segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Compra por desempenho é sustentabilidade



http://revista.construcaomercado.com.br/guia/habitacao-financiamento-imobiliario/137/artigo274213-2.asp

Definição dos materiais de construção pelo desempenho desejado, e não pela marca, ainda é incipiente no setor. Entenda os benefícios da prática e por que ela ainda não está disseminada


Por Juliana Nakamura

Arte: Sergio Colotto
O crescente movimento de valorização dos direitos do consumidor, associado à provável exigibilidade da Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15.575) a partir de março de 2013, impõe às construtoras brasileiras algumas quebras de paradigmas. Uma das mudanças em curso mais importantes diz respeito à forma como se especifica e se adquire materiais e insumos para as obras. Hoje, ainda predominam no mercado as escolhas apenas com base em modelos ou marcas dos produtos. Mas, no longo prazo, a tendência é que, cada vez mais, seja necessário basear as decisões em análises técnicas de desempenho. Isso significa, por exemplo, que em vez de apenas definir o uso de uma telha da marca x e do modelo y, o especificador terá que informar índices de isolamento térmico, durabilidade e estanqueidade que aquele produto deverá proporcionar, entre outras tantas características técnicas, sempre de acordo com as particularidades de cada projeto. Na prática, será prepreciso um conhecimento mais profundo por parte dos projetistas a respeito dos materiais e de suas aplicações, com o respaldo das normas técnicas e de dados de desempenho transmitidos pelos fornecedores.
Na especificação por desempenho, a organização das informações que devem constar no memorial descritivo difere significativamente do modo como é apresentado um memorial descritivo baseado em marcas. Segundo a arquiteta Miriam Addor, vice-presidente nacional de Grupos de Trabalho da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), a especificação de materiais e sistemas com base no desempenho requerido durante a vida útil da edificação visa, em primeiro lugar, a proteger o usuário final quanto ao atendimento dos requisitos básicos que devem ser apresentados pelos produtos/componentes e pela edificação como um todo, dentro do tempo de utilização mínimo definido pelas normas vigentes, ou, de maneira mais particular, pelo usuário ou projetista.

Por que mudar?
A especificação por desempenho permite que em obras públicas ou privadas a construtora substitua o fornecedor do material quando necessário, sem que se perca o desempenho inicial previsto pelo especificador. Afinal, todas as características e as normas que devem ser atendidas estão claramente discriminadas no memorial descritivo do projeto. Isso por si só já elimina um problema corrente nas obras brasileiras, que é o da especificação não cumprida pelo construtor, que muitas vezes substitui produtos e soluções no canteiro em função de preço.

"Atualmente, os contratantes públicos já não permitem a especificação por marca. É o caso da Petrobras, que em seus editais exige a especificação por desempenho", conta o arquiteto Siegbert Zanettini, autor do projeto de ampliação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, em parceria com o arquiteto José Wagner Garcia. O projeto, concebido para adotar soluções construtivas industrializadas, foi inteiramente especificado com base em quesitos técnicos.
Para os construtores, se em um primeiro momento a especificação por desempenho significa mais trabalho, por outro traz maior segurança, uma vez que os fornecedores passam a ser corresponsáveis pelas características que devem ser apresentadas pelos materiais e sistemas fornecidos. "Uma vez que os fornecedores comprovem o atendimento ao desempenho requerido, os construtores ficam resguardados de suas responsabilidades", diz a arquiteta Bárbara Kelch Monteiro, que integra o Grupo Técnico de Trabalho de Normas da AsBEA.
Uma expectativa é a de que a exigência de desempenho fortaleça a cadeia da construção como um todo ao induzir a concorrência por produtos de qualidade semelhante, discriminando o desempenho mínimo a ser atendido por aquele determinado material ou sistema, criando uma proteção contra os fornecedores de preço menor, mas que trabalham fora das especificações mínimas exigidas por norma. "Os fornecedores deverão verificar o atendimento de seus produtos ou sistemas às normas técnicas vigentes, e a comprovação desse atendimento deve ficar clara em seu material de divulgação, assim como em seus documentos técnicos, uma vez que toda essa informação será utilizada pelos especificadores na escolha de determinado produto, e ainda deverá constar do manual de utilização a ser compilado e fornecido pela construtora ao cliente final", acrescenta Bárbara Monteiro.
Divulgação: AgÊncia Petrobras/Cenpes
Os materiais e sistemas construtivos da ampliação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, foram todos especificados por desempenho

A realidade atual
"Os especificadores que estão acostumados a trabalhar na especificação por marcas necessitarão de um empenho maior para reunir e conhecer as informações que devem ser consideradas em cada especificação", afirma Miriam Addor, ressaltando que é ampla a gama de itens que integram um memorial descritivo, e entender e definir o desempenho de cada um será um desafio.

