sábado, 8 de dezembro de 2012

Avenida Paulista terá ciclofaixa nas noites de sábado de Natal em SP


08/12/2012 - 07h00





ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO

A ciclofaixa de lazer da avenida Paulista irá funcionar na madrugada dos "sábados de Natal", dias 15 e 22.
A via exclusiva para bicicletas funcionará nessas duas datas a partir das 22h de sábado, quando o trânsito no local ainda é intenso justamente por conta das atrações de Natal espalhadas pela via.
Ela vai funcionar até as 7h e ser integrada às ciclofaixas habituais, que vão até as 16h.
Segundo a prefeitura, o objetivo é incentivar a bicicleta como meio de transporte dos que forem visitar as atrações.
A medida atinge apenas o trecho que vai da avenida Paulista ao parque Ibirapuera --24 km no total, nos dois sentidos, passando pela rua Vergueiro, av. Domingos de Morais, Jabaquara, Indianópolis e República do Líbano, até o portão 8 do parque.
No Ibirapuera ficam outras duas atrações natalinas, a fonte multimídia e a árvore.
Os outros trechos de ciclofaixa vão continuar funcionando apenas aos domingos.

SEGURANÇA
Para especialistas, há risco à segurança dos ciclistas.
"O risco de acidentes é oito vezes maior de madrugada. Não há fiscalização, os motoristas bebem, correm mais e avançam o sinal vermelho. Os cones da ciclofaixa sinalizam, mas não seguram nada. Se um motorista perder o controle, vai ser strike", diz o consultor Horácio Figueira, mestre em engenharia de transportes pela USP.
Para Alexandre Zum Winkel, especialista em trânsito, o risco está fora das ciclofaixas, pois para chegar até os trechos sinalizados os ciclistas terão que dividir espaço com outros carros durante a madrugada.
Ele ainda lembra que alguns trechos da ciclofaixa têm iluminação deficiente.
A SPTuris diz que a equipe de monitores da ciclofaixa será reforçada e são estudadas mudanças na sinalização, como a iluminação dos cones.
As atrações do fim de ano na Paulista aumentam o fluxo de carros e pedestres. Em, 2011, a quantidade de gente foi tão grande que a CET foi obrigada a interditar a via em três noites, por segurança. Com calçadas cheias, as pessoas avançaram para a rua e poderiam ser atropeladas.
"Neste ano isso não deve ocorrer. Não haverá coral nem visitas à Praça de Natal, o visitante não vai precisar invadir a rua para ter um ângulo de visão melhor", diz Arley Ayres, diretor da SPTuris.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que já reforçou o monitoramento na avenida nesta semana e proibiu o estacionamento em vias paralelas, vai montar operação especial na madrugada.