terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Curso de férias: O "Aquagito" no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha, em Sorocaba - SP


02/01/2012 | FÉRIAS

Inscrição para o "Aquagito" acontece nesta terça e quarta-feira

As inscrições para crianças de 7 a 12 anos interessadas em participar do curso de férias, o "Aquagito", deverão ser feitas nesta terça e quarta-feira (3 e 4). A inscrição acontecerá das 9h às 17h, no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.


De 9 a 13 de janeiro, a atividade de educação ambiental trabalhará com o tema "Energia e Geração Sustentável". O curso apresentará de forma lúdica e interativa as principais formas de produção da energia elétrica utilizada no Brasil, bem como os seus benefícios e impactos ambientais. O objetivo é a sensibilização quanto ao consumo sustentável da energia, o que inclui a diminuição de seu desperdício e a preferência por produtos que gastem energia de maneira mais eficiente. 

As atividades serão realizadas por meio de jogos interativos, atividades práticas, batepapo, visita a uma hidrelétrica, tarefas socioambientais, entre outras.

Ao todo, serão oferecidas 40 vagas. É obrigatória a apresentação do RG ou certidão de nascimento no ato da inscrição. O parque fica na Rua România, 150, Jardim Europa. Informações pelo telefone 3221.6643. 
Férias na Bica
As crianças de 7 a 12 anos interessadas em participar do "II Férias na Bica" no Parque da Biquinha devem se inscrever somente nesta quarta-feira (4), das 8h às 12h, no próprio parque. O sorteio será realizado logo em seguida, às 13h30, quando será necessário a presença do responsável e/ou do participante. Os interessados devem levar o documento original com foto. 

O "Férias na Bica" acontecerá de 9 a 13 de janeiro. Durante esses cinco dias, os participantes vão aprender e se divertir com o tema "Sons da Natureza -  Que som é esse?"

O objetivo é de apresentar, por meio do lúdico, a importância da música na qualidade de vida das pessoas e a sua ligação com os sons da natureza e as diferentes culturas. "A nossa ideia é envolver e sensibilizar as nossas crianças para o respeito com o ambiente e com as diferentes culturas", explica Cristiane Crispim, coordenadora do curso.

Durante toda a semana as crianças, participarão de várias atividades como palestra sobre o tema, oficina de música, jogos cooperativos e uma saída a campo para uma área verde da região, proporcionando o contato com os sons da natureza. Para o encerramento, as crianças participarão de um Grande Jogo no parque, relacionado ao tema. 

Ao todo, serão oferecidas 80 vagas. O Parque da Biquinha fica na Av. Comendador Pereira Inácio, 1.112, Jardim Emília. Informações pelo telefone 3224.1997. 
No Zoo
Já os adolescentes de 13 a 17 anos que queiram participar do "Tranzoo Adolescentes" devem se inscrever nesta quinta-feira (5), das 9h às 17h, e na sexta-feira (6), das 9h às 15h, na biblioteca do Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". O sorteio das vagas será realizado na sexta-feira, às 15h30.

A atividade acontecerá de 16 a 20 de janeiro. Durante uma semana, os jovens de 13 a 17 anos participarão de diversas atividades com o tema "Energia que sustenta". O objetivo é sensibilizar e informar o público sobre qual a importância de se usar uma energia sustentável e seus benefícios dentro de casa. 

O curso envolve jogos, oficinas, trekking, visitas técnicas e uma série de atividades diferenciadas, que também proporcionarão momentos de diversão e lazer para os participantes. 

Ao todo, serão oferecidas 60 vagas. É obrigatório trazer um comprovante de idade no momento da inscrição. O "Quinzinho de Barros" fica na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Informações pelo telefone 3227.5454.

Até fora do campo o Barça faz escola: Proíbe fumo no Camp Nou e pune torcedor flagrado com cigarro!

