segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Referencial do GBC Brasil para residências sustentáveis está em consulta pública




18/Outubro/2012

Profissionais da construção civil podem enviar suas sugestões até dia 31 de outubro

http://www.piniweb.com.br/construcao/habitacao/referencial-do-gcb-brasil-para-residencias-sustentaveis-esta-em-consulta-271992-1.asp

Gustavo Jazra



Markus/Shutterstock


O Referencial GBC Brasil Casa, apresentado pela Green Building Council Brasil (GBC) em setembro, está aberto para consulta pública até o dia 31 de outubro. A ideia é que profissionais da construção civil enviem suas sugestões sobre a publicação.



Atendendo a uma crescente demanda do mercado de construção civil e das empresas membros da instituição, o referencial tem o objetivo de estabelecer parâmetros nacionais de sustentabilidade, reduzir impactos ambientais e ainda conscientizar todos os envolvidos no setor.
A organização também disponibiliza inscrições para projetos pilotos, que servirão de exemplos práticos sobre como aplicar os critérios. Para participar, as residências precisam ter prazo de execução de, no mínimo, um ano e estar no fim da concepção do projeto ou início da obra. Serão selecionados cinco empreendimentos para a fase piloto.
Para comentar o modelo, os interessados devem baixar os critérios, fazer os comentários e enviar o documento pelo próprio site do GBC. Além disso, através do link também é possível inscrever projetos que serão selecionados para o piloto.


Leia mais:


Apresentação Referencial GBC Brasil Casa®

Atualmente o GBC Brasil está desenvolvendo um Referencial para Casas Sustentáveis.

Este trabalho é organizado e dividido em comitês técnicos temáticos, onde participam mais de 200 profissionais voluntários de diversos setores da cadeia da construção civil, tais como empresas produtoras de materiais, construtoras, incorporadoras, universidades, iniciativas públicas, entre outros.

Os comitês são divididos por temas específicos, tais como: implantação, energia e atmosfera, uso racional da água, materiais e recursos, qualidade ambiental interna e requisitos sociais. Neles, são discutidos assuntos relacionados com o tema e a criação dos pré-requisitos e créditos do Referencial para Casas Sustentáveis, com base nas certificações já existentes e leis e normas brasileiras.

Este é um trabalho totalmente voltado para o mercado residencial imobiliário do país, que tem como objetivo suprir a demanda habitacional efetiva, assim como, disseminar parâmetros nacionais de sustentabilidade para residências unifamiliares ou multifamiliares, que buscam viabilidade econômica, criação de ambientes mais saudáveis, redução da extração de recursos naturais do ambiente e conscientização da demanda do setor residencial.