terça-feira, 2 de outubro de 2012

Itaquerão e a temperatura...


01/10/2012 - 17h09

Itaquerão recebe primeiras peças para cobertura


EDUARDO OHATA
DE SÃO PAULO

O futuro estádio do Corinthians começou a receber nesta segunda-feira suas primeiras treliças --peças para a cobertura da arena. Elas foram colocadas no setor leste do estádio, que é a parte mais adiantada da obra.
As duas treliças centrais ficam sobre a central de controle do estádio e pesam, juntas, 140 toneladas.
O comprimento é de 78 metros, a altura de 10,5 m e ficam a 50 metros de altura (o equivalente a um prédio de 16 andares) sobre o campo.
O guindaste utilizado para erguê-las, o maior em operação no Brasil em obras civis (114 metros e capacidade de 1.500 toneladas), foi transportado desmontado em 80 carretas.
O perfil aerodinâmico, projetado pela Coutinho, Diegues, Cordeiro/DDG e com cálculo da alemã Werner Sobek, de Stuttgart, servirá para repercutir o som da torcida, amplificando-o, e direcionar o ar para as arquibancadas e ajudar no combate aos efeitos dos ventos.

Obras do Itaquerão - outubro

 Ver em tamanho maior »
1.out.12/Divulgação
AnteriorPróxima
O futuro estádio do Corinthians começou a receber, hoje, suas primeiras treliças. Elas foram colocadas no setor leste da arena
De acordo com o Corinthians, o Itaquerão tem mais de 50% das obras já concluídas. O setor leste do estádio já tem os degraus das arquibancadas inferior e superior assentados e os trabalhos de assentamento nas arquibancadas do setor oeste, sul e norte também caminham para o seu final. A expectativa é que o estádio esteja pronto em dezembro de 2013.
O Itaquerão será palco da abertura da Copa do Mundo-2014 e de mais cinco partidas da competição.
As obras no Itaquerão começaram em 30 de maio de 2011 com o início da terraplenagem. Desde 16 de janeiro, as obras da arena corintiana estão sendo feitas em três turnos e conta com 1.710 trabalhadores. O primeiro turno tem início às 7h30 e o último só termina às 5h30. Com isso, a arena fica paralisada por menos de duas horas por dia.

Ilustrações do Itaquerão

 Ver em tamanho maior »
Bernardo Itri/Divulgação
AnteriorPróxima
Ilustração do estádio do Corinthians
Os recursos serão repassados pelo Banco do Brasil, agente do BNDES, à EPE (Empresa de Propósito Específico) formada pela Odebrecht Participações e Investimentos e a Jequetibá Patrimonial, responsáveis pela construção e manutenção da Arena.
A capacidade normal do estádio será para 48 mil lugares, mas durante a Copa serão adicionados 20 mil assentos temporários.
Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress