segunda-feira, 30 de julho de 2012

Panorama Paulista Corporate deve receber a certificação Leed Core & Shell


25/Julho/2012

Edifício na Avenida Paulista passa por reforma visando sustentabilidade


Panorama Paulista Corporate deve receber a certificação Leed Core & Shell



Aline Rocha

O Edifício Panorama Paulista Corporate, localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua Minas Gerais, está passando por retrofit para se tornar uma torre corporativa triple A com chancela para receber a certificação sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (Leed) Core & Shell.  A obra deve ficar pronta em junho de 2013.

Divulgação
Antes e depois do Edifício Panorama

Inicialmente, a reforma do prédio de 12 andares consistia em um novo sistema de ar-condicionado, fachadas e instalações prediais. Em resposta a exigências de empresas que procuram por edifícios de alto padrão na região, no entanto, as alterações foram ampliadas.
A Par Arquitetura, gerenciadora de projetos, e a Otimização Energética para Construção (OTEC) ofereceram a consultoria necessária para o retrofit, que especificou um sistema de ar-condicionado central com consumo 20% que os convencionais e fachadas de vidros especiais.
Para as obras, somente a estrutura do edifício foi mantida. Uma máquina retirou in loco o mercúrio das lâmpadas que foram encaminhadas para reciclagem, assim como o contrapiso de concreto. O gesso que possui material contaminante também foi levado para uma recicladora especializada e a madeira foi triturada, gerando cavaco ou MDF.
O novo projeto arquitetônico é do escritório Athié Wohnrath.