02/01/2012 - 20h00

Barcelona proíbe fumo no Camp Nou e pune torcedor flagrado com cigarro

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/espanhol/ultimas-noticias/2012/01/02/barcelona-proibe-fumo-no-camp-nou-e-pune-torcedor-flagrado-com-cigarro.htm


Do UOL Esporte
Em São Paulo 




O ar ficará mais leve nas dependências do Camp Nou nesta temporada. A partir de quarta-feira, quando o Barcelona enfrente o Osasuña pela Copa do Rei, entra em vigor a norma que proíbe o fumo em qualquer local do estádio em dias de jogo, segundo o jornal Marca.
A regra foi aprovada no ano passado e faz parte da campanha “Camp Nou Sem Fumo”, que entra em vigor neste ano. A decisão foi tomada em assembleia realizada no dia 24 de setembro. Foram 538 votos a favor, 89 contra e 38 em branco.
Funcionários do Barcelona serão responsáveis pela fiscalização. Quem for flagrado fumando será convidado a deixar o estádio. Caso o torcedor continue fumando, será solicitada a sua identificação com a carteirinha de sócio e o caso será analisado pela Comissão de Disciplina do clube.
Nas últimas semanas, o clube catalão realizou uma campanha para informar os torcedores sobre a proibição. A adesão era apenas voluntária. Foram distribuídos folhetos e instaladas faixas em diversos pontos do estádio.
Além do Barcelona, a Uefa também apertou o cerco ao cigarro nos locais de jogo.  Em outubro do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a entidade esportiva vai proibir o uso, a venda e a propaganda de tabaco nos estádios da Eurocopa 2012. O torneio será disputado na Ucrânia e na Polônia em junho.

Distribuição de diesel S50 menos poluente é obrigatória no país


A frota brasileira de veículos pesados é de aproximadamente 2,3 milhões e a estimativa da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é que serão vendidos entre 160 mil e 170 mil em 2012
[ i ] O diesel S50 contém teor de enxofre de 50 miligramas por quilo de combustível (mg/kg), bem menor que o S500 e o S1800, com teor mais de dez vezes superior Foto: Chico Batata O diesel S50 contém teor de enxofre de 50 miligramas por quilo de combustível (mg/kg), bem menor que o S500 e o S1800, com teor mais de dez vezes superior
Brasília - A partir deste domingo (1º) é obrigatória a distribuição do óleo diesel S50, com baixo teor de enxofre, em todas as regiões do país. Além de ser menos poluente, o combustível é indispensável para o funcionamento dos motores comerciais pesados, como caminhões e ônibus, fabricados a partir de 2012 e comercializados no mercado interno brasileiro.
O diesel S50 contém teor de enxofre de 50 miligramas por quilo de combustível (mg/kg), bem menor que o S500 e o S1800, os mais comercializados atualmente, com teor de enxofre mais de dez vezes superior.
Nos novos motores, o diesel S50 deve reduzir em até 80% as emissões de materiais particulados e em 98% as de óxidos nitrosos. Nos demais motores, no entanto, a redução das emissões será limitada a até 15%, o que deve ser resolvido ao longo do tempo com a renovação da frota.
A frota brasileira de veículos pesados é de aproximadamente 2,3 milhões de veículos e a estimativa da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é que serão vendidos entre 160 mil e 170 mil em 2012.
O Ministério de Minas e Energia informou que outra novidade é a necessidade dos novos veículos pesados usarem um agente, chamado Arla 32, que neutraliza as emissões de óxidos nitrosos e de materiais particulados. O produto, no entanto, não pode ser misturado ao óleo diesel, sendo colocado em um tanque exclusivo identificado com tampa azul, e injetado em dosagem controlada na saída dos gases do escapamento, antes do catalisador.
A substituição do diesel mais poluente foi definida em 2002 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e deveria ter entrado em vigor em 2009, mas só começou a sair do papel depois da intervenção da Justiça. Para 2013, o acordo prevê a substituição do S-50 por uma versão de diesel com teor de enxofre ainda menor, o S-10, com limite de 10 miligramas de enxofre por quilo de combustível (mg/kg).

