sábado, 20 de outubro de 2012

Restaurante itinerante aproveita energia solar na cozinha



Postado em 25/08/2011 às 11h18
O restaurante itinerante utiliza apenas a energia solar no preparo dos alimentos. | Imagem: Divulgação / Lapin Kulta Solar Kitchen
Um novo conceito de gastronomia sustentável foi apresentado na Semana de Design de Milão, em abril deste ano. A ideia consiste em um restaurante itinerante que utiliza energia solar no preparo dos alimentos. O projeto foi idealizado por Antto Melasniemi e Martí Guixé, chef de cozinha e designer, respectivamente.
O cardápio do restaurante varia de acordo com as condições climáticas do dia. Quando o céu está nublado ou chuvoso, a luminosidade diminui e o calor também, por isso é necessário criar receitas rápidas e que consumam menos energia. Mas, a grande novidade e o diferencial do restaurante é que seus clientes podem saborear alimentos feitos de maneira inteiramente natural, cozinhados a partir do calor do sol.
Um prato recebe o calor captado por painéis solares e, assim, aquece o alimento. O site do projeto diz que “uma nuvem pode mudar o curso de um almoço de negócios”, fazendo referência à influência que as condições térmicas e climáticas têm sobre a cozinha do restaurante.
O projeto foi batizado de Lapin Kulta Solar Kitchen, por ter o patrocínio da cerveja finlandesa Lapin Kulta. É possível acompanhar pelo blog o desenvolvimento do projeto para entender como funciona o restaurante e suas filiais temporárias.
O Lapin Kulta Solar Kitchen passa por vários locais durante o verão europeu, entre eles Estocolmo, na Suécia, e Helsinki, na Finlândia. Este modelo integra as novas percepções de negócios sustentáveis. Com informações da Revista Criativa.
Confira o vídeo dos cozinheiros em ação:


Redação CicloVivo

Leia também