sábado, 29 de dezembro de 2012

GBC seleciona os projetos que participarão do referencial brasileiro de casas sustentáveis

20/Dezembro/2012

http://www.piniweb.com.br//construcao/sustentabilidade/gbc-seleciona-projetos-que-vao-participar-do-referencial-brasileiro-de-275718-1.asp

Para suprir a demanda por parâmetros nacionais de sustentabilidade, a organização acompanhará nove obras de habitações no Sul, Sudeste e Centro-Oeste e realizará avaliações


Gustavo Jazra


O Green Building Council Brasil (GBC Brasil) anunciou as nove construções selecionadas pelo seu comitê técnico, dentre 23 inscritas, para participarem do projeto piloto Referencial de Casas Sustentáveis, promovido pela organização. Lançado em setembro, o projeto foi totalmente desenvolvido pela filial brasileira do GBC, com o objetivo de criar parâmetros nacionais de sustentabilidade para residências e obter, além da redução do impacto ambiental, certa viabilidade econômica e conscientização dos envolvidos no setor.

Divulgação: GBC Brasil
Residência Amália Luiza, em Sumaré, interior de São Paulo

De acordo com a coordenadora técnica do GBC Brasil, Maria Carolina Fujihara, a ideia não é internacionalizar o projeto, pois são utilizados sistemas construtivos muito particulares no País devido às especificidades de clima, solo e meio ambiente, além da legislação e normas nacionais. Essa também é uma das razões para o programa contemplar projetos em três das cinco regiões do país - Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
"São projetos totalmente distintos um do outro", afirma Fujihara. Outro critério da comissão técnica para a escolha dos projetos foi diversificá-los o máximo possível, para que possam atingir residências de baixo, médio e alto padrão.
Durante a fase de execução de obras, os projetos serão acompanhados pelo comitê e avaliados do ponto de vista da sustentabilidade. "O que os arquitetos falavam? Que ter um teto verde na casa é sustentável. Mas (o projeto) não é sustentável", explica a coordenadora técnica do GBC Brasil. Sendo assim, "esses projetos vão passar pelo nosso processo de avaliação e o que eles têm que fazer é atender a todos os requisitos", completa.
Ainda segundo Maria Carolina, serão realizadas cinco visitas presenciais à obra. O piloto propõe cinco critérios de avaliação: implantação, uso racional da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, requisitos sociais, inovação e projeto e créditos regionais. Os critérios foram estabelecidos durante os dois meses em que o sistema passou por consulta pública, período no qual contou com a participação de mais de 200 profissionais voluntários.
Além da apresentação dos cases na Conferência Internacional e Exposição do Green Building Council, que acontecerá em agosto do próximo ano, "o produto final desse trabalho é o lançamento de um livro, um guia de referência de casas sustentáveis", diz Maria Carolina.
Confira os projetos escolhidos pelo Green Building Council Brasil para participar do Referencial de Casas Sustentáveis:
  • Residência Sustentável de Brasília - Brasília (DF)
  • Residência Hilgert Silveira - Viamão (RS)
  • Vila Maresias - São Sebastião (SP)
  • Residência Sustentável - São Paulo (SP)
  • Residência Amália Luiza - Sumaré (SP)
  • Casa Primavera - Brasília (DF)
  • Casa da Chapada - Chapada Guimarães (MT)
  • Catuçaba Ecovila - São Luiz do Paraitinga (SP)
  • Green Loft - São Roque (SP)

Divulgação: GBC Brasil
Residência Hilgert Silveira, em Viamão, no Rio Grande do Sul