quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Funai relata pressões para liberação de etapa da obra de Belo Monte


08/08/2012 - 19h23

Em carta, Funai relata pressões para liberação de etapa da obra de Belo Monte


AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM
FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

A Funai (Fundação Nacional do Índio) enviou uma carta a índios da região de Altamira (PA) dizendo estar "sendo pressionada" a liberar uma nova etapa da obra da hidrelétrica de Belo Monte.
O documento é assinado pela presidente da Funai, Marta Azevedo, que está no cargo há pouco mais de três meses.
A carta omite de onde vêm as supostas pressões. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a presidente entende que a Norte Energia --empresa responsável por Belo Monte-- "tem pressa para a execução da obra".
Funcionários da Funai afirmaram à Folha, sob anonimato, que a pressão também é feita pelo Ministério do Planejamento --que toca as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A hidrelétrica é uma das obras prioritárias do PAC e já está com o cronograma atrasado, conforme relatório da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de junho.
Um dos problemas enfrentados foi a invasão de índios no canteiro de obras, no mesmo mês. Eles reclamavam que ações compensatórias não vêm sendo cumpridas.
A Norte Energia precisa obter aval da Funai para implantar mecanismo de transposição de embarcações em trecho do rio Xingu, que terá a vazão reduzida. Sem o sinal verde, não pode desviar o rio até a casa de força principal.
Segundo a assessoria da Funai, a Norte Energia precisa implantar o sistema até outubro, para aproveitar o período de baixa vazão do rio. Depois disso, seria preciso esperar a estação chuvosa.
A "janela hidrológica" foi o argumento do Ministério de Minas e Energia para que o Ibama liberasse o início das obras em junho de 2011.
Na carta enviada na semana passada, Azevedo tentou marcar uma reunião com representantes indígenas em Brasília para discutir o mecanismo, mas eles recusaram.
Disseram que as reuniões devem ser feitas nas aldeias, ouvindo todos os moradores.
A Norte Energia não quis se manifestar. O Ministério do Planejamento disse que não comentaria por não ter sido citado na carta.
Em julho, índios araras e jurunas fizeram reféns três funcionários ligados à usina que foram apresentar o plano de transposição do Xingu.