Proposta sustentável para o meio ambiente poderá ter vantagem em licitações



COMISSÕES / AGRICULTURA
02/01/2012 - 12h52

[Foto: ]
As normas para licitações e contratos públicos poderão incluir a sustentabilidade ambiental entre os critérios para seleção de propostas, desde que o atributo seja comprovado por meio de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A medida consta de emenda apresentada ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 5/2011, que está pronto para ser votado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
O projeto, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), altera a Lei de Licitações (Lei 8.666/1993) para estabelecer que sejam considerados critérios de proteção ambiental na contratação de produtos e serviços pela administração pública. Prevê ainda que tais requisitos sejam valorizados como critério de desempate entre os participantes da licitação.
Como forma de comprovação das práticas sustentáveis, o relator na CRA, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), propõe que o licitante apresente certificação do Inmetro, de acordo com a NBR ISO 14001, selo conferido a empresas e organizações que adotam política de gestão ambiental. Também sugere que seja exigido um relatório anual de sustentabilidade e a possibilidade de novas formas de comprovação a serem previstas em futuro regulamento a ser estabelecido por decreto presidencial.
Raupp considera necessário definir como serão comprovadas as práticas de sustentabilidade ambiental para "conferir maior transparência" aos processos de licitação e para evitar "eventual dirigismo nas licitações públicas".
A proposta já foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), com emendas. Entre outras mudanças, os senadores da CMA sugeriram que, nas compras públicas, seja observada "a compatibilidade do bem a ser adquirido com as exigências relativas à proteção do meio ambiente".
O projeto deverá entrar na pauta da Comissão de Agricultura em fevereiro, logo após o recesso parlamentar. Após o exame pela CRA, o texto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votado em decisão terminativa. Decisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis. .
Iara Guimarães Altafin / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
117095

Casa sustentável a partir de garrafas plásticas


Casal de idosos constrói casa sustentável a partir de garrafas plásticas


Postado em 03/01/2012 às 13h28

O casal salvadorenho Maria Ponce, 78, e Prudencio Amaya, de 102 anos, construíram juntos uma casa com garrafas de plástico recicladas. | Imagem: Luis Romero / AP

Existem várias maneiras pelas quais podemos ajudar o meio ambiente. Uma das formas mais poderosas é a reciclagem de resíduos de produtos. No entanto, a reciclagem não significa sempre uma atividade “séria” de ir e limpar todo o lixo. Esta pode ser uma tarefa simples e divertida.
O casal salvadorenho Maria Ponce, 78, e Prudencio Amaya, de 102 anos, construíram juntos uma casa com garrafas de plástico recicladas.
Esta moradia sustentável, apelidada de “La Casita Encantada”, localizada perto de El Transito, em El Salvador, atrai muitos turistas que gostam de ver a criatividade do casal e apreciar seus esforços. A construção é pequena, porém bastante confortável. A casa foi decorada com pinturas coloridas e outros pequenos itens.
Maria, que não tinha dinheiro para construir uma casa tradicional, disse que um sonho em 2005 revelou a ela a forma de uma casa a partir de garrafas plásticas. A construção levou cerca de três meses.
Ela e seu companheiro sobrevivem com aproximadamente dez dólares por semana, provenientes de uma safra de milho e doações de turistas que viajam para ver "La Casita Encantada".
Embora a razão por trás da construção com garrafas tenha sido a escassez de dinheiro, a reutilização deste material ajudou a não descartar grande quantidade de resíduos plásticos. Assim, a reciclagem serviu com um propósito duplo. Com informações do EcoFriend

RJ na frente: Bolsa Verde do Rio - BV Rio - em 2012


Ambiente terá contratos de efluentes líquidos industriais, créditos de reciclagem, logística reversa e de carbono


Divulgação
Assinatura dos convênios da BVRio com a presença de Pedro Moura Costa (esq), Eduarda La Rocque da Secretaria Municipal da Fazenda e Suzana Kahn, subsecretária de economia verde
Assinatura dos convênios da BVRio com a presença de Pedro Moura Costa (esq), Eduarda La Rocque da Secretaria Municipal da Fazenda e Suzana Kahn, subsecretária de economia verde

