sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Brasil tem seis entre as 500 melhores universidades do mundo; veja lista








http://www.infomoney.com.br/carreira/educacao/noticia/2528749/Brasil-tem-seis-entre-500-melhores-universidades-mundo-veja-lista

A USP é a brasileira melhor colocada no ranking. Em seguida, aparece a UNICAMP, UFMG, UFRJ, UNESP e UFRGS

Por Luiza Belloni Veronesi 
A A A

SÃO PAULO - Seis universidades brasileiras estão entre as melhores universidades do mundo, segundo o ranking ARWU (The Academic Ranking of World Universities), realizado anualmente pelo CWCU (Center for World-Class Universities of Shanghai Jiao Tong University), na China.
A USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) foram as únicas brasileiras entre as 500 universidades citadas no ranking.
educação - finanças - universidade

Posições
Segundo critérios do ranking, ao passar da 100ª colocação, as universidades são colocadas entre as pontuações, não revelando a posição exata das instituições. A brasileira melhor colocada foi a USP, entre as posição 101º a 150º. Em seguida aparece a UNICAMP, na posição de 20ª1 a 300ª.

A UFMG é a terceira instituição brasileira presente no ranking, seguida pela UFRJ e UNESP, todas colocadas também entre as posições 301ª e 400ª. A última instituição do País citada na lista foi a UFRGS, na colocação entre 401ª e 500ª.
Sem surpresas, a Universidade de Harvard foi considerada a melhor universidade do mundo, com notas máximas em quase todos os critérios analisados. Em segundo lugar aparece a Universidade de Standford, acompanhada pela MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Universidade da Califórnia.
Metodologia
O ARWU utiliza seis critérios para classificar as universidades de todo o mundo, como o número de alunos e profissionais vencedores de prêmios Nobel e medalhas acadêmicas, número de pesquisadores citados pela Thomson Scientific, artigos públicados em revistas do meio acadêmico, tamanho da instituição, entre outros.

As classificações têm pesos diferentes e com a soma deles se chega a colocação de cada universidade. Ao todo, são mais de mil universidades classificadas, mas apenas as 500 melhores delas são publicadas no ranking pelo site: http://www.shanghairanking.com/ARWU2012.html.
Veja as 10 melhores universidades colocadas no ranking mundial:
Melhores Universidades de 2012:
PosiçãoUniversidadePaís
*The Academic Ranking of World Universities
Havard UniversityEstados Unidos
Stanford UniversityEstados Unidos
Massachusetts Institute of TechnologyEstados Unidos
University of CaliforniaEstados Unidos
University of CambridgeReino Unido
California Institute of TechnologyEstados Unidos
Princeton UniversityEstados Unidos
Columbia UniversityEstados Unidos
University of ChicagoEstados Unidos
10ªUniversity of OxfordReino Unido