segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Ciclorrota turística já tem espaço disputado por pedestres e ciclista


05/09/2012-06h00

Ciclorrota turística já tem espaço disputado por pedestres e ciclistas





THIAGO AZANHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem circula a pé pelas ruas do centro de São Paulo já começa a se acostumar com a ideia de dividir a calçada com as bicicletas. Desde o fim de agosto, a prefeitura começou a pintar com tinta vermelha o traçado da ciclorrota turística, que ligará as principais atrações do centro.


A via, que não será exclusiva para bicicletas, vai passar por pontos de interesse turístico, como o Theatro Municipal e a praça da Sé. Com sinalização permanente, pode ser usada a semana toda.
Victor Moriyama/Folhapress
Prefeitura cria ciclorrota na cor vermelha na região do centro histórico de São Paulo
Prefeitura cria ciclorrota na cor vermelha na região do centro histórico de São Paulo
Ela é diferente da ciclovia, que é separada fisicamente do espaço para carros, e da ciclofaixa, em que uma faixa da rua é exclusiva para ciclistas.
Ontem à tarde, antes mesmo de a rota ser inaugurada, ciclistas já arriscavam as primeiras pedaladas e reclamavam dos pedestres na via.
"Será necessário fazer uma grande conscientização da população em relação ao espaço destinado para as bicicletas", diz Arnaldo Ferreira, 41, que utiliza o veículo para fazer entregas pelo centro.
Para Luiz Fernando, 43, a pintura do circuito ficou escura e pouco sinalizada.
Em certos trechos, a rota é ocupada por pedintes e carrinhos de engraxate. Na calçada em frente à Faculdade de Direito da USP, ela desaparece e volta alguns metros depois. Em vários cruzamentos já existem semáforos específicos para os ciclistas.
"Deveriam ter desenhado [a rota] numa área mais lateral, sem cortar o espaço de quem caminha", opina a estudante Carol Barbosa, 16.
Oficialmente, a rota deverá ser entregue até o fim do mês.