terça-feira, 10 de julho de 2012

Rio de Janeiro receberá prêmio em Barcelona por programa de urbanização em favelas


3/Julho/2012

http://www.piniweb.com.br//construcao/urbanismo/rio-de-janeiro-recebera-premio-em-barcelona-por-programa-de-262149-1.asp

Na opinião do júri, iniciativa se tornou uma referência internacional em políticas urbanas e serviu para democratizar o direito à cidade




Aline Rocha







Divulgação: City to City
O Rio de Janeiro receberá o prêmio City to City pelos trabalhos urbanísticos realizados nas favelas da cidade no próximo dia 10 em Barcelona, na Espanha. O reconhecimento é feito pela fundação Fomento de las Artes ydel Diseño (FAD).


O programa Morar Carioca foi criado em 2010 pela prefeitura carioca e pretende promover a integração urbana e social das favelas até 2020. Na opinião do júri, a iniciativa se tornou uma referência internacional em políticas urbanas e serviu para democratizar o direito à cidade, combater a ideia de cidade dividida, reforçar os laços sociais e, ao mesmo tempo, respeitar a sua história.
A premiação acontecerá no Saló de Cent da prefeitura de Barcelona. No dia 9, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio de Janeiro (IAB-RJ), Sérgio Magalhães, dará uma palestra sobre a implementação da política habitacional do Rio de Janeiro.