domingo, 29 de julho de 2012

Plantio Direto para sustentabilidade




» JMNews.com.br / Safra / Técnica
Técnica

Publicado em 28 de Julho de 2012, às 06h00min | Autor: Danilo Kossoski, da redação


Região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, é referência no desenvolvimento e aplicação da técnica que revolucionou o uso e preservação do solo nos últimos 40 anos;



Credito: Christopher Eudes Credito:  Christopher Eudes
Manoel Henrique Pereira é um dos principais divulgadores da técnica, e esteve em junho na Ucrânia trocando experiências

O Paraná já tem cerca de 40 anos na história do Plantio Direto na palha de milho, uma técnica que ganhou especial destaque na região dos Campos Gerais. Basicamente, a palhada da produção de milho que resta sobre o solo após a colheita, serve como proteção para o próximo plantio. As sementes são lançada junto da palha, que protege os solos contra a erosão das chuvas, reduzindo a necessidade de aplicação de insumos e mantendo a estabilidade química e biológica do solo.
Para Frank Dijksta, que é um dos principais nomes na difusão da técnica, a situação seria muito diferente caso o PD não tivesse sido adotado. “Teríamos uma área bem menor para agricultura, porque o Plantio Direto viabilizou trabalhar em áreas maiores, e permitiu o controle de erosão com a palha, além de viabilizar o plantio de mais culturas também”, afirma Dijkstra.