quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sacolas Oxibiodegradáveis: Alternativa da Aces diminui custos para comerciantes


Em 25 de agosto de 2012 as 13h33
A entidade mostrou como alternativa, para empresas que se encaixam no Simples Nacional, o uso de sacolas oxibiodegradáveis brancas, sem a logomarca “Recicla Sinop”.
Fonte: Assessoria

Crédito: Divulgação
A Aces Sinop (Associação Comercial e Empresarial) continua debatendo com o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Rogério Rodrigues, o decreto que torna obrigatório o uso de sacolas oxibiodegradáveis pelo comércio. O objetivo é buscar uma alternativa para que as novas condições não onerem o orçamento das empresas.

“Somos a favor da preservação do meio ambiente, mas acreditamos que é possível flexibilizar para que os valores não sobrecarreguem a receita da empresa”, afirma o presidente da Aces, Mauro Muller.

A entidade mostrou como alternativa, para empresas que se encaixam no Simples Nacional, o uso de sacolas oxibiodegradáveis brancas, sem a logomarca “Recicla Sinop”. “Assim, as pequenas e médias empresas da cidade não vão sentir um grande impacto com a nova norma”, explica Muller.

Segundo o presidente, a entidade orçou valores com empresas revendedoras de embalagens e constatou que o uso de sacolas oxibiodegradáveis brancas, sem a logomarca, é 21% mais barata do que a sacola exigida na lei. “Conversamos com empresários, associados e chegamos a essa proposta. Inicialmente não vai impactar no bolso nem do empresário e nem do cliente e ajuda a prefeitura com o projeto de coleta seletiva”.

O secretário explica que essa é uma situação que deve ser estudada, mas ressalta que não é descartada. “Vamos trabalhar em conjunto com a Aces para encontrar a melhor alternativa”, afirma Rodrigues.

Para o secretário, o uso das cores branca e cinza tem que ser levado em consideração, pois irá auxiliar na separação do lixo orgânico e reciclado. “As impressões da sacola, como a logomarca, podem ser discutidas, mas é preciso pensar nas cores”.

O “Recicla Sinop” da Prefeitura Municipal, pela Secretária de Meio Ambiente, é o incentivo a coleta seletiva como maneira de preservar o meio ambiente. O objetivo é ensinar à população a separação adequada do lixo orgânico e reciclado. “Queremos induzir a população a fazer essa separação que vai auxiliar muito na coleta seletiva”.

O decreto nº 099/2012, de 09 de maio de 2012, que regulamenta a Lei Municipal nº 1164, de 12 de agosto de 2009, é que torna obrigatório uso de embalagens plásticas oxibiodegradáveis (OBP’s) com a logomarca colorida do programa Recicla Sinop.