quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio


http://www.cetesb.sp.gov.br/mudancas-climaticas/prozonesp/eventos-ozonio/12-14%C2%B0-seminario-do-dia-do-ozonio--2009


img





O 14º Seminário de Comemoração do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio foi realizado no dia 18 de novembro de 2009, no auditório Augusto Ruschi, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SMA.
O evento, realizado pela Coordenação do Prozonesp em conjunto com o Setor de Clima e Energia da CETESB, Grupo Ozônio e Abrava, contou em sua abertura com o Diretor-Presidente da CETESB, Fernando Rei, com o representante do Ministério do Meio Ambiente, Euler Martins Lage, com o representante do PNUD, Anderson Moreira Alves, e também com o representante da Abrava, Samuel Vieira.
As apresentações de palestras foram feitas pelos especialistas em CFCs e HCFCs: Paulo Neulaender - Abrava, Euler Martins Lage - MMA, Ruy de Goes Leite de Barros - PNUD, Donato N. Di Giacomo - IMT.
O evento teve como principal foco de discussão o Plano Nacional de Eliminação de HCFCs, em cumprimento com o Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário. O Plano prevê que o consumo de CFCs no Brasil deve ser igual a zero em 2010, sendo que a importação desses gases já não ocorre mais pelo Brasil.
Para Paulo Neulaender, diretor da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento - Abrava, que juntamente com a CETESB e a SMA promoveu o encontro, o setor de refrigeração será bem sucedido na eliminação do uso dos CFCs e HCFCs. Ele fez um breve histórico das ações do Grupo Ozônio, que agora passou a se denominar Grupo Clima Ozônio, dando conta de que nos 14 anos de sua existência, o grupo, fundado por representantes da CETESB, para estimular a proteção da camada de ozônio e divulgar boas práticas, só vem crescendo e obtendo novas adesões. Conforme o palestrante, foram 14 seminários, realizados anualmente, com média de 230 participantes, inúmeras palestras em indústrias e universidades e uma lista eletrônica com mais de 5135 participantes, além de parcerias sólidas com instituições privadas e governamentais. 


Palestras 
Avaliação das Emissões de HCFC-22 pelos Sistemas de Refrigeração Comercial em Supermercados - Donato N. Di Giacomo
O Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs - Euler Martins Lage
Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio - Paulo Neulaender
O PBH e a Conversão de Empresas - Ruy de Goes Leite de Barros
Audios do 14º Seminário de Comemoração do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio 
Parte 1 de 6
Parte 2 de 6
Parte 3 de 6
Parte 4 de 6
Parte 5 de 6
Parte 6 de 6