domingo, 22 de julho de 2012

Parque tecnológico no interior de São Paulo recebe certificação Aqua

5/Julho/2012

http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/parque-tecnologico-no-interior-de-sao-paulo-recebe-certificacao-aqua-262298-1.asp



Empreendimento de 400 mil m² exige que projetos instalados no terreno atendam pelo menos nove itens de sustentabilidade


Aline Rocha




O Parque Eco-Tecnológico Damha, da Damha Urbanizadora, recebeu o certificado Aqua (Alta Qualidade Ambiental) Bairro Sustentável , na fase programa da operação. Localizado na Rodovia SP 318, Km 234, em São Carlos, São Paulo, o empreendimento tem cerca de 400 mil m² de área e é dividido em dois condomínios.
Divulgação
A certificação avaliou 17 categorias de desempenho, distribuídas em três importantes temas: integração e coerência do bairro; recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária; integração na vida social e fortalecimento das dinâmicas econômicas. Esses desempenhos são obtidos por meio das ações do Sistema de Gestão do Bairro Sustentável (SGB), que tem como objetivo organizar a condução do empreendimento, controlando todos os processos.
As empresas interessadas em se instalar no Parque Eco-Tecnológico Damha devem possuir empreendimentos que atendam, no mínimo, nove itens de sustentabilidade. Entre eles, economia da energia elétrica, controle do consumo de água e projeto arquitetônico de acordo com as características específicas do local, orientação e volumetria da construção.
"A inserção do Parque Eco-Tecnológico junto ao Parque Eco-Esportivo Damha tem tudo para contribuir na formação de um bairro sustentável, inclusive com matas cuja proteção ambiental já está estabelecida. O lugar vai reunir espaços de lazer, conscientização ambiental, esportes e moradia, que se integram a um complexo empresarial e a um centro comercial", disse Manuel Martins, coordenador do Processo Aqua.