segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Duque de Caxias mais sustentável:Proposta prevê a construção de um parque público, despoluição de rios e construção de uma cidade do conhecimento, com museus e hotéis

8/Outubro/2012

Projeto de Paulo Sergio Niemeyer quer tornar Duque de Caxias mais sustentável


Proposta prevê a construção de um parque público, despoluição de rios e construção de uma cidade do conhecimento, com museus e hotéis




Aline Rocha

O arquiteto Paulo Sergio Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer, assina o projeto Nova Cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O objetivo é tornar o município um modelo de sustentabilidade.

Divulgação
Projeto da Nova Cidade de Duque de Caxias é assinado por Paulo Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer













Entre os espaços previstos no projeto, está a Cidade do Conhecimento, que será construída em uma propriedade da Marinha Brasileira. O espaço de 4,8 mil m² abrigará os museus de história natural, além de um pavilhão de educação ambiental, edifícios institucionais, planetário e hotéis.
A proposta também prevê a construção de um parque público de 34,4 mil m², às margens da Baia de Guanabara. O espaço terá museus, centro esportivo e áreas de educação ambiental, além de ciclovias e praças.
Os rios Meriti, Sarapuí, Iguaçu e Estrela, entre outros da região, passarão por um processo de despoluição, que tem o objetivo de torná-los navegáveis novamente. Além disso, será construída uma nova estação de barcas, para promover o transporte intermunicipal.
O projeto inclui ainda a construção de uma via alternativa à Rodovia Washington Luiz, para descongestionar o trânsito. Uma nova rodoviária intermunicipal também será implantada no centro de Duque de Caxias.

Divulgação
Panorama do projeto da Nova Cidade Duque de Caxias










Divulgação
Projeto inclui parque de 34,4 mil m² e Cidade do Conhecimento, com museus e planetário













Divulgação
Edifícios institucionais da Nova Cidade Duque de Caxias










Divulgação
Cidade do Conhecimento será construída em terreno da Marinha Brasileira














Divulgação
Empreendimento será integrado por ciclovias e praças










Divulgação
Cidade do Conhecimento terá 4,8 mil m²












Divulgação
A construção de hotéis também faz parte do projeto