sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sul da Europa sofre com onda de calor extremo


http://www.dw.de/dw/article/0,,16156703,00.html

GMF/afp/dpa
Revisão: Francis França


Falta de chuva e temperaturas em torno de 40ºC causam incêndios devastadores na Grécia e Bulgária. Bósnia e Sérvia sofrem com a escassez de água potável. Espanha teme onda de calor prevista para esta semana.
Em meio à temporada de férias de verão, uma onda de calor extremos atinge o sul da Europa, provocando incêndios florestais, que já feriram sete pessoas na Península do Peloponeso. No sul da Bulgária, mais de 400 bombeiros, guardas florestais e voluntários tentam combater as chamas que tomam as florestas.
Segundo o canal de televisão estatal NET, bombeiros e voluntários controlaram parte dos incêndios que começaram quarta-feira (08/08) na Grécia. Porém, o perigo de incêndios florestais continua alto, advertiu o serviço meteorológico. Em muitas partes do país, as temperaturas estão em torno de 42°C.
Nesta quinta-feira, autoridades ordenaram a evacuação de famílias com crianças e idosos da cidade grega Ouranoupolis. Segundo os bombeiros, o incêndio começou perto da cidade monástica de Monte Atos, mas ventos fortes de 39 a 49 km/h espalharam as chamas em direção à cidade vizinha.
A região em torno da cidade de Megalópolis sofreu com o mais perigoso incêndio florestal da temporada que, assim como o de Monte Atos, tomou grandes dimensões devido aos ventos fortes.


Ventos fortes fazem fogo se alastrar

Impacto no turismo
Na ilha de Kós, turistas tiveram de desocupar temporariamente um hotel perto da aldeia de Kardamena, e na cidade portuária de Corinto também irrompeu outro pequeno incêndio.
Em 2007, incêndios florestais semelhantes aos deste ano mataram cerca de 90 pessoas na Península do Peloponeso. Até agora, a estimativa das autoridades é de 2.700 hectares de floresta e terras agrícolas destruídas.
Na Bulgária, as chamas alastraram-se por uma floresta com mais de 120 hectares de pinheiros em Belize. Queimadas são comuns durante os meses de verão. Desde o começo do ano, já foram registrados um total de 397 incêndios florestais, segundo o Ministério da Agricultura.

Falta de água
Na Sérvia, principalmente na região ao redor da cidade de Gornji Milanovac, cerca de 300.000 pessoas sofrem com a escassez de água. Em algumas cidades, como Mitrovica no norte do Kosovo, as casas têm apenas quatro horas de água por dia.
A situação é semelhante em Srebrenica, no leste da Bósnia, onde o abastecimento de água potável está se esgotando. Meteorologistas dizem que não deve chover na Península Balcânica pelos próximos dez dias.
O serviço meteorológico também deu uma má notícia para a Espanha: uma frente de ar quente da África deve elevar as temperaturas em muitas partes da Península Ibérica, ultrapassando os 40°C. O aumento da temperatura começou na quarta-feira, porém, a onda de calor deve atingir seu pico na sexta-feira e então desaparecer.


GMF/afp/dpa
Revisão: Francis França