Também para o profissional da área de suprimentos a nova forma de especificar gera impactos. Afinal, nesse modelo ele também passa a receber uma quantidade muito maior de dados que deverão ser organizados e compatibilizados de forma que as comparações de preços se restrinjam aos produtos que atendam ao desempenho mínimo especificado. "O trabalho de comparar preços certamente ficará mais complexo, volumoso e exigirá mais atenção diante da quantidade maior de informações. Porém, adicionará segurança e qualidade às construções", acredita o arquiteto Henrique Cambiaghi. O sócio-diretor do CFA Cambiaghi Arquitetura vê como consequência desse movimento a maior demanda de especialistas em diferentes áreas para apoiar as especificações, diante do número de dados técnicos a serem interpretados e analisados. "Mas é importante não achar que só a especificação do produto correto vai eliminar todos os problemas. No caso da cerâmica, por exemplo, muito do seu desempenho depende da execução. Não adianta o especificador selecionar a melhor cerâmica se o instalador não souber assentá-la corretamente. O desempenho estará comprometido", salienta Cambiaghi.
Para Bruno Carone, gerente de suprimentos da João Fortes Engenharia, o gerenciamento de um volume maior de dados é um dos desafios impostos às áreas de suprimentos das empresas e exigirá profissionais capacitados para avaliar esses produtos tecnicamente. Ele lembra que "o que normalmente acontece é que os profissionais conhecem o insumo/produto pelas marcas mais tradicionais e não pelas suas necessidades técnicas".
Diante disso, a expectativa é a de que a especificação por desempenho também induza a uma maior qualificação dos profissionais da área de suprimentos, que deverão ter maior domínio sobre as características técnicas dos materiais e o seu funcionamento quando instalados para poder adquiri-los corretamente.



Desafios à frente
Sem informações técnicas sobre os materiais, não há especificação por desempenho. Por isso, "um grande obstáculo a ser enfrentado por construtores e projetistas é a falta de informações de desempenho por parte dos fornecedores", diz Cambiaghi. Algumas empresas já se anteciparam a essa demanda e atualizaram seus catálogos impressos e virtuais, mas, de forma geral, o movimento é de adaptação, sobretudo porque requer por parte dos fornecedores investimento em adequações e testes comprobatórios de seus produtos. "Essa adequação, aliás, pode ser explorada como um diferencial dessas empresas perante seus concorrentes, sendo preferenciais em um processo de seleção de materiais aquelas que mais facilmente comprovarem seu atendimento às normas e auxiliarem os especificadores nesse trabalho", afirma a arquiteta Miriam Addor.

