sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Energia vantajosa e limpa

http://www.dw.de/dw/article/0,,16156703,00.html#

  • Energia vantajosa e limpa

    O avanço da energia eólica

    Energia vantajosa e limpa

    Em terra, o vento é muitas vezes a fonte de energia mais lucrativa, sendo o custo de um kilowatt/hora de 5 a 9 centavos de euro. A produção de energia pela queima de carvão tem o mesmo preço, mas ela acaba custando 14 centavos de euro por causa das graves consequências da fuligem sobre a saúde.

    Veja mais em:
  • Alemanha aposta na energia eólica

    O avanço da energia eólica

    Alemanha aposta na energia eólica


    Quase 10% da energia na Alemanha é proveniente da força do vento. No ano 2020, este porcentual deverá ser de 20% a 25%.
  • Desafio logístico: parques eólicos no mar

    O avanço da energia eólica

    Desafio logístico: parques eólicos no mar

    A necessidade de guindastes especiais e o clima agreste: os custos para a instalação, logística, manutenção e transporte de energia são mais caros nas instalações marítimas. A energia eólica de parques construídos no mar custa o dobro da obtida em parques terrestres.
  • Um investimento para 1.900 famílias

    O avanço da energia eólica

    Um investimento para 1.900 famílias

    Este parque eólico produz 3,4 megawatts e fornece quase 7 milhões de kilowatts-hora por ano, cobrindo assim a demanda de energia de 1.900 residências. Este tipo de parque custa aproximadamente 3,4 milhões de euros.
  • Lucrativo mesmo com pouco vento

    O avanço da energia eólica

    Lucrativo mesmo com pouco vento

    Antigamente, parques eólicos só compensavam se construídos em locais com muito vento, como na costa. Agora, na Alemanha, a instalação de aerogeradores é crescente até no interior, onde a geração de energia pode ser também rentável com aerogeradores mais altos e hélices maiores.
  • Energia na floresta

    O avanço da energia eólica

    Energia na floresta

    Muitas regiões querem construir aerogeradores também em florestas. Principalmente no sul da Alemanha pode-se produzir mais energia com rotores bem acima da copa das árvores.
  • Modelo valioso

    O avanço da energia eólica

    Modelo valioso

    Parques eólicos mudam a paisagem e algumas pessoas desaprovam esta ideia. Porém, parques comunitários são bem aceitos, como no município alemão de Morbach.
  • Energia do vento produz gás

    O avanço da energia eólica

    Energia do vento produz gás

    Com a ajuda da eletrólise, a energia eólica produz hidrogênio, que pode ser guardado e utilizado mais tarde. Na Alemanha, já existe um projeto piloto.
  • Cresce a procura por pequenos aerogeradores

    O avanço da energia eólica

    Cresce a procura por pequenos aerogeradores

    Pequenos aerogeradores servem para casas e para regiões isoladas da rede de energia elétrica e podem ser rentáveis. Existem mais de 600 mil aerogeradores deste tipo ao redor do mundo, que são fabricadas e montadas sobretudo na China e nos EUA.
  • Novas oportunidades

    O avanço da energia eólica

    Novas oportunidades

    Cerca de 100 mil pessoas trabalham na indústria eólica na Alemanha. O setor cresceu muito nos últimos 15 anos. Dois terços da produção são exportados.
  •  Eficiente e barata

    O avanço da energia eólica

    Eficiente e barata

    Novas fábricas são construídas ao redor do mundo e a pressão sobre os custos e a concorrência é grande. Com uma crescente produção em série, os aerogeradores ficam cada vez mais eficientes e baratos.
  • Boom global

    O avanço da energia eólica

    Boom global

    Em todo o mundo, a potência dos aerogeradores atinge mais de 250 gigawatts (GW), o que corresponde à capacidade de 300 usinas nucleares. Para o ano de 2020, a previsão é que a potência chegue a 1.000 GW.

    Autor: Gero Rueter (gmf) | Edição: Roselaine Wandscheer