sábado, 18 de agosto de 2012

Luminária urbana com led e placas fotovoltaica

Luminária urbana com led e placas fotovoltaicas, de Alberes Cavancanti
Por Lucas Rodrigues Fotos Sílvio Diniz De Lourenço Jr

http://www.revistaau.com.br/arquitetura-urbanismo/221/luminaria-urbana-com-led-e-placas-fotovoltaicas-de-alberes-cavancanti-264536-1.asp


Economia. Essa palavra envolve todo o projeto da Lumisol, luminária urbana desenhada pelo designer pernambucano Alberes Cavalcanti. Economia de manutenção, de energia e também na hora da produção: o caráter independente do trabalho e o limite de recursos determinaram as características da peça, começando pelos materiais escolhidos.
A largura e o desenho da luminária, por exemplo, foram pensados de forma a aproveitar a bateria, o painel fotovoltaico e o controlador de carga. Definir a estrutura, de acordo com Alberes, foi a parte mais complicada. Depois de cogitar até a possibilidade de usar madeira, optou-se pela especificação do aço. 'O aço é resistente e também pode ser reciclado', diz. O resultado foi uma estrutura inteiramente de aço com pouco mais de três metros de altura, equipada com 12 lâmpadas de led de 3 W, que funcionam com a energia captada por um painel fotovoltaico instalado no topo e armazenada em uma bateria localizada na base do poste. É chumbada no chão com a ajuda de quatro parafusos de aço galvanizado.