sábado, 29 de setembro de 2012

Projeto Cidade Inteligente Búzios está entre os 10 mais sustentáveis do mundo




http://prefeitosonline.com.br/site/projeto-cidade-inteligente-buzios-esta-entre-os-10-mais-sustentaveis-do-mundo.html


Por Carolina Abrahao em julho 16, 2012
Deixe seu comentário



Projeto brasileiro no segmento de energia está entre os dez mais inovadores na área de infraestrutura urbana, de acordo com o relatório global Infraestrutura 100: Cidades Mundiais, preparado pela consultoria internacional KPMG.



O projeto Cidade Inteligente Búzios foi incluído na categoria infraestrutura de energia urbana e, de acordo com a publicação, responde a um dos maiores desafios do século 21, que é o desenvolvimento da infraestrutura urbana sustentável.



Segundo a diretora da KPMG no Brasil, Iêda Novais, a questão da sustentabilidade foi determinante na escolha dos melhores projetos mundiais de infraestrutura urbana, que são modelos para serem copiados em outras cidades e regiões. “O fundamental é trazer projetos que ajudem os países a ter boas práticas. Ter um modelo.”



Segundo Iêda, os projetos selecionados podem criar uma nova fronteira na gestão de cidades. Para a diretora da KPMG, acordos, como o que foi firmado durante a Rio+20 envolvendo 20 cidades, é que vão determinar a adoção de práticas sustentáveis no mundo. “Esse tipo de acordo é que vai fazer com que a questão da sustentabilidade nas grandes cidades venha a tomar forma, a partir de agora, para atender às exigências futuras das populações.”



Para ela, tais práticas determinarão o surgimento de novas “fronteiras” entre cidades, regiões e países, que ultrapassarão a questão geográfica. “As cidades vão competir entre si economicamente e na geração de empregos. As cidades sustentáveis têm melhor clima para atrair investimentos e oferecer mais qualidade de vida às pessoas”, afirma.



Futuro – O projeto Cidade Inteligente Búzios, incluído entre os dez mais relevantes do mundo, está sendo desenvolvido no município do Rio pela Endesa Brasil, uma holding (união de empresas) que atua nas áreas de distribuição, geração, conversão e transmissão de energia no País.



O projeto deve consumir R$ 35 milhões até 2015 e tem a meta de tornar Búzios a primeira cidade da América Latina em consumo eficiente de energia. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Endesa, André Moragas, a iniciativa prevê a introdução gradual de novas tecnologias e inovações relacionadas à rede elétrica.



Um exemplo é um medidor digital de energia, instalado em caráter experimental em 200 casas do município, que permite a medição da energia consumida e indica ao consumidor qual cômodo consome mais e a que horas. “Isso vai permitir que haja, no futuro, descontos diferenciados, como ocorre hoje com a telefonia. Dependendo da hora em que a energia é usada, o preço pode cair, pode haver descontos por horário.”



Entre os projetos brasileiros selecionados nestye ano estão a modernização do Hospital do Subúrbio e o Projeto Integrado de Gestão de Água e Saúde, na Bahia; o Centro de Operações Rio da IBM, o corredor de transporte coletivo Transolímpica, o Porto Maravilha, e o Parque Olímpico, todos no Rio de Janeiro; a primeira parceria público-privada (PPP) do país para a construção e operação de escolas, em Belo Horizonte; a Linha 4 do Metrô de São Paulo; e o Embraport, maior terminal privado multiuso do Brasil, no Porto de Santos, em São Paulo.



Entre os projetos de outros países que fazem parte da lista estão o Acesso pelo Lado Leste, da cidade de Nova York, na categoria mobilidade urbana; Corredor Industrial Delhi-Mumbai, na Índia, em conectividade global; Desenvolvimento Regional de Oresund, Dinamarca e Suécia, sobre recuperação urbana.



Fonte: Terra