domingo, 23 de setembro de 2012

Bike Sampa


22/09/2012 - 07h35

Sistema de empréstimo de bikes em SP ganha mais quatro estações

DE SÃO PAULO


O Bike Sampa, sistema de empréstimo de bicicletas que só cobra do ciclista depois de meia hora de uso, ganhará mais quatro estações a partir deste sábado (22), o Dia Mundial Sem Carro.

Com as novas instalações, serão 30 pontos de retirada e devolução que funcionam nas regiões da Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Jardins, Paraíso, além dos novos pontos localizados no Itaim Bibi e Vila Olímpia. Ao todo, são 300 bicicletas disponíveis.
As novas estações fazem parte da segunda etapa de expansão do programa, que desde o mês passado está aumentando o número de pontos de empréstimo. A previsão é que, até o fim do ano, sejam cem estações e mil bikes disponíveis.
Jorge Araújo-20.jul.12/Folhapress
Bicicletas do Bike Sampa no lançamento do serviço; mais quatro estações abrem neste sábado (18)
Bicicletas do Bike Sampa no lançamento do serviço; mais quatro estações abrem neste sábado (18) em SP
planejamento prevê que até 2014 sejam compartilhadas 3.000 bicicletas disponibilizadas em 300 estações espalhadas em diversas regiões da capital paulista.
O Bike Sampa é continuidade do projeto Bike Rio, iniciado em outubro de 2011 na capital fluminense.
A primeira meia hora de uso é gratuita, depois paga-se R$ 5 a cada 30 minutos adicionais. A bicicleta pode ser devolvida em qualquer estação. Se o intervalo entre um empréstimo e outro (não há limite de empréstimos diários) for de ao menos 15 minutos, não há cobrança.
A estação localizada próxima à estação Brigadeiro do metrô é a campeã de retiradas. Já a primeira em devoluções é a que fica no portão 9 do parque Ibirapuera.
O serviço estará disponível todos os dias, das 6h às 22h. O usuário deve se cadastrar previamente pela internet --mais de 25 mil pessoas já estão cadastradas.
O Bike Sampa é uma parceria da prefeitura com três empresas: Samba, Sertell e Itaú-Unibanco. Como contrapartida pelo patrocínio do sistema, o Itaú pode exibir sua marca nas bicicletas, como já faz no Rio. Bradesco, AES Eletropaulo e Ambev também mostram interesse em patrocinar sistemas semelhantes em São Paulo.

ENDEREÇOS DAS NOVAS ESTAÇÕES:
  • Rua Brasília, esquina com a rua Joaquim Floriano (Itaim Bibi)
  • Rua Antônio Bento, esquina com a rua Veneza (Itaim Bibi)
  • Rua General Mena Barreto, esquina com a rua Henrique Martins (Itaim Bibi)
  • Rua Egito, esquina com a rua Santa Justina (Vila Olímpia)