprimidas, ansiosas pela democracia, por sua dignidade e direitos humanos. Temos grande responsabilidade em ajudá-las na transição para a democracia.”
* Publicado originalmente no site da ONU Brasil e retirado do site EcoD.