São Paulo – A cidade do Rio de Janeiro terá, a partir de junho de 2012, uma bolsa de valores para a negociação de contratos ligados ao meio ambiente. A Bolsa Verde do Rio (BV Rio) irá oferecer ativos para efluentes líquidos industriais da Baía de Guanabara, créditos de reciclagem, logística reversa e de carbono, além de reposição florestal.
Quem comanda a BV Rio, constituída como uma ONG, é Pedro Moura Costa, que trabalha no segmento de crédito de carbono há 20 anos. Costa chegou a fundar em Londres a EcoSecurities em 1997, empresa especializada em projetos e soluções para o mercado de carbono que fez um IPO em 2005 e depois foi adquirida pelo JPMorgan.
“O objetivo da BV Rio é se tornar uma referência nacional. Vamos começar pelo Rio e depois expandirmos para outros estados. O Governo do Rio já está assinando um termo de cooperação com o Amazonas, Acre e Pará para incluí-los no mercado”, disse Pedro Moura Costa em uma entrevista para EXAME.com.
A bolsa tem como associados a Funrio, a E2 (nova empresa de Costa) e o ex-presidente do IBGE e economista, Sérgio Bresserman. O governo municipal e estadual fazem parte do Conselho da BV Rio com a participação da secretária de Fazenda da cidade do Rio, Eduarda La Rocque, o secretário de estado do meio ambiente, Carlos Minc, e a subsecretária de economia verde, Suzana Kahn.
“Vamos ter uma bolsa com a criação das commodities ambientais que não existem ainda e depois colocá-las em uma plataforma eletrônica”, diz Costa. Ele ressalta que a bolsa ainda não tem um orçamento, mas que a maior parte dos recursos terão origem em doações de capital a fundo perdido de agências de desenvolvimento, como do governo suíço.
Como irá funcionar
Em janeiro, um grupo de trabalho começa a se reunir para o desenho das primeiras commodities. As propostas devem estar prontas em abril e as primeiras transações acontecer em junho. O mercado de carbono e de ativos ambientais ainda não é regulamentado e não é considerado um valor mobiliário.
Costa explica que ainda está sendo avaliado como será feita a gestão do risco da contraparte. “Uma das nossas preocupações é não ter regras muito onerosas que afastem os pequenos participantes”, afirma. O executivo ressalta que para cada ativo ambiental um setor da economia será envolvido.
“Na compensação florestal, por exemplo, serão as indústrias de todo o estado. Nos efluentes da Guanabara, são as indústrias que descarregam detritos no local. A vantagem é que o custo cai para as empresas e aumenta a flexibilidade. A empresa pode vender o excesso da redução dos danos ambientais para quem tem um custo de diminuí-los maior”, aponta.

Proposta dos indicadores de sustentabilidade para agências de comunicação




Falar de sustentabilidade e propagar ideais ecologicamente corretos tem se tornado essencial para a boa postura de uma Organização. A ocorrência cada vez mais freqüente de catástrofes naturais tem alertado os gestores para uma nova realidade, na qual a preservação e respeito à natureza torna-se uma questão de responsabilidade social.

