domingo, 21 de outubro de 2012

Restaurantes canadenses trocam embalagens descartáveis por “marmitas” de metal



Postado em 19/10/2012 às 15h53
Parte da verba arrecadada serve como subsídio para que os proprietários possam valorizar a economia da região. l Foto: Tiffin Project
O Tiffin Project é uma ideia destinada a tornar o consumo de alimentos em restaurantes mais sustentável. O projeto é simples e consiste basicamente em trocar as embalagens descartáveis de comida “para viagem”, por recipientes reutilizáveis.
Por trás deste trabalho está a Tiffin Project Foundation, uma Organização Não Governamental com sede em Vancouver, Canadá, onde os esforços estão centralizados. Para que as ações surtam efeito, o Tiffin conta com o apoio de doadores e também de restaurantes.
O processo é o seguinte: o consumidor que adere ao projeto compra o recipiente reutilizável feito de metal por 25 dólares canadense. tendo a embalagem em mãos, sempre que ele vai aos restaurantes cadastrados os alimentos serão entregues nesta embalagem, para evitar o descarte desnecessário.
Além de evitar a produção de resíduos constantes o projeto também estimula os restaurantes a optarem por produtos locais. Parte da verba arrecadada serve como subsídio para que os proprietários possam valorizar a economia da região, ao invés de trazer itens importados que teriam menores custos.
Os clientes também são beneficiados financeiramente. Todas as vezes que eles vão aos estabelecimentos parceiros, portando suas próprias embalagens, é dado um desconto no valor da compra do alimento.
Redação CicloVivo