"De forma geral, sistemas construtivos inovadores e industrializados saem na frente na comprovação do desempenho porque já estão acostumados a apresentar certificados e atestados de qualidade para o mercado", compara Siegbert Zanettini. Segundo ele, embora possa parecer contraditório, tende a ser mais fácil especificar por desempenho produtos "novos" e fornecidos como sistemas, caso de painéis cimentícios e de drywall, do que os mais tradicionais, como alvenaria e estrutura de concreto moldada in loco. Ele conta que no caso do projeto do Cenpes para a Petrobras, por exemplo, não houve dificuldades, nem na especificação nem na realização das compras, justamente porque todo o projeto se apoiou em uma filosofia de construção industrializada. "Os problemas quando ocorreram foram mais ligados à produção da obra e à dificuldade das empreiteiras subcontratadas adotarem práticas de controle", revela Zanettini.
Os investimentos em ensaios comprobatórios são fundamentais para uma especificação de materiais com base no desempenho desejado
O momento é de adaptação também para as construtoras. Em entrevistas à reportagem do Guia da Construção, empresas que atuam em diferentes praças revelaram que estão de olho nas mudanças em curso, mas que ainda especificam e compram seus produtos e insumos como de costume, com base em marcas e no relacionamento com fornecedores de confiança. É o caso da Racional Engenharia. A coordenadora de compras da construtora, Vera Gomes, conta que, nas obras do Tietê Plaza Shopping em São Paulo, a maioria dos produtos utilizados foi especificada por marca. "Em alguns casos, como com os elevadores e as escadas rolantes, são aceitos produtos similares, desde que de marcas conhecidas por sua qualidade e líderes de mercado", diz Vera, que completa: "Na hora de definir qual empresa iremos contratar, também levamos em conta o desempenho desses produtos em empreendimentos anteriores".
A coordenadora de compras da Racional enxerga aspectos positivos e negativos na especificação pautada por marca. "As vantagens estão no conhecimento amplo dos produtos disponíveis no mercado e nos cuidados especiais a serem tomados na utilização de cada um deles, que já são bem dominados. Por outro lado, a especificação por marca dificulta a negociação quando o fornecedor é único ou quando não há produtos similares no mercado", pondera.
O caminho a ser percorrido até se chegar ao que acontece em países desenvolvidos é longo. Diferentemente do que acontece por aqui, nos Estados Unidos, por exemplo, há uma numeração e uma formatação padronizada por institutos voltados à especificação na área da construção. Esse padrão se relaciona diretamente com os programas Building Information Modeling (BIM) utilizados para desenvolvimentos dos projetos. Há ainda softwares próprios para realização das especificações da indústria da construção.
Segundo Miriam Addor, nesse padrão definido constam a descrição básica do material, as características específicas, as normas a serem seguidas, as especificações de aplicação ou instalação, testes e verificação da qualidade a ser aplicada, informações como cores, tamanhos ou outros, e a marca de referência. "A padronização permite que todos os envolvidos na cadeia produtiva trabalhem com a mesma base de informações, diminuindo significativamente erros e desvios ligados a falhas nas especificações dos materiais e sistemas", conclui Addor.
Especificação por desempenho x marca
ILUSTRAÇÕES: angelh/stoyanh/LADYICON/shutterstock
CONCRETO
Requisitos fundamentais na especificação por desempenho

Consistência, trabalhabilidade (slump);
Habilidade passante/viscosidade;
Método de transporte/colocação;
Resistência à compressão;
Módulo de elasticidade;
Calor de hidratação;
Retração;
Resistência à abrasão;
Coeficiente de carbonatação;
Coeficiente de penetração de cloretos;
Permeabilidade;
Resistividade elétrica.
Itens que costumam constar na especificação tradicional
Resistência característica do concreto (fck);
Consistência, trabalhabilidade (slump);
Dimensão máxima do agregado;
No caso do concreto dosado em central, no momento da compra, costuma-se especificar: o tipo e a marca do cimento, o tipo e a marca do aditivo, a relação água/cimento, o teor de ar incorporado, o tipo de lançamento, a cor, a massa específica, etc.
ILUSTRAÇÕES: angelh/stoyanh/LADYICON/shutterstock
REVESTIMENTO CERÂMICO
Requisitos fundamentais na especificação por desempenho


Resistência à abrasão;
Coeficiente de atrito;
Resistência às manchas e a ataques químicos;
Carga de ruptura;
Expansão por umidade;
Espessura da junta, sempre de acordo com as características do local/tipo de instalação, entre outros.
Itens que costumam constar na especificação tradicional
Marcas e modelos, principalmente. Assim como ocorre em louças e metais sanitários, esse é um dos segmentos em que a especificação por marca está mais arraigada. Isso porque se entende que, determinadas marcas, conhecidas por seus produtos de qualidade, agregam valor técnico e institucional.
ILUSTRAÇÕES: angelh/stoyanh/LADYICON/shutterstock
ESQUADRIAS
Requisitos fundamentais na especificação por desempenho

Permeabilidade ao ar (variável de acordo com a região);
Estanqueidade à água;
Comportamento quando submetido a cargas uniformemente distribuídas;
Resistência às operações de manuseio;
Deformação, módulo de elasticidade, coeficiente de dilatação térmica;
Condutibilidade térmica;
Resistência, durabilidade, vida útil de seus componentes, entre outros.
Itens que costumam constar na especificação tradicional
Dimensões;
Matéria-prima da esquadria (PVC, alumínio, aço, etc.);
Espessura dos perfis;
Marca/modelo.
ILUSTRAÇÕES: angelh/stoyanh/LADYICON/shutterstock
TUBULAÇÕES
Requisitos fundamentais na especificação por desempenho

Pressão de serviço;
Resistência mecânica de peças durante o uso;
Resistência a impactos durante a vida útil de projeto;
Temperatura máxima de trabalho;
Estanqueidade à água e a gases;
Durabilidade dos sistemas, elementos, componentes e instalação, entre outros.
Itens que costumam constar na especificação tradicional
Pressão de serviço;
Matéria-prima (PVC, PPR, etc.);
Tipo de conexão (roscável, soldável).