“A publicidade é fundamental desde que eduque a população.” Kofi Annan, no IV Congresso Brasileiro de Publicidade
Trabalhar a publicidade nesse contexto significa explorar a mudança de consciência empresarial, que por muito tempo, valorizou apenas o lucro. Sabemos que a postura do consumidor também está mudando. A cada dia, mais pessoas atribuem sua decisão de compra à produtos e marcas que emprestam seus selos para iniciativas socioecologicas. Pensando nisso, a ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), com apoio acadêmico da Escola Superior de Propaganda e Marketing, elaborou os Indicadores de Sustentabilidade. Com eles agências e publicitários estarão mais alinhados ao pensamento contemporâneo focado na sustentabilidade.
Trata-se de uma série de questões envolvendo práticas sustentáveis e condutas ecologicamente corretas, pautadas a partir das atividades das Agências de Comunicação. Elas foram planejadas para permitir às Agências adotarem caminhos e posturas socioambientais e que conseqüentemente diminuam os impactos na natureza. Para a ABAP o principal objetivo é motivar as agências de comunicação a disseminar práticas sustentáveis nas mensagens publicitárias, colaborando com a educação da população*. As respostas a esses indicadores vão ajudar as Agências a avaliarem seu grau de comprometimento com a questão ecológica. Clique aqui para conhecer os indicadores.
Não se pode fechar os olhos para essa realidade. Atualmente, a boa reputação de uma empresa requer atitudes pensadas de acordo com a tônica sustentável. Além de produzir boas campanhas e promover o sucesso de uma marca é importante que a publicidade insira no pensamento coletivo que sustentabilidade e consumo podem caminhar juntos.
E você, como está preparando sua Agência para se adequar a essas posturas? Comece por informatizar seus processos economizando papel, planilhas e otimizando seu tempo. Conheça o iClips.







2012: A vida continua!


02/01/2012 - 10h30

Vem aí o fim do mundo, mas não será neste ano

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1028800-vem-ai-o-fim-do-mundo-mas-nao-sera-neste-ano.shtml


Resigne-se: o mundo vai mesmo acabar. Isso só não deve ser em 2012, como muita gente anda dizendo por aí.
Daqui a 1 bilhão de anos, nosso planeta estará fadado à morte certa, com um futuro de temperaturas escaldantes insustentáveis para a manutenção da vida. O culpado? O Sol, a caminho de uma espécie de velhice estelar.
"Faz parte da evolução das estrelas do tipo do Sol. Quando o hidrogênio de seu núcleo vai acabando, a consequência é a estrela aumentar. Isso interfere em seu brilho e na energia que chega à Terra", diz Gustavo Rojas, astrofísico da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Nasa/Associated Press
O envelhecimento do Sol fará com que os astro se expanda, colocando em risco os planetas
O envelhecimento do Sol fará com que os astro se expanda, colocando em risco os planetas

Embora a presença de vida (ao menos por enquanto) seja exclusividade do Sistema Solar, nossa estrela é de um tipo bastante comum Universo afora.
As estrelas são amontoados de gás incandescente, sobretudo hidrogênio. No núcleo, os átomos se chocam em um ambiente de altíssima pressão, desencadeando a chamada fusão nuclear. Esse processo gera muita energia e permite que a estrela tenha um tamanho estável.
O problema é que esse combustível não dura para sempre e, à medida que ele vai acabando, outro elemento, o hélio (resultado da fusão do hidrogênio) começa ele mesmo a ser fundido.
Essa substituição faz com que as camadas externas da estrela se expandam. É como se o calor se espalhasse pela extensão da estrela, que fica mais fria e, portanto, mais avermelhada. É esse futuro como gigante vermelha que espera o Sol daqui a pelo menos 5 bilhões de anos.
Seu tamanho deverá aumentar em torno de 200 vezes, o suficiente para "engolir" Mercúrio, Vênus e, muito provavelmente, a Terra.
As condições de vida por aqui, porém, irão se deteriorar bem antes disso.
"Daqui a 1 bilhão de anos, com o aumento do brilho do Sol, os oceanos já terão evaporado. Até as rochas derreterão. A vida já terá acabado", diz Carolina Chavero, do Observatório Nacional, no Rio.
Tudo isso ainda levará muito tempo para acontecer, mas já existem cientistas propondo alternativas à aniquilação da humanidade. Uma delas seria a migração.
"A zona habitável [região em que há água no estado líquido] do Sistema Solar também mudará. Regiões antes muito frias vão esquentar", diz Gustavo Rojas. Uma boa primeira parada seria Marte.
O "descanso", porém, seria temporário. O Sol logo começaria a fritar também a superfície marciana.
Em mais alguns bilhões de anos, o chamado cinturão de Kuiper, onde fica Plutão, é que terá condições ideais.
Soluções mais malucas, como um guarda-sol para barrar parte da luz estelar, e até um complexo sistema que usaria a força gravitacional de cometas para "empurrar" a Terra para outra órbita, também já foram pensadas.

