sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Faculdade de Medicina de Petrópolis troca anéis de latinhas por cadeiras de roda


Faculdade de Medicina de Petrópolis troca anéis de latinhas por cadeiras de roda


14 de December de 2012 • Atualizado às 08h50


Anéis de latinhas que transformam vidas. Assim pode ser considerado o material proveniente de uma campanha realizada por alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis chamada “Anel de Solidariedade”, que transforma o metal em cadeiras de rodas para serem doadas. Na última semana, três deficientes físicos foram beneficiados com o donativo.
Os cadeirantes beneficiados foram Ivone Maria Borré, Alzemiro da Silva Simões e Rosemary da Silva Brito. Desde o início de 2012 outras duas cadeiras já foram doadas, totalizando cinco neste ano. Para tanto, as alunas arrecadaram 400 kg de anéis de alumínio, divididos em 600 garrafas PET. “Agradecemos a colaboração de profissionais, estudantes, estabelecimentos comerciais e, especialmente, aos catadores de latinha, que contribuíram para a realização desse momento. É muito gratificante ver que a nossa ação beneficiará os pacientes”, destaca Andressa Lins, uma das idealizadoras do projeto.
Rosemary da Silva Brito - paciente atendida pelos alunos do curso de pós-graduação em Psicologia Clínica da Fase, por meio da “Clínica Social” voltada para pacientes carentes - sofre de degeneração cerebelar, doença que afeta o sistema nervoso. Comovida com o seu estado de saúde e com sua força de vontade, a coordenadora do curso, Virginia Ferreira, fez questão de indicá-la para receber a doação. “Gostaria muito de agradecer e parabenizar todo o grupo pelo admirável e impecável trabalho desenvolvido. É de pessoas como vocês que o mundo tanto precisa, contem comigo para o que precisarem”, declara Virginia Ferreira.
A ação também é motivo de grande orgulho para Maria Isabel de Sá Earp, supervisora geral da FMP/Fase. “A campanha mostra que o profissional deve exercitar o seu lado humano para promover a transformação da sociedade. Isso mostra que, ao contrário do que dizem, a geração Y não é apenas imediatista e egoísta, mas capaz de lutar por grandes causas, como essas alunas que, em breve, serão médicas”, ressalta.

A campanha
A aluna Andressa Lins apresentou a campanha para a faculdade, após ter vivenciado o sucesso da ação em uma escola do Rio de Janeiro.  A iniciativa recebeu o apoio da instituição e conquistou mais adeptos.  Atualmente, o grupo é formado por nove estudantes de Medicina.
A campanha acontece graças à parceria com a empresa FRATO Ferramentas, que transforma anéis de alumínio em cadeiras. Desta forma, cada 120 garrafas PET cheias de anéis (aproximadamente 80 kg de alumínio) equivalem a uma cadeira de rodas.
Em 2013, a campanha para arrecadação de anéis de alumínio continua. Os interessados em contribuir com a causa podem entrar em contato através do e-mail anelsolidario@yahoo.com.br ou entregar o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro).