terça-feira, 16 de outubro de 2012

Ciclofaixa agora vai ligar centro à zona norte


Segundo o prefeito Gilberto Kassab, ideia é que novo trecho passe pelos principais pontos turísticos da cidade
Prefeitura inaugurou ontem trecho de 500 m que interliga ciclovia da Braz Leme à ciclofaixa de lazer da região


DO “AGORA”

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), anunciou ontem que a ciclofaixa de lazer da zona norte, que tem 8,5 km de extensão, vai ser ligada ao centro da cidade a partir do próximo mês, passando pelos principais pontos turísticos da capital.
Kassab falou sobre a ampliação ontem, durante a inauguração de um trecho de 500 metros que interliga a ciclovia da avenida Braz Leme, em Santana (zona norte), à ciclofaixa de lazer da região.
"Conversei com o pessoal da CET [Companhia de Engenharia de Tráfego], da SPTuris e da subprefeitura e definimos que vamos ampliar a ciclofaixa mais uma vez."
A interligação vai começar a funcionar no dia 4 de novembro. O trajeto dela já foi planejado pela prefeitura.
"A ideia é interligar essa ciclofaixa pela avenida Tiradentes, integrando o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca e a Sala São Paulo nesse trajeto", explica o diretor de planejamento da CET, Irineu Gnecco Filho.
Para chegar à avenida Tiradentes, a ciclofaixa de lazer da zona norte vai passar pela avenida Santos Dumont e pela praça Campo de Bagatelle. O percurso terminará no parque da Luz.
O trânsito intenso na rotatória da praça Campo de Bagatelle, que poderia ser afetado pela ciclofaixa ou trazer riscos para os ciclistas, não será um problema, segundo o diretor da SPTuris (empresa municipal de promoção do turismo), Arley Ayres.
"A ciclofaixa vai passar pela praça, mas isso será feito com planejamento e não teremos problemas. Já fizemos projetos em regiões mais difíceis", afirmou o diretor.
Ayres justifica a escolha do trecho que será usado: "A avenida Tiradentes é o melhor caminho para fazer essa ligação, porque o trajeto será feito em uma reta".
Amanhã, será inaugurada a expansão da ciclofaixa centro-Paulista, que vai receber um novo trecho de 300 m até a praça Dom José Gaspar.