domingo, 21 de outubro de 2012

Chicago inaugura rua pavimentada com cimento que remove poluição do ar

17/Outubro/2012

Chicago inaugura rua pavimentada com cimento que remove poluição do ar



Chamada de "mais sustentável dos Estados Unidos", via também filtra água da chuva




Aline Rocha




A Prefeitura de Chicago inaugurou na semana passada o primeiro trecho da "rua mais sustentável dos Estados Unidos". O espaço entre a Avenida Blue Island e a Estrada Cermak foi pavimentado com cimento catalítico, que remove os gases de óxido de nitrogênio do ar que circulam sob ele.

Divulgação: Departamento de Transportes de Chicago
Via sem calçada















A remoção do poluente acontece por meio de uma reação catalítica impulsionada pelos raios ultravioleta. Além disso, o material também filtra a água da chuva. De acordo com o Departamento de Transportes da cidade, o asfalto da rodovia também foi fabricado de forma sustentável, composto por borracha de pneus e pavimentação asfáltica recuperada, entre outros materiais.
Mais de 60% do material não utilizado durante a obra foi reciclado. Já nas calçadas, foram instalados postes de sinalização para pedestres que funcionam por meio de luzes solares ou pelo vento e postes de iluminação com luzes de LED.
A obra inaugurada corresponde à primeira fase de uma obra com aproximadamente três quilômetros. O projeto possui investimento de 14 milhões de dólares.

Divulgação: Departamento de Transportes de Chicago
Via com calçada




Sustentabilidade < Home