17 dicas para ser mais sustentável em 2012


Dicas são simples de serem praticadas, basta ficar atento a elas e esforçar um pouco para fazer a diferença no futuro do planeta



Stock.xchng
Botão de ligar/desligar
Escolha eletrodomésticos com melhor eficiência energética. Os aparelhos nacionais possuem o selo Procel e os importados o selo Energy Star
São Paulo - Para você manter hábitos sustentáveis em 2012 e não deixar somente como promessa de fazer algo melhor para o planeta, separamos algumas dicas para tornar seu ano mais ecológico, assim você diminui sua pegada ambiental e colabora com o meio ambiente local e global. Através de pequenas mudanças podemos fazer muito pelo nosso futuro.
Produtos de Limpeza
O primeiro passo para adquirir uma vida mais sustentável pode ser dado em sua própria casa, na escolha dos produtos de limpeza que você utiliza. Alternativas caseiras como sódio, limão e vinagre podem substituir os produtos de limpeza tradicionais que muitas vezes são tóxicos para o meio ambiente. Se optar por comprar ao invés de fabricar o seu, escolha os que são biodegradáveis e evite os que possuem fosfato em sua composição.
Sacolas Plásticas
O plástico mata milhares de animais por ano além de poluírem o meio ambiente. O papel apesar de biodegradável possui desvantagens ambientais e econômicas em sua fabricação, sendo assim escolha sacolas de pano ou retornáveis para fazer o transporte de suas compras.
Papel
Para o consumo de papel prefira o reciclado que consome de 70% a 90% menos energia que o comum além de poupar nossas florestas.
Garrafas Plásticas
Reutilize garrafas plásticas quando estas não puderem ser substituídas ou escolha squeezes e canecas para matar sua sede. Além de sair mais barato você evita o descarte no meio ambiente. Para os outros produtos que contenham plástico escolha os de embalagens maiores e de preferência com refil; embalagens pequenas é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais.
Economia de energia
Existem diversas maneiras de se poupar energia dentro de casa, uma delas é utilizar uma garrafa térmica com água gelada e cubos de gelo; esta opção evita o abre-fecha da geladeira e fornecerá água gelada para um dia inteiro. Quando for cozinhar retire todos os ingredientes da geladeira de uma só vez.
Eletrodomésticos
Mantenha sua geladeira longe do fogão, pois com o calor, a geladeira precisa consumir mais energia para compensar o aumento da temperatura. Descongele sua geladeira ou freezer antigos pois o excesso de gelo faz com que circule menos ar frio no aparelho sendo necessário maior gasto energético para compensar ou considere trocar de aparelho. Os eletrodomésticos novos consomem até metade da energia, se comparado aos modelos antigos.
Lâmpadas
Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes que gastam 60% menos energia. Retire os aparelhos da tomada ao invés de deixar em standby pois este modo consome de 15 a 40% de energia mesmo estando desligado.
Computador
Participe de ações virtuais. A internet é uma boa arma para conscientização e mobilização das pessoas. Faça reuniões de trabalho por vídeo conferência para encontros de quinze minutos ao invés de presenciais. Você evita o trânsito, a emissão de gás carbônico, o estresse além de economizar dinheiro e poupar o meio ambiente. Desligue o computador se ficar mais de duas horas sem utilizá-lo e o monitor por 15 minutos. O maior responsável pelo consumo energético do computador é o monitor, os de LCD são mais econômicos.
Desligue o ar condicionado a uma hora do final do expediente; a economia de 12,5% diária representará o equivalente a quase um mês de economia no final do ano. Faça a manutenção do seu equipamento; um ar condicionado sujo representa 158 kg de CO2 a mais na atmosfera por ano. O ventilador de teto consome 90% menos energia, combinar o uso dos dois também pode ser uma boa opção, para isso regule o ar condicionado no mínimo e ligue o ventilador.
Lavando Roupa
Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar quando estiverem limpas e pendure-as no varal ao invés de usar a secadora, deste modo as roupas ficarão menos amassadas poupando energia e trabalho na hora de passar. Para lavar a louça ou a roupa procure usar água morna ou fria, e utilize as máquinas quando estiverem cheias, se não for possível use a metade da capacidade e selecione o modo de menor consumo.
Água
Não é muito difícil economizar água em nossas atividades diárias. Basta fechar a torneira enquanto escovar os dentes, reduzir alguns minutos do banho de preferência de chuveiro ao invés de banhos de banheira que consomem até quatro vezes mais energia e água, não permitir que as crianças brinquem com água, instalar válvulas na descarga para regular a quantidade de água liberada e nos hotéis, opte por trocar lençóis e toalhas a cada três dias.
Cozinha
Para manter uma cozinha ecologicamente correta o primeiro passo é manter a dispensa e a geladeira organizadas. Isso contribui para um melhor planejamento da lista de compras, evitando gastos desnecessários, desperdício de alimentos e de energia. Faça farinha de rosca com pães velhos e salada com as frutas não muito frescas ao invés de dispensá-las.
Tampe suas panelas enquanto você cozinha e aproveite mais o calor. Prefira cozinhar na panela de pressão além de ser mais rápido você economiza 70% de gás. Cozinhe em fogo brando, pois por mais que você aumente o fogo sua comida não cozinhará mais depressa porque a água não ultrapassa 100 ºC em uma panela comum. Coma menos carne vermelha, a criação de bovinos é uma das maiores emissoras de gases de efeito estufa além de demandar grande quantidade de água em sua produção. Escolha alimentos frescos ao invés de congelados e enlatados.
A comida congelada é mais cara e consome mais energia ao ser produzida e os enlatados geram mais resíduos. Evite pedir comida para viagem economizando as embalagens utilizadas. Compre produtos orgânicos e incentive o comércio para que os preços caiam. Estes alimentos respeitam os ciclos de vida dos animais, vegetais e do solo e não contaminam o meio ambiente, além de serem muito mais saudáveis. Frequente restaurante que estimulam este tipo de alimentação.
Lixo
Faça compostagem do material orgânico que sobrar, reduzindo o lixo dos aterros sanitários e a emissão de metano na atmosfera. Além de reduzir o problema você terá um jardim bonito e saudável. Faça coleta seletiva dos materiais reciclados e se não houver este serviço em seu bairro procure um posto de coleta. O óleo de cozinha costuma ser jogado na pia, mas cada litro de óleo chega a poluir um milhão de litros de água. Existem pontos de coleta específicos somente para esse material.
Pilhas
Use somente baterias e pilhas recarregáveis ou invés de pilhas comuns. Não troque de celular se ele ainda estiver em pleno funcionamento. As peças do aparelho usam derivados de petróleo e metais pesados em suas baterias.
er sustentável no caso do consumo não significa que estamos proibidos de fazer compras mas que podemos optar por produtos mais duráveis, verificar se é ecológico e quais os impactos de seu descarte.
Transporte
Ao comprar um carro por exemplo escolha o modelo mais ecológico, que emita menos poluente como o flex ou os carros movidos a etanol. Apesar da dúvida sobre o álcool ser menos poluente que a gasolina ou não, parte do gás carbônico emitido pela sua queima é reabsorvida pela própria cana-de-açúcar plantada. Carros menores e de motor 1.0 poluem menos. Mantenha o carro regulado, ande mais de transporte coletivo, ofereça carona e ande mais a pé ou de bicicleta.
Meio Ambiente
Tenha responsabilidade ambiental, plante uma árvore em seu bairro, proteja uma floresta, regue as plantas à noite ou pela manhã bem cedo, assim você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas; informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata e considere o impacto de seus investimentos.
Essas dicas são muito simples de serem praticadas, basta atentarmos a elas e nos esforçar um pouco para fazermos diferença no futuro do planeta.